Segurança no carro, da série
Mentalidade de Segurança – Parte II

 

 

João Ribeiro

 

Você está gostando da ideia de incrementar uma mentalidade de segurança em toda sua família? Esperamos que sim. Em continuidade ao artigo anterior, no qual abordei aspectos da segurança em casa, vamos agora à segurança que você deve manter quando está em seu carro. Muitas pessoas compartilharam o artigo o que me fez de certa forma feliz por ter contribuído um pouco com as pessoas.

 

Sabemos que não há polícia suficiente para controlar todas as causas da violência e nos proteger totalmente. Então vamos incrementar nossa Mentalidade de Segurança com as seguintes ideias, que envolvem procedimentos fáceis de serem adotados, os quais muitas vezes poderão ser essenciais para a proteção de seu veículo, de sua vida ou da vida de seus familiares e de terceiros. Compartilhe com seus familiares e amigos. Você poderá salvar uma vida ou proteger um patrimônio seu adquirido com muito gosto.

 

SEGURANÇA NO CARRO

 

 

COMO TRANSPORTAR UMA CRIANÇA EM UM VEÍCULO

 

EM CASO DE ACIDENTE

 

Em caso de acidentes que envolvam o seu veículo estas são as principais recomendações:

 

 

EM SEUS DESLOCAMENTOS

 

Se for possível, utilize mapas ou outros recursos, como o GPS, para sua orientação.

 

Lembre-se sempre antes de iniciar os percursos não muito conhecidos ou desconhecidos, providencie mapas, nomes de estradas, prováveis rotas alternativas e telefones dos serviços de socorro e emergência gratuitos; isso evitará que você se perca em um local desconhecido. Uma recomendação: nunca manuseie ou programe o GPS com o seu veículo em movimento. Ele certamente distrairá sua atenção e pode colocá-lo em risco.

A preocupação é a melhor forma de remediar um erro.

 

A maioria dos jovens gosta de viver aventuras, a fim de ter histórias para contar quando estiver reunido com seu grupo de amigos. No entanto, pegar carona é algo muito arriscado, porque você nunca sabe aonde e de que forma irá terminar essa viagem. Faça economias para passear de forma tranquila e segura.

 

Antes de viajar faça a revisão no seu veículo.

 

Não se importe de perder um dia revisando seu carro; isso é a certeza de que você irá ter muitas outras férias para curtir! Verifique o estado dos pneus, freios, suspensão, regulagem do motor e equipamentos de uso obrigatório.

 

Caso goste desta matéria compartilhe o texto com seus amigos e familiares.

 

(*) João Ribeiro é Analista de Informações do Ministério do Trabalho, aposentado, cargo hoje denominado Oficial de Inteligência na atual Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); atuou também na Chefia da Segurança Orgânica, de Informática e da Documentação, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Atualmente é Diretor do Instituto Portal Messejana e escreve também em seu blog, o Blog do João Ribeiro, no qual aborda assuntos de interesse geral da comunidade.

 

 

Veja também nas redes sociais:

 

 





Exibir todas as matérias do Fala Cidadão