Angélica Gurgel
A professora Angélica Matos Gurgel do Amaral nasceu no dia 28 de fevereiro de 1891 em Messejana, filha de Ernesto da Silva e Leopoldina Gurgel da Costa Lima.
Formou-se em 22 de outubro de 1915 com 17 anos pela Escola Normal do Estado do Ceará, sendo assim a primeira professora diplomada de Messejana.
Mesmo morando em Cambeba, um município mais distante nunca rompeu a pontualidade típica do seu profissionalismo.
Em 6 de janeiro de 1923 casou-se com seu primo Efísio Santiago Gurgel, com quem teve quatro filhos: José, Ernesto, Francisco e Maurício.
Em 28 de janeiro de 1950, se aposentou pela Escola Mista do Arraial do Aterro, anexada as Escolas Reunidas de Messejana, mas não abandonou o magistério, e sim passou a lecionar no Instituto José de Alencar, escola fundada pelo seu filho Ernesto. D. Angélica pode ser citada como precursora do ensino em Messejana e seus 32 anos de vigoroso e dedicado magistério foi uma exímia educadora, deixando em seus alunos e companheiros de trabalho as melhores recordações possíveis.
Faleceu no dia 26 de junho de 1962, deixando marcada sua passagem por Messejana.
Por iniciativa de Ernesto Gurgel, em 1966 após o Instituto José de Alencar passar por várias etapas é fundado o Grupo Escolar Angélica Gurgel, hoje Escola de Ensino Fundamental Angélica Gurgel em homenagem à sua mãe.