Família: um projeto divino

 

 

 

A Família teve sua origem no Éden. Foi a primeira organização social instituída por Deus (Adonai) no sexto dia da criação do Universo. Após ter dado origem ao universo criando os céus e a terra e tudo que nele há; sentiu Deus, o desejo de aperfeiçoar sua criação formando no sexto dia a obra mais perfeita das suas próprias mãos, o homem. Livro de Gênesis 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda terra, sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Formado o homem (Adão) do pó da terra; de Adão, Deus tira-lhe uma costela e dela forma uma linda mulher para ser sua companheira, uma ajudadora por nome Eva (a primeira e mais perfeita Clonagem na terra). Unindo-os, Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, enchei a terra. Conheceu Adão a Eva, sua mulher, ela concebeu e deu a luz a Caim, depois nasceram Abel, Sete, mais filhos e filhas. Dessa forma teve origem a família para sociedade primeira. Esta foi, é, e continuará sendo, a regra básica e universal para formação da família.

 

No decorrer desses seis mil anos da criação da humanidade, à para família foram dadas algumas definições, tais como:

 

A - Família: São pessoas aparentadas que vivem em geral na mesma casa.

 

B - Família: São pessoas que têm chaves da mesma casa.

 

C - Família: São pessoas que têm a mesma formação sanguínea.

 

D - Família: É a célula máter (principal) para formação da sociedade.

 

E - Minha definição para família: Família são pessoas aparentadas, vivendo ou não na mesma casa, mas que se amam, se ajudam e contribuem para formação de uma sociedade ordeira, honesta, justa, de paz e de bons costumes; cujo comandante é o pai, o timoneiro ou piloto é a mãe, e a tripulação constitui-se dos filhos. Deus é o autor da família; o Diabo sabe disso e tem trabalhado fortemente dia e noite para destruí-la, usando formas e maneiras diferentes.

 

Portanto; a união para formação de uma família aprovada e testemunhada por Deus é só por meio da união entre um homem e uma mulher, um macho e uma fêmea. Todavia, existe também família formada por casal casado, porém, com filhos legalmente adotados por via do judiciário, devido à impossibilidade biológica que o casal tem para gerar filhos naturais. O que passar disto, não tem origem e nem aprovação divina.

 

Propósito para formação da família.

 

Deus ao formar o homem e dele tirar a mulher; ambos possuidores da semente divina (sopro, hálito ou espírito), evidentemente tinha propósitos específicos para tão perfeita união, vejamos então alguns:

 

1- Povoar, encher a terra da semente Divina. Filhos segundo sua imagem e semelhança; que fosse motivo para honra e glória do Seu Santo Nome.  Deus criou o primeiro homem perfeito: espírito, alma e corpo; dotado de sabedoria e de uma memória extraordinária capaz de denominar, como fez: A todos os animais e aves criados por Deus, conforme o Livro de Gênesis 2: 19,20.

       

2- Para dominador absoluto de tudo que foi criado na terra por Deus. Mesmo não sendo o maior nem o mais forte, mas até hoje, é capaz de dominar e domar o animal irracional e de interferir na natureza. Porém, é incapaz de domar o homem que estar nele, Livro de Gênesis 1:26-28; Carta de Tiago 3:3-8.

 

3- Construir aqui na terra, uma imitação do céu. Livro de Isaías 65:17-25. Uma terra de povo alegre, feliz, repleta de gozo e de abundancia de dias de vida. Com habitação segura, fartura de pão e de paz entre os habitantes.

 

FUNÇÃO PRIMORDIAL DO PAI NA FAMÍLIA

              

O pai como cabeça da família tem o dever de exercer funções de relevante importância diante de Deus, da família e da sociedade. Diante de Deus pesa-lhe a responsabilidade de exercer os ofícios de sacerdote e profeta.

 

No oficio sacerdotal o pai tem o dever de conduzir a família a ter e manter: Comunhão, temor e conhecimento com o Criador. Atuar como intercessor da família no exemplo de Jó. Leia Jó 1: 4 e 5. Tem a obrigação e a oportunidade de abençoá-los, Isto é, decretar vitórias, sucesso na vida secular e orar pelas enfermidades da prole. Nunca lançar sobre a família palavras negativas ou de maldição. O pai é o sacerdote, e como tal deve se comportar, pois responderá diante de Deus por sublime responsabilidade.

 

No oficio de profeta tem a incumbência de ensinar os mandamentos de Deus, principalmente aos filhos; não podendo relaxar sob pena de ser cobrado com bastante rigor por Deus.  Deixar para a criança aprender só na igreja ou quando chegar ao uso da razão própria é pecar contra O Criador; como também, estará desperdiçando a fase de maior percepção para formação do caráter, da personalidade e do armazenamento de informações dos filhos. Livro de Deuteronômio 6: 6,7 - E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua  casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Leia o Livro de provérbio 22:6. O que se ensina a uma criança é muito importante e perene; jamais esquecerá. A modelagem é mais fácil, e com certeza será como uma flecha na mão de um bom arqueiro; atingirá o alvo.

