As praias do litoral leste e o Centro das Tapioqueiras e Artesanato

 

 

 

 

Messejana é ponto de passagem para as belíssimas praias do litoral Leste. Saindo de Fortaleza pela CE-040, no prolongamento da Avenida Washington Soares, começa tudo de bom que a Terra da Luz tem para mostrar aos seus visitantes.

 

Na direção leste da capital cearense, após Messejana, você vai encontrar um conjunto de paisagens que a natureza guardou para você. São falésias com suas areias coloridas, praias lindíssimas e fontes de água doce para refrescar no verão ensolarado do Ceará. São quase 200 quilômetros do litoral leste com praias tão lindas que algumas viraram cenários de programas exibidos pela Rede Globo, inclusive novelas.

 

Sem dúvida, locais inesquecíveis, por onde você vai poder ver e sentir de perto este cenário mágico e o vento e a brisa do mar soprando paz e calmaria. É lá estão famosas praias como Prainha, Praia do Presídio (um dos carnavais mais animados do Ceará), Iguape, Barro Preto, Canoa Quebrada, Morro Branco, Porto das Dunas, Caponga e muitas outras belíssimas praias para você se encantar e curtir muito o sol do Ceará. Parada obrigatória no retorno das praias é o Centro das Tapioqueiras, local onde são servidas tapiocas de vários e deliciosos sabores, café com leite e outras guloseimas. Neste Centro também funciona uma Feira de Artesanato, que beneficia 19 artesãos. O espaço para o artesanato significa um meio de sobrevivência para as donas-de-casa da Paupina. No local são vendidas pintura em tela, bijuterias feitas de sementes, bolsas, renda de bilro, bonecas de pano e roupas.

  

A LENDA DA MANDIOCA

 

“Mara, filha de cacique, contempla a lua imaginando-se esposa e mãe. Sonha que um jovem de cabelos de ouro lhe jura amor. O sonho se repete, e se repete. Certa manhã, em seu ventre algo se mexe. Nasce bela menina toda branca, Mani. A tribo a adora como deusa vinda do céu. Um dia acorda sem vontade de nada. Vem o luar. Mani, deitadinha no chão da oca, cerra os olhos, sorri e morre, sem doença alguma. A mãe a enterra ali mesmo e todo dia chora sobre a cova. Com uns meses algo brota. Mara escava e descobre raízes que, descascadas, revelam-se brancas e perfumadas: a mandioca, oca de Mani”.

 

Veja todas as fotos

  

Clique aqui para ver galerias de pontos turísticos e de interesse de Messejana.

https://www.portalmessejana.com.br/messejana.php





Exibir todas as matérias de Messejana