Conheça mais sobre Música Eletrônica

 

 

 

 

Música eletrônica (música eletrônica no Brasil) é toda música que é criada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos. Tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição. A forma de composição é geralmente intuitiva e muitas vezes pode ser feita até mesmo por pessoas com pouca experiência musical. Os softwares são desenvolvidos de forma a facilitar a criação das melodias e ritmos.

 

Por sua história passou de uma vertente da música erudita (fruto do trabalho de compositores visionários) a um elemento da música popular, primeiramente bastante relacionado ao rock e posteriormente discernindo-se como um estilo musical próprio (principalmente relacionado com a música popular nos sub-estilos considerados dançantes tais como o techno, acid, house, trance e drum 'n' bass, desenvolvidos a partir do auge da música disco no final da década de 1970). Atualmente existem várias ramificações do estilo, tanto eruditas como populares.

 

História

 

A história da música eletrônica tem influência do francês Pierre Schaeffer que, no final da década de 40, criou o musique concrète, onde a composição era feita a partir de ruídos gerados por toca-discos.

 

Em 1951, na Alemanha Ocidental, Hebert Eimert fundou o primeiro estúdio de música eletrônica do mundo. Em 1953, na cidade alemã de Colônia, foram apresentadas as primeiras composições deste novo estilo. No ano de 1956, Karlheinz Stockhausen foi o primeiro a juntar vozes humanas com sons eletrônicos.

 

A partir da metade da década de 50 vários estúdios especializados em música eletrônica foram abertos pela Europa. Em 1964, o norte-americano Robert Moog inventou o sintetizador, que a principio, foi utilizado para executar obras de Bach e depois foi incorporado pelas bandas de rock progressivo. O sintetizador passou a ser muito usado tanto na música eletrônica como em outros estilos.

 

Hoje, a música eletrônica se desenvolve simultaneamente pelo mundo inteiro e tem diversas ramificações. No Brasil, começou nos anos 70 com Jorge Antunes, Lelo Nazário, Conrado Silva e Florivaldo Menezes Filho.

 

Conheça alguns estilos da música eletrônica:

 

HOUSE MUSIC

 

Nos anos 80, os DJs de Chicago e Nova Iorque, com influências da mistura de disco e soul , passaram a incorporar a bateria eletrônica no som. O resultado foi pista lotada e uma nova música, o house, que é caracterizado por ser melodioso, com acordes de piano, vocais femininos e linhas de baixo movimentadas. O nome house vem do local que este estilo foi tocado pela primeira vez, a discoteca de Chicago "The Warehouse".

 

ACID HOUSE

 

Nos anos 80 foi inventado um sintetizador que alterava freqüências e emitia um som que foi denominado pelos DJs como acid. Ao misturar o acid com a música house, surgiu o Acid House, que se desenvolveu primeiro em Chicago e depois na Europa. Junto com esse estilo, começaram as festas rave, originalmente chamadas de acid parties, no verão de 87.

 

TECHNO

 

O techno surgiu na cidade de Detroit, onde grupos tornaram característico o som eletrônico gerado a partir de instrumentos analógicos. O techno foi influenciado por grupos como Kraftwerk, Parliament Funkadelic, Afrika Bambaataa e Cybotron, que criaram as bases da sonoridade eletrônica desse estilo. O techno é caracterizado por poucos vocais e se utiliza muito de ritmos e grooves repetidos. Mistura-se a esse estilo desde sons compostos com elementos da natureza até moto-serras e motores de avião. Na Inglaterra, o techno foi bem recebido e ganhou novas formas, misturado com o house, com o acid house, entre outros.

 

GOA TRANCE (PSY)

 

O goa trance surgiu em Goa, na Índia, dentro das festas psicodélicas da região. Este estilo é composto por diversas misturas musicais que vão do acid rock ao reggae e também com influências do techno e do trance. O goa trance sofreu algumas modificações que formaram o psychedelic trance, que é um pouco mais forte e rápido, mais ritmado.

 

BREAKBEAT

 

O breakbeat surgiu nos anos 80, principalmente da fusão de techno com hip-hop. É uma música que se caracteriza por samplers de ritmos como hip-hop, funk, rap e electro. No decorrer do som alteram-se as velocidades das batidas e formam-se os chamados breaks (pausas).

 

TRIP HOP

 

O trip hop surgiu em 1994. Caracteriza-se por ter a batida do hip-hop sem o vocal rap com efeitos eletrônicos, do jazz e do ambient.

 

DRUM N' BASS

 

No início era denominado jungle, com a base rítmica composta por samplers de hip-hop e reggae acelerados. No drum’n’bass o som predominante é o de instrumentos de percussão e de baixos prolongados. Este estilo pode ser misturado com outros ritmos, como bossa-nova e samba.

 

AMBIENT

 

É a música eletrônica feita especialmente para relaxar e descansar. Sua formas são principalmente melódicas e sutis.





Exibir todas as matérias da Central do Rock