Lei Chico Anysio consolida humor como patrimônio cultural no Ceará

Nova lei deve beneficiar, com um investimento de R$ 1 milhão, mais de 200 humoristas locais.
Além da Terra da Luz, o Ceará também já é conhecido como a terra do humor. Este título foi oficializado, nesta segunda-feira (15), com a sanção da Lei Chico Anysio, que reconhece humor como patrimônio imaterial cultural do Estado, além de prestar homenagem ao artista. A legislação deve beneficiar, com um investimento de R$ 1 milhão, mais de 200 humoristas locais.
A verba foi garantida pelo governador do Estado, Camilo Santana, e será destinada tanto a editais específicos para o incentivo do humor, como para o projeto "Humor no meu bairro", que pretende levar os humoristas a se apresentarem mais próximos da população.
“A lei é uma forma de fortalecer a política cultural voltada para o humor. Nós estamos dando um exemplo para o País inteiro, fortalecendo a nossa cultura, a nossa raiz, o que há de melhor no nosso povo, que merece uma oportunidade pelo potencial que o Ceará tem nessa área do humor", disse o governador.
Conforme o deputado estadual Bruno Pedrosa, autor do projeto de lei, a mudança também possibilitará aos humoristas o uso de equipamentos culturais da cidade como, por exemplo, o Cineteatro São Luís. Ele ressalta, ainda, a importância do humor como um gerador de emprego e renda no ramo do turismo.
“Ter o humor como patrimônio, para que ele possa ser tratado como cultura, faz com que o Estado tenha mais responsabilidade em optar por uma política pública de incentivo. É um ramo que gera emprego, e que a gente tem que apoiá-los cada vez mais”.
Fonte: Diário do nordeste