A Barra do Rio Jaguaribe, em Fortim

 

 

 

 

FORTIM, A BARRA DO JAGUARIBE

 

O Portal Messejana fez um passeio e uma reportagem pela Barra do Jaguaribe, localizada a 118 km de Fortaleza. O acesso foi pela CE-040, rodovia que, no geral, encontra-se em bom estado. Mas deve-se manter atenção especial aos trechos em que estão sendo executadas obras de duplicação da pista.

 

A equipe do Portal desfrutou as belezas daquele local durante o dia inteiro a bordo de um catamarã “Aratanha”, um barco do tipo lagosteiro, de propriedade de “Didico”, um guia turístico que há 12 anos percorre todo o percurso as margens do rio, apreciando as belíssimas paisagens naturais casa de veraneios, chegando até o encontro com o mar. O "Didico" nos recebeu à bordo no píer da Pousada Kina Fresca, de onde partimos para curtir as belezas naturais e produzir fotografias e um vídeo para vocês.

 

O AMBIENTALISMO E A PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE

 

Durante o passeio de barco a natureza pode ser admirada em variados aspectos, como a vista de caranguejos de diversos tipos, à beira do rio, os próprios braços do rio e suas ilhas, o banho no rio, com o barco ancorado e o privilégio de uma visão magnífica da natureza.

 

O Portal Messejana transmitiu e observou todos os cuidados ambientais e de preservação da natureza, os quais fazem parte do cotidiano do mestre do barco, o Didico. Tudo isso no sentido dos visitantes não deixarem em sua passagem resíduos que possam prejudicar a natureza e o acondicionamento adequado para o lixo resultante de alimentos consumidos, refrigerantes etc.

 

FORTIM

 

Localizada à margem do maior rio periódico do mundo, o Jaguaribe, Fortim é um dos melhores roteiros para a prática de esportes náuticos, como passeios de barco, lancha e jet ski. É na Barra do Fortim que estão localizadas casas de veraneio cinematográficas – belíssimas mansões, com piers, decks, piscinas e até elevadores de lancha. A região, que vive praticamente da pesca e um pouco do turismo, também é conhecida pela culinária local, especializada em camarão, peixes, sururu e outras delícias do mar.

 

O RIO JAGUARIBE

 

O rio Jaguaribe possui uma série de canais, ilhas e uma grande variedade de pássaros, que dão um toque especial à natureza local. O Rio Jaguaribe banha o Estado do Ceará. Jaguaribe (jaguar-y-pe) vem do tupi-guarani e significa rio das onças. No seu leito foram construídos os dois grandes açudes cearenses: o Orós e o Castanhão. O rio possui uma série de canais, ilhas e uma grande variedade de pássaros, peixes e vegetação que dá um toque especial à majestosa natureza local.

 

O Jaguaribe é o maior atrativo de Fortim. Em cima do mirante do Fortim, você descobre um vista imperdível sobre o rio e os barcos dos pescadores que o atravessam.

 

Sua bacia hidrográfica está situada em sua quase totalidade dentro dos limites do estado do Ceará, com ínfima parcela estendendo-se ao sul para o estado de Pernambuco. Ocupa cerca de 51,9% da área total do estado, o que equivale a, aproximadamente, 75.669 km². As cabeceiras de suas sub-bacias servem de limite entre o Ceará e os estados do Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. É o maior curso de água do território cearense com 610 km de extensão.

 

Os braços rio Jaguaribe chegavam a desaparecer em épocas de seca, o que lhe rendeu o título de maior rio seco do mundo, retornando e crescendo muito rápido em volume e extensão na estação chuvosa, tornando necessário usar canoas para atravessá-los.

 

PONTAL DO MACEIÓ

 

Em seguida a equipe do Portal fez um passeio de bugre, com o guia turístico e artesão de toda aquela região, conhecido como “Bola”, que oferece um "tour" pelos pontos turísticos, como: falésias, piscinas naturais, viveiros de camarões, A linda praia de Pontal de Maceió, um simples vilarejo de pescadores, ainda conserva sua autenticidade. O lugar possui uma pequena infra-estrutura turística que conta com algumas pequenas pousadas, um hotel de luxo, restaurantes, bares e barracas à beira do mar que servem comidas típicas. E um ponto de referência foi a barraca do “Peninha”,  que ofereceu um cardápio variado de iguarias de peixe e camarão.

 

Na ocasião estava sendo gravadas cenas do filme brasileiro de longa metragem: "Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo”, do diretor Hugo Carvana.

 

A 6 km de Fortim fica o Pontal do Maceió, na foz do rio Jaguaribe. A bordo de um carro com tração nas quatro rodas – ou caminhando pela praia (o trajeto dura cerca de 30 minutos) – o turista pode chegar até o encontro do rio com o mar. No local há diversas opções de barracas de praia

 

Hoje é considerado talvez o passeio mais ecologicamente correto e belo, por depender parcialmente dos buggys, e não afetar diretamente as dunas. O rio tem uma vegetação nativa do mangue e raízes das plantas expostas de forma escultural. Uma beleza estonteante entre as ilhas e vegetação com manguezais seguindo rio abaixo até a foz, exatamente no ponto entre o rio e mar.

 

Os pontos turísticos apreciados no passeio foram: o Ninhal das Garças, a Ilha do Pinto, o antigo forte Pedra do Chapéu, o Canal do Amor e a Barra do Jaguaribe com águas mornas ideais para tomar um banho e as belíssimas casas de veraneio, que deixam a orla do rio com um belíssimo visual de casas projetadas, com barcos, iates e lanchas variadas. A foz do Rio Jaguaribe (Boca do Rio) é um local alternativo muito bom para a prática de Kitesurf.

 

PRAIAS DO FORTIM

 

As praias estão situadas a 6 km da Praça da Igreja no centro do Fortim: Praia de Pontal de Maceió (a mais conhecida) e Praia do Canto da Barra.

 

Canto da Barra

 

Localizada na foz do rio Jaguaribe e a uns 1.500 m da desembocadura do Rio Jaguaribe, a Praia da Barra do Fortim é um paraíso ainda desconhecido da maioria dos turistas que visitam a região.

 

Devido à água plana, vento constante e enorme espaço, o Canto da Barra é um dos melhores espaços do Brasil para a prática do kitesurf.

 

Para finalizar, uma parada em uma das praias mais bela da região, Praia das Agulhas. Como diz o guia “Bola”, o Paraíso existe. Com barracas naturais e muita água de côco, podemos desfrutar um lugar tranqüilo e belo, com parada na barraca do Ramon Show, e tomar banho no encontro das águas do rio Pirangi com o mar.

 

 

Fortim e suas belezas naturais  

Passeio de barco no Rio Jaguaribe

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo