Siamês
Uma das primeiras raças a chegar ao Brasil, de enorme popularidade, cativa pelos seus belos olhos azuis, tipo exótico e natureza amável.
Originária do Sião, atual Tailândia, a raça foi durante séculos criada e protegida dentro de templos.
Exemplares da raça eram dados como presente a visitantes ilustres pela família imperial do Sião, dessa forma aos poucos foi sendo introduzido em outros países.
Só no século 19 começou a surgir em exposições na Inglaterra e no início do séc. 20 na América.
A "voz" do siamês é legendária e ele gosta de conversar, assim como estar sempre junto ao seu dono. São afetivos, mas podem ser agressivos se provocados.
Variam individualmente seu temperamento, mas no geral podem ser vivazes, inteligentes e sexualmente precoces, ativos, ágeis, gostando de subir sobre os móveis.
Existe o Siamês oficial, de corpo bem longilíneo, orelhas grandes e cabeça triangular, e o não oficial do tipo mais encorpado, de orelhas pequenas e cabeça redonda, tão comumente visto por nós.
Aparentemente o tipo extra-oficial tem a preferência do grande público, que o prefere ao refinamento estilizado do tipo oficial.
A forma tradicional do siamês é a "máscara de foca" (seal-point), pontas castanho-escuras contrastando com o corpo castanho-claro.
Outras cores incluem "pontas chocolate" e "pontas azuis".
Uma coloração rara são os "pontas lilazes", onde o pêlo corporal é branco-glacial com pontas acinzentadas. Ultimamente novas cores se desenvolveram.
As pontas escurecem com a idade, portanto siameses jovens apresentam pontas mais claras
Características: Inquieto, inteligente e ciumento
Nome: Siamês
País de origem: Tailândia
Data da origem: Século XIV
Cores: Red point, cream point, seal lyns point, chocolat lynx point, blue lynx point, lilac lynx point, seal tortie point, blue cream point e lilac cream point
Pêlo: Curto, fino e lustroso
Porte: Médio