Quando um ator/comunicador
se torna político

Um ator político ou um político ator? De repente uma coisa pela outra, ambas as profissões, têm afinidades cênicas e compatibilidades comuns no sentido de forjar personagens que acabam se tornando icônicos, a ponto de se incorporarem marcante e definitivamente à personalidade do político/ ator e vice-versa.
Um palanque é um palco cuja performance é dotada de metas direcionadas para determinados fins, enquanto o teatro,... Bem, pode adotar também o mesmo procedimento, só que em determinadas ocasiões pautadas em roteiros bem mais específicos. Enquanto isso, o marketing político faz do candidato um personagem com um roteiro ético, comportamental e ideológico a ser seguido ao longo de toda trajetória de um homem público, caso ele seja eleito. Em suma, o político vive em constante performance e desempenho teatral, pelo menos a nível midiático, enquanto o ator tranquilamente pode se dar ao luxo se desvencilhar do personagem ao sair do palco e do foco das câmeras.
Por conta dessas similitudes entre os dois ofícios, muitos atores acabam se tornando políticos bem sucedidos, e candidatos com robustos resultados eleitorais, numa prova inconteste de que a ribalta pode com muita propriedade se tornar tranquilamente a ante-sala do parlamento. Vejamos exemplos de migrações bem sucedidas da telona para a vida pública.
RONALD REAGAN
Antes de se tornar o quadragésimo presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan (1911-2004) foi um astro de Hollywood, iniciando a sua carreira em 1937, e aparecendo em mais de 50 filmes, além de anfitrionar programas de sucesso na TV americana, como General Eletric Theater e Death Valley Days. Foi também presidente da Screen Actor’s Guild, uma entidade voltada para os interesses dos atores da telona, e eleito governador da Califórnia em 1966, e ainda contava com o apoio de outro colega e superastro de filmes de faroeste- o ator John Wayne.
Antes de pousar na política, Reagan, trabalhou em três estações de rádio, foi apresentador do time de baseball Chicago Cubs, até finalmente assinar um contrato de sete anos com a Warner Brothers em 1937. Seu grande sucesso foi o filme Kings Row de Sam Wood de 1942, e só em 1939 atuou em 19 filmes, com destaque para Dark Victory, do mesmo ano, e Santa Fe Trail de 1940. Mesmo com tanto sucesso, Ronald Reagan ainda serviu na Força Aérea dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Foi também porta voz da companhia General Electric, resumindo, um currículo e tanto, até chegar á presidência de seu país.
CLINT EASTWOOD
Após participar de um grande seriado de faroeste na TV americana, Rawhide, Clint Eastwood (nascido em 1930) foi convidado para participar de três emblemáticas produções do bangue-bangue italiano para a telona-Por um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito, entre 1964 e 1966, sob a batuta de regência cênica do emblemático Sérgio Leone. Desde então, celebrizou-se como astro de filmes de ação, principalmente como o inspetor de polícia durão “Dercy” Harry Callahan, na série de filmes Dirty Harry. Chegou a ganhar dois Oscars como melhor diretor, e sua carreira como ator entre os anos 60 e 2000, o categorizou como um dos mais atuantes dos últimos tempos. Com pretensões políticas mais modestas e domésticas, Eastwood foi eleito prefeito de sua cidadezinha natal, Carmel-by-the-Sea, Califórnia em 1986, tendo cumprido um mandato de dois anos.
Por uma feliz coincidência, a cidadezinha tinha uma população de 4 mil almas na época, totalmente destinada à comunidade artística. Tendo obtido 72,5% dos votos, Eastwood passou a ganhar como prefeito um salário de 200 dólares americanos, e mesmo no cargo ainda produziu dois filmes-Heartbreak Ridge e Bird. O namoro com a política contudo veio de longe-Clint Eastwood é filiado ao Partido Republicano desde 1951, e até votou no seu colega ator Arnold Schwarzenegger para Governador da Califórnia em 2003 e 2006.
ARNOLD SCHWARZENEGGER
Após ser reconhecido como o ator com cara zangada que viveu personagens icônicos dos filmes de pancadaria como Conan, o Bárbaro, e Exterminador do Futuro, Arnold Schwarzenegger foi eleito duas vezes Governador do Estado da Califórnia,EUA em 2003 e 2006 respectivamente, com a devida marca registrada do Partido Republicano, do qual é filiado.
