Messejana está muito distorcida na atualidade e pede socorro

 

 

 

MESSEJANA DE ONTEM... E DE HOJE!

 

Messejana... Precisa melhorar muito para voltar a ser tão bonita e acolhedora quanto era antigamente. Não acreditamos que isto aconteça pela falta de ações dos gestores e órgãos responsáveis na área.

 

A começar pelo clima, que mudou muito talvez em razão das construções de incontáveis edifícios, desde a orla marítima, e que sem dúvida alteraram a ventilação. Além destes problemas, com o crescimento desordenado, aliado a falta de estrutura, tornou-se um bairro angustiado, sob muitos aspectos.

 

A SITUAÇÃO PARECE ESTAR FORA DE CONTROLE

 

As autoridades públicas e os órgãos responsáveis não conseguem mais acertar o passo.  Os órgãos responsáveis infelizmente deixam muito a desejar no cumnprimento de suas atribições.  Na pavimentação, ordenação do trânsito, segurança, saneamento básico (praticamente inexistente), fiscalização de estabelecimentos irregulares, verdadeira tomada das calçadas por vendedores ambulantes, pichação de muros, poluição sonora e visual de dia e de noite.

 

ABSURDOS ESCANCARADOS

 

Inúmeras vezes o Portal Messejana publicou matérias enviadas por cidadãos da comunidade local sobre o assunto. Uma verdadeira coletânea desse material foi encaminhada para a Secretaria Regional VI, a título de subsídios para o novo Secretário, mas nunca se pronunciou sobre os problemas.

 

É inconcebível, por exemplo, que desde 1963 (portanto há 51 anos), a Rua José Hipólito não tenha ainda recebido saneamento básico. E que nesta área residencial funcionem bares, que abrigam casas de prostituição, sem pelo menos os devidos alvarás de funcionamento (Barão de Aquiraz, entre a Avenida Manoel Castelo Branco e Rua José Hipólito), além de prejudicar de forma violenta os pedestres, com os esgotos a céu aberto, os terrenos baldios com muito lixo e casas abandonadas (que por vez são ocupadas por usuários de drogas)... Os referidos estabelecimentos usam som em alto volume até altas horas da madrugada... Sem serem incomodados pelos órgãos responsáveis e, por seu lado, enchendo a paciência e tirando o sono dos moradores.

 

OCUPAÇÃO INDEVIDA DE CALÇADAS

 

Facilmente podem ser constatadas as irregularidades existentes em um simples caminhar pelas ruas do bairro. Alguns comerciantes, pela ausência de fiscalização e atuação dos órgãos públicos da prefeitura, ocupam as calçadas para vender e expor suas mercadorias, colocar cartazes, placas, lixo – sim, eu disse lixo, entulhos de materiais de construção e todo tipo de obstáculos que vocês possam imaginar. É uma imagem assustadora... Um desafio aos pedestres no que diz respeito ao simples ato de andar com segurança.

 

A IMPUNIDADE E SEUS REFLEXOS

 

O trânsito, nem se fala. Há motos, com os constantes engarrafamentos, que passam a ultrapassar e trafegar pelas calçadas, colocando em risco a vida de pedestres. São irresponsáveis, sim, mas munidos de uma força chamada de impunidade que existe praticamente em todo o Brasil. A impunidade emana reflexos desta natureza.

 

Os órgãos públicos responsáveis pelo trânsito não coíbem os estacionamentos em áreas proibidas. Esta fiscalização, se é que existe, é muito deficiente.

 

Em sua visita a Messejana, o Sr. Prefeito Roberto Claudio, disse para os presentes que qualquer coisa que Messejana precisasse o Secretário da Regional VI, Sr. Renato Lima, resolveria... Palavras ao ar e nada de concreto.   

 

ESTAMOS À MERCÊ DO DEUS DARÁ...

 

Vale ressaltar alguns casos de asfaltamento e tapa-buracos informados diretamente para o vereador Leonelzinho Alencar, juntamente com fotografias, vídeos e reportagens publicadas neste Portal, em que este se prontificou a resolver, levando os órgãos públicos a tornar mais ágil sua prestação de serviços.

 

Mas ninguém sabe na realidade o motivo da completa falta de ação quanto aos outros problemas levantados. Esperamos mais uma vez que estes conhecimentos cheguem ao conhecimento público e também do vereador Leonelzinho e outros parlamentares, ao quais têm o relevante dever de denunciar a situação na Câmara Municipal de Fortaleza e cobrar providências e mudanças para melhor em nossa tão querida Messejana.  

 

(*) João Ribeiro é Analista de Informações do Ministério do Trabalho, aposentado, cargo hoje denominado Oficial de Inteligência na atual Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); atuou também na Chefia da Segurança Orgânica, de Informática e da Documentação, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Atualmente é Diretor do Instituto Portal Messejana e escreve também em seu blog, o Blog do João Ribeiro, no qual aborda assuntos de interesse geral da comunidade.

 

Veja também nas redes sociais:
 

 

 







Exibir todos os editoriais do Portal Messejana