Complexo Esportivo Walter Lacerda

 

 

 

Antigamente era apenas o “Campo do Messejana”. Mais tarde, com os melhoramentos, passou a se denominar Estádio Murilo Borges – (que foi ex-prefeito de Fortaleza) o como ainda o chamam de “Murilão”.

 

Há cinco anos, após outra reforma, recebeu o nome de Complexo Esportivo Walter Lacerda, em homenagem ao Sargento Walter, um dos fundadores do Messejana Esporte Clube. 

 

No dia 30 de julho a equipe do Portal Messejana, coordenada por João Ribeiro e tendo como assistentes de filmag

em e fotografia Aline Vânia e Karina Nayara, esteve no Estádio Walter Lacerda e obteve dezenas de fotografias, além de entrevistar Frederico Carlos Timóteo da Silva, o “Fred”, como é conhecido, que realiza e coordena a manutenção das instalações e do gramado diariamente, auxiliado por três funcionários. Fred mostrou as dependências do Estádio para a reportagem. Outros dados sobre a origem do Campo do Messejana estão na reportagem anterior, realizada com o Dodô, ex-jogador do Messejana Esporte Clube.

 

A ORIGEM DO COMPLEXO ESPORTIVO WALTER LACERDA

 

A fundação do Messejana Esporte Clube deu-se em 28 de setembro de 1935, conforme Dodô. O ex-jogador do Messejana guarda até hoje boa parte da documentação e contabilidade do time, em anotações feitas em cadernos, por ele cedidas pelo Sargento Válter.

 

O Campo do Messejana inicialmente era totalmente aberto, local onde os jovens daquela época (anos 50/60) jogavam suas partidas de futebol sempre animadas. Posteriormente foi cercado por varas de marmeleiro e por último de palha. E algum tempo depois murado, como se encontra até hoje.

 

Conforme Dodô, a sociedade de Messejana freqüentava o “estádio”, ou melhor, o então Campo do Messejana. E o pessoal se vestia às vezes de paletó e gravata.

 

A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DO MESSEJANA

 

Os próprios jogadores e amigos do Messejana ajudaram a cercar o campo, dentre eles, conforme lembrou Dodô: Miguel, Rômulo, Zé da Senhora, Sérgio, Luís Carlos, “Bodinho”, Edilson, Hélio, Pitita, Dodô e Leonel.

 

O ESTÁDIO WALTER LACERDA, NA ATUALIDADE

 

Atualmente o Estádio oferece espaço para torneios e competições diversas entre times locais e das redondezas. Presta-se também para festividades cívicas e sociais para a comunidade de Messejana.

 

Na visita da Equipe do Portal Messejana foram obtidas dezenas de imagens do estádio.

 

Veja todas as fotos 

 

Para ver outras galerias de pontos turísticos de Messejana clique aqui.

  

Visite o Portal Messejana nas redes sociais:

 

 

 

 

 





Exibir todas as matérias de Messejana