Nascido na Áustria em 1947, o ator-político mudou-se para os Estados Unidos em 1968, e desde então passou a transitar entre o fisiculturismo, o que lhe rendeu o título de Mr. Olympia aos 23 anos de idade como o maior fisiculturista do mundo em 1970, e á arte de representar que o levou ao cinema. Só como Mr, Olympia foram sete vitórias, cinco como Mr. Universo, sendo quatro pela Inglaterra e uma pelos Estados Unidos, toda isso em reconhecimento pela massa humana de 1,78 e
Devido ao físico avantajado, o jovem Arnold foi escolhido para fazer o papel de Hércules no filme “Hércules in Nova York, de 1970, e a partir daí começou a receber vários convites para participações cinematográficas, até chegar ao épico Conan the Barbarian de 1982, que o consagrou e até estabeleceu o modelito de parrudão mal encarado quebrando tudo, que se consolidou também com os filmes da série Terminator, o Exterminador do Futuro, iniciada em 1984. Tendo se firmado como estrela de filmes de ação, Schwarzenegger,atuou contudo no filme Twins (Gêmeos) de 1988, uma comédia com o baixinho Danny de Vito, na qual saiu bastante de sua linha de durão, fazendo o papel de um grandalhão bondoso e bem bobão.
Um dos dados marcantes de sua atuação como político foi o seu desempenho no sentido de lutar contra o aquecimento global, tendo assinado em 27 de setembro de 2006, uma proposta de lei criando a primeira regulamentação da nação sobre a emissão de gases do efeito estufa. A lei estabelece novas regulações sobre a quantidade de emissões de utilitários, refinarias e fábricas que é autorizada a liberar na atmosfera.
EMPRESÁRIO DA COMUNICAÇÃO NA POLÍTICA
Michael Rubens Bloomberg nasceu no dia 14 de fevereiro de 1942, e ficou conhecido como um político e empresário norte-americano. Trata-se de outro feliz exemplo do trânsito entre comunicação e política, já que ele é fundador da empresa de comunicação Bloomberg e prefeito da cidade de Nova Iorque. Para completar, ele foi indicado em 2012 pela revista Forbes como o vigésimo homem mais rico do mundo, tendo gasto 74 milhões de dólares para se eleger prefeito de Nova Iorque em 2001, e mais 85 milhões de dólares para se reeleger em 2005. Sendo considerado o décimo primeiro homem mais rico dos Estados Unidos, Michael Bloomberg tem a sua fortuna avaliada em 22 bilhões de dólares. Bloomberg preside também o C-40, grupo a favor das causas ecológicas que assumiu o compromisso de reduzir em um bilhão de toneladas, as emissões de carbono em 59 das maiores cidades do mundo.
Tendo assumido um terceiro mandato como prefeito de Nova Iorque em 2009, Michael Bloomberg abriu mão de receber seu salário como chefe do executivo municipal da metrópole norte-americana, aceitando apenas a simbólica quantia de um dólar anual pelo seu serviço. Como prefeito, Bloomberg aumentou em quinze por cento os salários dos professores, aumentou o limite da pena pelo porte de armas de fogo, alegando que “armas ilegais não pertencem às nossas ruas, estamos enviando essas mensagem de alto de bom som.” Socialmente, ele se posiciona a favor de direitos em prol do aborto, casamentos gays (“O governo não deve lhe dizer com quem deve se casar.”) e da anistia a favor dos imigrantes ilegais.
A Bloomberg como empresa, é um dos principais provedores mundiais de informação para o mercado financeiro. Os terminais de informações Bloomberg estão presentes em quase 100% dos bancos, corretoras e seguradoras do mundo inteiro, e o empreendimento possui uma emissora de TV a cabo, a Bloomberg Television que faz transmissão ao vivo das principais bolsas de valores em todas as partes do planeta. A Bloomberg Television produz também entrevistas e matérias sobre o mercado financeiro. A Bloomberg publica também livros e revistas com conteúdo financeiro e relatórios diversos.
ALEC BALDWIN
Reforçando o time dos atores que ingressam na política, o norte-americano Alec Baldwin, avisou que não renovará o contrato para 2013 com a estadunidense NBC, na qual é astro do seriado de TV Rock 30. O motivo é que Baldwin deverá lançar-se a candidato á Prefeitura de Nova Iorque pelo Partido Democrata. Como Baldwin sempre demonstrou interesse pela política, e afirma que 2012 foi assinalado por ele como o último ano permanência na série televisiva Rock 30, surge à expectativa de mais um ator famoso ocupando um cargo público de destaque. Em entrevista à CNN em janeiro de 2012, o ator declarou que”acredito que as pessoas querem crer que alguém que realmente se importa com a classe média está interessado em concorrer a um cargo público.”
Alec Baldwin nasceu Alexander Rae Baldwin III em Long Island, NY, no dia 03 de abril de 1958, e recebeu quatro Golden Globe Awards e sete Screen Actor Guild Awards, pelo seu desempenho na série de TV Rock
Luiz Antônio Alencar, músico, jornalista e “Eterno Big Brasa”.
Veja também o Portal Messejana nas redes sociais: