Bilhete Único Metropolitano no Ceará passa a valer em 1º de junho

 

 

 

Sistema vai atender 14 municípios da Região Metropolitana a Fortaleza. Expectativa inicial é de beneficiar 60 mil usuários.

 

A partir de 1º de junho, o Bilhete Único Metropolitano do Ceará deverá estar valendo em todas as linhas de ônibus que ligam 14 municípios da Região Metropolitana a Fortaleza. O sistema foi lançado neste sábado (23), com expectativa inicial de atender 60 mil usuários na integração entre o sistema de transporte metropolitano e o sistema urbano da capital cearense. Já é possível realizar o cadastro em sete pontos.

 

Serão contemplados usuários de Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Pacajus, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

 

Nessa primeira etapa, o Cartão do Bilhete Único Metropolitano só pode ser usado nas linhas de ônibus metropolitano e no ônibus urbano de Fortaleza. Em uma etapa seguinte, de acordo com o Governo do Estado, poderá ser usado também nas vans que fazem o transporte metroplitano e urbano complementar.

 

O sistema oferece um subsídio do Governo do Estado de R$ 2 para passagem inteira e de R$ 1 para a meia passagem (estudantes) que será reduzido do valor somado das duas passagens que o passageiro paga: do transporte metropolitano e do transporte urbano de Fortaleza.

 

Como funciona

 

O passageiro da Região Metropolitana terá até três horas para integrar com o sistema de ônibus de Fortaleza. Na capital, por um período de mais duas horas, o passageiro poderá pegar quantos ônibus precisar, pagando uma passagem integrada.

 

Na volta, o passageiro pode embarcar em qualquer ônibus de Fortaleza e terá até três horas, contadas de quando usou o cartão no primeiro ônibus do sistema urbano de Fortaleza, para integrar com o ônibus metropolitano.

 

Os usuários que não precisam realizar a integração com o ônibus de Fortaleza continuarão pagando o valor da tarifa que pagam atualmente.

 

O custo final por viagem é definido a partir da atual tarifa das linhas de ônibus de cada município (veja aqui os valores da tarifa por cidade). Ao se integrar ao transporte metropolitano, o passageiro precisa pagar a diferença entre o valor cheio da sua tarifa metropolitana, menos o que já foi pago.

 

Por exemplo, para viajar de Caucaia a Fortaleza, o valor da passagem é de R$ 2,85. Ao usar o Bilhete Único Metropolitano, terá um desconto de R$ 2 no momento em que se integrar ao transporte urbano da capital (custo de R$ 0,75). O mesmo critério vale para o passageiro que estiver fazendo o trajeto de volta com o Bilhete Único.

 

Fonte – G1 Ceará

 





Exibir todas as matérias.