O Balneário Clube de Messejana
O Balneário Clube de Messejana, às margens da Lagoa de mesmo nome, era o centro das badalações e onde aconteciam as tertúlias e matinais dançantes. Muito bem freqüentado, foi palco de inúmeras festividades marcantes no cenário local.
A moçada se reunia e o "point" dos fins de semana, sem dúvida, era o Balneário, como simplesmente era chamado.
Sua sede ficava às margens da Lagoa de Messejana, na qual, segundo a lenda, e o escritor José de Alencar, Iracema, a "virgem dos lábios de mel", tomava banho e saía correndo até a Praia de Iracema, chegando a seu destino ainda com os cabelos molhados, tal a sua rapidez.
A vista do Balneário era muito bonita, tendo como cenário a belíssima Lagoa de Messejana, que às tardes nos proporcionava um pôr-do-sol magnífico, com cintilantes reflexos em suas águas. O Balneário Clube de Messejana tinha uma extensa área verde ao redor do salão, bem arborizada, formando um espaço muito agradável para seus freqüentadores.
O clube possuía uma arquitetura simples, sendo amplo e bem estruturado, no que se refere ao salão de dança e palco. Deixava muito a desejar pela precariedade de suas instalações de secretaria, bar e da própria fachada.
O Balneário Clube de Messejana foi palco de inúmeras festas agradabilíssimas e muito animadas, integrando a sociedade messejanense de forma excelente, nos finais de semana com os banhos de lagoa, os jogos de futebol de salão, de pingue-pongue, além das famosas tertúlias e matinais, muitas delas ao som do Conjunto Musical Big Brasa.
As sucessivas diretorias não conseguiram manter o clube dentro dos padrões de funcionamento, de maneira a ter uma continuidade. E hoje fica apenas na boa lembrança daqueles que o conheceram.
Fotografias do Balneário de Messejana, do Conjunto Big Brasa e outras.