Artes marciais

 

 

 

As artes marciais são consideradas um conjunto de técnicas de combate com diversos estilos de lutas, sem o uso de armas de fogo, praticadas para defesa pessoal, como esporte e para treinamentos policiais.

 

Existem várias modalidades de lutas de artes marciais, entre as mais conhecidas estão: capoeira, judô, boxe, jiu-jitsu, muay thai e taekwondo. Embora algumas possam ser parecidas, cada uma possui técnicas, movimentos e ensinamentos diferentes. Por isso, se você pretende iniciar a prática desse esporte é importante se informar para evitar desperdício de dinheiro.

 

Como toda atividade esportiva, a arte marcial melhora o condicionamento físico, a atenção, a postura, aumenta a disposição, alivia o estresse e queima gordura corporal.

 

Outro benefício muito trabalhado pelos praticantes desses esportes é o equilíbrio. A filosofia da maioria das artes marciais está ligada em manter mente e corpo alinhados, como uma forma de defesa pessoal.

 

MMA: vai encarar?

 

Popularizado no Brasil e no mundo, o MMA, sigla em Inglês para artes marciais mistas, como o próprio nome diz, é uma combinação dos principais golpes de boxe, jiu-jitsu, muay thai, entre outras.

 

Mas engana-se quem pensa que o MMA é um combate “vale-tudo”. A profissionalização do esporte tem tornado cada vez mais restritas as regras, prezando pela integridade física do atleta.

 

Quero treinar!

 

Os treinos para quem está iniciando nas artes marciais são programados com um

aquecimento básico que envolve corrida, abdominais e flexões de braço. No começo, o treinamento técnico é feito sem contato físico até que você adquira uma boa resistência.

 

Dependendo do progresso e da motivação do aluno, em até seis meses é possível lutar em alto nível, de acordo com o atleta profissional e professor, Marcos Rogério “Pezão”, 27 anos, que pratica muay thai há 11 anos.

 

A maioria das academias tem planos que incluem a prática de artes marciais. Outras cobram um valor extra para você ter direito às aulas. Se preferir, existem academias específicas de lutas. O preço cobrado nesses lugares é, geralmente, o mesmo da mensalidade de academias. No geral, os treinos de até três vezes por semana variam entre R$80 a R$200.

 

Também é possível treinar sozinho com a ajuda de um personal trainer. Esse lutador profissional particular ensinará os mesmos golpes e regras para quem prefere um treino exclusivo. No entanto, recomenda-se a prática de artes marciais em grupo, pois incentiva a interação e competitividade entre os lutadores.

 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 

 

 

 

 





Exibir todas as matérias de Artes Marciais