Buenos Aires - Argentina
A Praça de Maio e Casa Rosada

 

 

 

 

A Praça de Maio (em castelhano Plaza de Mayo) é a principal praça do centro da cidade de Buenos Aires, Argentina. A Praça sempre foi o centro da vida política de Buenos Aires, desde a época Colonial até a atualidade. Seu nome comemora a Revolução de Maio de 1810, que iniciou o processo de independência das colônias da região do sul da América do Sul.

 

Para os visitantes possui um visual encantador. Pelo lado político observam-se em geral cartazes e faixas na praça referentes a manifestações de movimentos populares, partidos políticos e outras organizações.

 

A visitação à Casa Rosada, Palácio do Governo argentino, não é aberta todos os dias. Tivemos sorte em estar presentes quando da visitação pelo Palácio, do qual várias fotografias foram obtidas e estão no final desta matéria.

 

Praça de Maio

 

A Praça de Maio encontra-se no chamado microcentro portenho, no bairro de Monserrat. Tem forma aproximadamente retangular e está delimitada pelas ruas Hipólito Yrigoyen, Balcarce, Bernardino Rivadavia e Simón Bolívar. Da praça saem avenidas de grande importância como a Avenida de Maio, que liga a Praça de Maio à Praça do Congresso, e as avenidas Diagonal Sul (Avenida Presidente Julio A. Roca) e Diagonal Norte (Avenida Roque Sáenz Peña). Três linhas do Metrô de Buenos Aires têm estações na Praça ou próximo a ela: Plaza de Mayo (línea A), Catedral (línea D) e Bolívar (línea E), o que, junto com as várias paradas de ônibus (autocarros), conectam a praça com toda a cidade.

 

Ao seu redor encontram-se vários dos principais monumentos da cidade, como o Cabildo histórico, a Casa Rosada (sede do Poder Executivo da Argentina), a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, o edifício do Governo da cidade de Buenos Aires e a casa central do Banco Nación.

A Praça de Maio tem sua origem na Plaza Mayor criada quando da fundação definitiva da cidade por Juan de Garay, em 1580. Nessa época, a área da praça era metade da atual e estava composta apenas pelo setor oeste da praça, onde hoje estão o Cabildo e a Catedral.

 

O Obelisco

 

A 25 de maio de 1811, um ano após a Revolução de Maio, foi decidido comemorar a data com um monumento público. Levantou-se assim um obelisco no centro da Praça da Vitória, conhecido como Pirâmide de Maio. Este monumento foi reformado em 1856 pelo artista argentino Prilidiano Pueyrredón, que revestiu a pirâmide e a base com argamassa e adicionou relevos decorativos.

 

Desde a década de 1970 as Mães da Praça de Maio se reúnem com fotos de seus filhos desaparecidos pelos militares durante a ditadura argentina. É um dos movimentos ativistas mais conhecidos e mostrados nas televisões aqui no Brasil.

Casa de Governo (Casa Rosada)

Casa de Governo está no mesmo lote onde foi o Forte Espanhol de Juan de Garay em 1580. Em 1873, o Presidente Sarmiento mandada construir no local dos correios. Em 1882, ele construiu outro edifício ao lado com características semelhantes. Em 1910, esses dois prédios foram unidos e dedicados inteiramente à sede do governo. Sobre Rivadavia está a entrada presidencial; na parte de trás pode-se ver restos da antiga aduana (alfândega); sobre Yrigoyen está a entrada do museu da Casa Rosada.


Buenos Aires – Praça de Maio e Casa Rosada – Clique aqui ! 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo