Messejana participou da campanha por melhoras e aguarda providências - sugestões de internautas!

 

 

 

 

“MESSEJANA PEDE SOCORRO” mostrou um quadro aflitivo

 

A Campanha “Messejana pede Socorro”, que mobilizou centenas de pessoas pela internet, neste Portal e também nas redes sociais, em especial o Facebook, atingiu milhares de compartilhamentos de fotos e vídeos, além de gerar centenas de comentários a respeito da triste situação que se encontra Messejana em variados aspectos. A repercussão foi grande. A notícia chegou até ao conhecimento de Messejana, do Alentejo, em Portugal.

 

Os resultados parciais de uma enquete, com o título “Em sua opinião como você considera a situação de Messejana, em Fortaleza?” foram divulgados hoje, dia 2 de fevereiro. Ver gráfico abaixo. Lamentavelmente não foram as respostas boas, que todos gostaríamos de ver. Mas as respostas verdadeiras, de uma população que vê o que se passa na rua, que sente a insegurança ao se andar por Messejana, que tem dificuldades pelas calçadas obstruídas, os esgotos a céu aberto e os bares, que ainda se encontram sem alvarás de funcionamento e utilizam caixas de som para atormentar moradores até altas horas da madrugada. Há ainda a falta de fiscalização referente à poluição visual...

 

As expectativas por ações da Secretaria Regional VI e Prefeitura de Fortaleza, no que diz respeito à maior atenção aos problemas de Messejana são grandes.   

 

As opiniões convergiram de forma quase que total para um quadro de abandono de Messejana pelas autoridades competentes. A pesquisa e a participação de inúmeros internautas refletem um quadro de que a população está cansada de tanto falar, ver as coisas erradas e não observar mobilização suficiente dos gestores municipais. Isto é lamentável, porque na “ressaca” de uma campanha de esclarecimento e publicação de diversos vídeos, centenas de fotografias de Messejana e comentários múltiplos sobre os problemas, a tônica recai sobre condenação à Secretaria Regional VI, a qual, na realidade, representa a gestão municipal em Messejana.

 

Ação dos gestores e campanha de mobilização para educar

 

No entendimento de muitas pessoas há que se educar parcela da população, na qual se enquadram as pessoas que cometem atos de vandalismo (por exemplo, na depredação do píer da Lagoa de Messejana) e outras que jogam simplesmente seu lixo em qualquer local. Mas os exemplos devem partir de cima, de quem governa. É mais difícil mobilizar a sociedade sem a participação firme dos gestores. Há quem entenda assim: se eles não fazem nada então não faremos também. E todos vão para o brejo ou para os esgotos a céu aberto, literalmente.

 

Voto de confiança à Regional VI

 

Há que se aguardar as providências que deverão ser tomadas pelo Secretário da Regional VI, Sr. Renato Lima, para uma nova avaliação do quadro. No encontro em que gentilmente recebeu a presidente do Instituto Portal Messejana e o vereador Leonelzinho Alencar houve nitidamente a sensação de que mudanças virão. De posse dos principais problemas que ora enfrenta Messejana, assunto fartamente abordado durante a campanha, nos resta esperar e continuar em observação.

 

Algumas das sugestões dos diversos internautas que responderam a enquete sobre a situação de Messejana (extraídas de resultados até o dia 02 de janeiro de 2015:

 

Pergunta da enquete: Que sugestões você daria para os órgãos públicos possam promover as melhorias em Messejana em seus diversos aspectos?

 

Respostas dos internautas:

 





Exibir todas as matérias do Fala Cidadão