O nascimento de uma canção dos Beatles
Um acorde de sol maior no piano fez nascer a canção “
I want to hold your hand” dos Beatles. John Lennon e Paul McCartney, compositores da banda, fizeram a música famosa em um piano da casa da namorada de Paul, a atriz Jane Asher.
Desenvolveram toda a canção a quatro mãos, e no dia 17 de outubro de
Foi a primeira gravação dos Beatles em quatro canais, formato que prosseguiria até 1968, quando passariam a gravar em oito canais.
Para a gravação usaram dois amplificadores Vox de 30 watts para as guitarras e um de 60 watts para o contrabaixo. John Lennon, o guitarrista base, usou um grave bem carregado na sua guitarra Rickenbacker, batendo nas cordas mais graves, os bordões no caso, para conferir mais peso ao acompanhamento.
O guitarrista solo George Harrison por sua vez, usou uma marcação e contra-solo na sua guitarra Gretsch, e Paul McCartney, o contrabaixista, fez desenhos também com ênfase no grave em seu baixo Hoeffner.
SUCESSO MUNDIAL
Na Grã-Bretanha, a canção foi lançado em compacto simples em novembro de 1963, juntamente com a canção “This Boy” no lado B, e paralelo ao seu segundo álbum “With the Beatles”.
A partir de negociações com a Capitol, a subsidiária da EMI nos EUA, a música foi lançada na América em dois formatos em janeiro de 1964 - No compacto “I want to hold your hand” e “I saw her standing there”, e no álbum ‘Meet the Beatles”, ambos lançamentos projetando inauguralmente os Beatles no continente americano.
Foi um estrondo não só na América, como no mundo inteiro, e a canção passou a ser parte obrigatória do repertório dos Beatles na maioria de seus shows e turnês no ano de 1964.
No Brasil foi lançada no álbum “Beatlemania” em março de 1964, pelo selo Odeon, e em compacto simples e duplo pelo mesmo selo. A banda brasileira The Youngsters lançou também um cover da música pelo selo CBS.
COMPONDO AQUI E ALI
Vale lembrar um detalhe: nem todas as músicas dos Beatles foram compostas em parceria, muitas são ou apenas de John Lennon, ou só de Paul McCartney.
Muitas logicamente foram elaboradas a dois, com John e Paul trabalhando ao piano ou nos violões, para depois de no máximo três horas estarem com uma música pronta. Era um trabalho muitas vezes de encomenda - o empresário do grupo Brian Epstein, avisava que tinha uma gravação agendada para daqui a duas semanas, e estava dado o sinal para a moçada ir a luta.
Geralmente Paul ia até a casa de John no início da tarde e entre 14 e 17 horas aprontavam uma nova canção. Não havia regra, com um completando uma idéia já existente do outro, ou então tirando uma canção do nada, começando do zero. Acontecia também de uma canção surgir em parceria nos quarto de hotéis ou nos bastidores dos shows, durante as turnês, ou até em um ônibus conduzindo artistas em uma excursão, como aconteceu com a canção “From me to You” no início de 1963.
Na sua biografia “Many years from now” lançada na década de 90, Paul fala que durante o processo de composição, as bebidas e as drogas eram evitadas, para não prejudicar os resultados finais que deveriam ser concluídos da maneira mais lúcida e responsável possível.
Segundo Paul, para eles aquilo era um trabalho e a mente limpa fazia com que a elaboração fosse realizada de maneira mais precisa, pois inspiração era o que não faltava, logo, para que artifícios inúteis? A genialidade é a grande viagem.
Luiz Antônio Alencar – Peninha - Eterno Big Brasa, músico e jornalista.