Imagens reais de Messejana

 

 

 

Fotografias de Messejana

 

Há pouco tempo o Portal Messejana recebeu um e-mail de um de seus amigos internautas, dando conta de que o site não deveria somente mostrar as fotografias dos pontos de Messejana (praças, ruas, avenidas), tendo em vista que esses locais, via-de-regra, não estão bem cuidados. Ora, seria um prazer para as equipes do site poderem fotografar paisagens belíssimas, ruas bem cuidadas, praças arborizadas e limpas, ruas muito bem pavimentadas etc. Mas infelizmente o que se retrata é a realidade existente, que não pode – e nem deve – ser dissimulada.

 

Ao Portal Messejana cumpre então mostrar as evidências, apenas. O site não pode fotografar uma praça ou conjunto habitacional ou qualquer área de Messejana e fazer com que o objeto fotografado pareça bonito, arrumado, organizado, limpo, se ele não o for.

 

A Secretaria Regional VI

 

O Portal Messejana mantém um espaço destinado a receber informes da Secretaria Regional VI, através de sua Assessoria de Comunicação Social. A referida assessoria encaminha periodicamente os informes que são publicados pelo Portal.  Além disso, em razão da quantidade de reclamações e de críticas à ação municipal no que diz respeito aos cuidados com Messejana, o Portal encaminhou um resumo, com as principais deficiências encontradas, e ainda alguns artigos escritos por cidadãos de Messejana, absolutamente idôneos, os quais estiveram com Editorial no Portal Messejana.

 

Nova administração para a Regional VI

 

Espera-se que a SER VI agora com novo administrador possa examinar a situação e tomar providencias no sentido de concretizar as promessas anunciadas pelos seus antecessores. E ainda, que os informes divulgados pela SER VI passem a ter credibilidade pela comunidade local.

 

A verdade é dura, mas se observarmos com um senso crítico justo, tem-se a conclusão de que Messejana não é uma localidade bonita atualmente. Se não, vejamos:

 

Como documentar as situações seguintes:

 

A pavimentação das ruas de um modo geral é muito mal cuidada. Pode-se facilmente encontrar, nos variados pontos, buracos de toda ordem, calçamentos desfeitos, asfalto esburacado, esgotos a céu aberto, iluminação pública precária em alguns locais e sujeira nas ruas.

 

Os muros pichados, calçadas quebradas, patrimônio público destruído (como a última reforma que a Prefeitura fez na área da Lagoa de Messejana, na qual vândalos quebraram luzes, furtaram bancos dos calçadões).

 

A Lagoa de Messejana

 

A própria Lagoa de Messejana necessita há tempos de cuidados. Muita sujeira, abandono, as margens imprestáveis para qualquer tipo de passeio ou banhos, podendo ser aproveitada com obras de canoagem ou outras que favorecessem ao turismo e à população local...

 

A estátua de Iracema, de 2004, também está em situação precária. Enquanto a Beira-Mar ainda é visitada por turistas, a de Messejana suscita bem menos olhares. Alguns moradores da região param para observar, se estiverem no entorno da lagoa, e há carros que param para os passageiros conhecerem o monumento. Mas para lá não vão ônibus de turistas. “Sempre tem gente tirando foto, mas não turista. Justamente por ser uma coisa nossa, merecia um tratamento melhor, uma reforma, uma pintura, a fonte funcionando de novo”, reclama o autônomo Martins Ferreira da Silva, 51 anos.

 

As ruas centrais

 

Ao passar nas ruas centrais de Messejana, onde os estabelecimentos comerciais se avolumam dia a dia, nota-se a desorganização nas estruturas e uma completa falta de planejamento com vistas a padronizar ou pelo menos delimitar ou inibir as construções fora dos parâmetros.

 

Muitas calçadas, em razão da falta de fiscalização do poder público municipal, estão construídas nas medidas erradas. Isso sem falar daquelas em que pessoas sistematicamente impedem o uso das calçadas pelos cidadãos, com o uso de comércio e contravenções como o jogo do bicho, borracharias, que ocupam o espaço destinado aos pedestres sem a menor parcimônia, sem o menor respeito.  Tudo isto por quê? Porque onde não há fiscalização ou a autoridade não se faz presente, não marca seu espaço, a anarquia toma conta mesmo.

 

A falta de segurança

 

Vamos agora à paz pública nas noites. O uso indiscriminado de carros de som é uma constante em vários locais. A falta de segurança é grande mesmo. A própria Ronda do Quarteirão diminuiu significativamente sua presença na área. Os roubos de celulares, assaltos, agressões e homicídios são praticamente uma constante. A criminalidade então se tornou comum. É assim que tem que ser?

 

Participação e Cidadania  

 

A ação de cidadania compreende, entre variados aspectos, a participação, cobrando medidas dos órgãos competentes, mas também colaborando em informar, sugerir soluções para os problemas.

 

Objetivando favorecer a participação popular no sentido de encaminhar sugestões, opiniões, críticas ou elogios sobre Messejana, o site mantém um endereço de e-mail:

participando@portalmessejana.com.br - para que haja essa comunicação.





Exibir todos os editoriais do Portal Messejana