  

Diante da Família pesa-lhe a obrigação de ser o provedor. Aquele que sai para labuta diária para garantir o pão cotidiano.  Gênesis 3:19 registra: Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que à terra, porque dela foste  tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.  Leia no Livro Gênesis 3:1-18; Carta de Paulo a Timóteo 5:8. O marido pode ser especialista em muita coisa; fazer e acontecer, mas se não for um bom provedor deixará a desejar. Aquele que desempenha bem esta função mostra bom sinal para um bom ministro espiritual. Infelizmente hoje, em muitos lares tem havido a inversão de valores; as mulheres têm partido para o mercado de trabalho, assumido a responsabilidade da casa, em virtude dos maridos terem se tornado irresponsáveis, motivados muitas vezes, pelo vício da embriaguez ou das drogas. Também é muito grande o número de mães que vão à luta para equilibrar o orçamento doméstico. (Provérbios 20:13)

 

Diante da sociedade, espera-se do pai evidências de um bom testemunho, maravilhosos exemplos, no modo de vida ou maneira de andar correto. Cidadão que honra com os compromissos assumidos; fiel com o fisco; fiel à família; ético e transparente. É normal o filho, principalmente quando criança ter o pai como um ídolo. Para ele, o pai é a pessoa mais importante da cidade, e quem sabe até do universo. É o mais rico, mais valente, mais sábio, mais bonito e por aí vai. Portanto, pai, cuidado para não perder o referencial que seu filho tem de você. Que tipo de Pais nós temos sido para nossos filhos?

 

1- Pai Carrasco, Patrão, Juiz ou Policial. Todos estes procedem praticamente da mesma forma; comumente são grosseiros, malvados e rancorosos. Estes, os filhos não os temem, mas têm medo deles.  Normalmente são odiados e tidos como inimigos.

 

2- Pai Perfeccionista, Cobrador. São aqueles que exigem dos filhos a perfeição. Até da criança que ainda não chegou ao uso da razão para discernir o certo do errado, eles exigem. Estes são incapazes de descer ao nível da criança, mas querem que as crianças tenham comportamento de adulto e entenda como adulto. São também, muito ameaçadores; uns chatos.

 

3- Pai Banana - É aquele manobrado tanto pela esposa como pelos filhos; sem autoridade, e todos mandam nele.  Nunca é consultado, só responde pelo prejuízo. Este é capaz de mentir pelos filhos, e brigar também por eles mesmo que estejam errados.

 

4- Pai Padrão ou Ideal. É aquele que tem a autoridade e o governo da casa, não por força ou por violência, mas pela conquista, pelo amor. Este é um pai democrata, mas que impõe respeito e dar limites e responsabilidades. Este acompanha o desenvolvimento dos filhos, no colégio, no trabalho, no namoro, nas saídas e chegadas com naturalidade. Também corrige quando é necessário. Leia no Livro de Provérbios: 19:18; 23:13; 31:1-3.

 

FUNÇÃO PRIMORDIAL DA MÃE NA FAMÍLIA:

 

A mulher na formação da família coube-lhe a importante função de ajudadora do homem, do marido, ou esposo; conforme determinação de Deus no Livro de Gênesis 2:18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. E como auxiliadora ou ajudadora do homem ou esposo, tem o papel de relevada importância na sociedade, principalmente no seio da família; pois pesa mais diretamente sobre ela, a guarda e a educação dos filhos por inclinação natural de origem. Como também; pelo motivo do marido passar a maior parte do dia no local de trabalho para garantia do pão cotidiano, tarefa de sua responsabilidade.

 

A função de mãe é de tanta importância no lar, que a Bíblia chancela a seguinte expressão: A mulher sábia edifica sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derruba. Livro de Provérbio 14:1. Comparada à mulher a um piloto ou timoneiro de um navio; aquele que dá a inclinação e aponta para o rumo certo que o navio de tomar. Assim é a mulher no comando do lar, conforme sua carta náutica: (sabedoria, submissão, virtudes etc.); ela é capaz de dá rumo certo à sua tripulação, os filhos, e inclinar o coração do marido para mudar de rumo. Como também, dependendo da bússola: Pode perder os filhos; endurecer o coração do marido; mudar o conceito que os filhos têm em relação ao pai. Por sinal, muito comum na atualidade por muitas delas.

 

Temos nas Escrituras Sagradas; inúmeros exemplos de mulheres que conquistaram fama, vitórias e elogios por serem mulheres sábias e virtuosas, tais como: Rebeca, Joquebete, Raabe, Débora, Noeme, Ana, Abigail, a Sunamita, a Cananéia, Maria, Priscila e tantas outras mais. Em contra partida, também encontramos mulheres insensatas; que destruíram lares, prejudicaram reinos, e perderam a vida, como: Mical, Dalila, Jezabel, Herodías, Safira, mulher de Jó, mulher e as filhas de Ló e outras mais. Todas como exemplo e legado de vida, para as mulheres nos dias atuais. Por isso a palavra de Deus chama à nossa atenção em Provérbio 31:10 “Mulher virtuosa quem a pode achar”? O autor deste versículo não encontrou um referencial que pudesse mensurar o valor da mulher virtuosa. Só Deus pode revelar e presentear o homem, com jóia tão rara (Bem-aventurado é o homem que tem a mulher virtuosa).

 

 

Francisco Muniz Tabosa



Exibir todas as matérias.