Instituto Portal Messejana
“Divulgando o Ceará”

Messejana, orgulho do Ceará - Terra de História Viva

Você sabia que Messejana é mais antiga que Fortaleza? Fundada em 1603, essa vila histórica foi um dos primeiros núcleos urbanos do Ceará, e até hoje carrega no coração a força de quem construiu o estado com coragem, fé e cultura.

Messejana nasceu como vila colonial, criada por Pero Coelho de Souza durante a expansão portuguesa. Foi palco de batalhas, refúgio de líderes e centro estratégico do Ceará antes mesmo da capital existir.

Gente que fez história

Padre Mororó, mártir da Revolução de 1824, viveu em Messejana e é lembrado como símbolo de resistência. Domingos Olímpio, autor de Luzia-Homem, retratou o sertão cearense com alma e viveu por aqui.

A Lagoa de Messejana, com a estátua de Iracema, é um dos cartões-postais mais amados da cidade. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, do século XVII, guarda relíquias e fé.

Ontem e hoje

De vila colonial a bairro pulsante, Messejana é hoje um dos maiores e mais vibrantes de Fortaleza. Cresceu, modernizou-se, mas nunca perdeu sua essência.

O Instituto Portal Messejana pode destacar com orgulho que Messejana é terra natal de José de Alencar, um dos maiores escritores da literatura brasileira, autor do clássico livro Iracema. A personagem, símbolo da mulher indígena cearense, tem uma ligação poética com a Lagoa de Messejana, onde, segundo o romance, ela se banhava em momentos de melancolia. Hoje, essa ligação é eternizada pela estátua “Banho de Iracema”, instalada no espelho d’água da lagoa. 

A personagem do romance de José de Alencar se banhava em momentos de tristeza. Hoje, sua estátua revive essa cena todos os dias, jorrando água e encantando quem passa. Essa obra é mais que um monumento: é um símbolo da identidade cultural de Messejana, conectando literatura, história e paisagem urbana. A restauração da estátua faz parte das obras de requalificação da lagoa, que agora conta com novos passeios, acessibilidade, academia ao ar livre e espaços de lazer.





Exibir todas as matérias.