Conheça a História dos Beatles!
Nota do Portal Messejana
Os Beatles formaram um grupo que revolucionou o mundo musical e vários conceitos no mundo inteiro e a presença dos Beatles atravessa gerações. A música do grupo consegue atrair fãs entre a juventude. Com a simplicidade de seu instrumental na época conseguiram verdadeiras façanhas. Com extrema capacidade de compor e possuidor de um conjunto vocal apurado e de excelente qualidade, todos os seus componentes foram músicos exímios e dotados de muita criatividade. Além disso, seus arranjadores foram excelentes e as produções fantásticas. Nos Anos 60, sob forte inspiração dos Beatles, vários conjuntos musicais apareceram no mundo inteiro. Em Fortaleza, por exemplo, vários dos grupos que tocavam muitas músicas dos Beatles, como Os Faraós e o Conjunto Big Brasa, este último de Messejana. O Portal Messejana com essa publicação presta uma homenagem a esses quatro músicos ingleses que marcaram história internacionalmente.
O Nome do Grupo
O grupo The Beatles, que foi um dos maiores fenômenos da música popular mundial, arrebanhou milhões de fãs de todas as idades em todo o mundo e, ainda hoje, anos após a extinção do grupo, continua sendo tocado no mundo inteiro, vendendo discos e fazendo novos fãs. Antes de se chamar The Beatles, nome que faz um trocadilho com beetles (besouro) e beat (que significa batida ou compasso ritmado), o grupo se chamou Johnny and the Moondogs, The Silver Beetles, The Silver Beats, The Silver Beatles e Beat Brothers. O nome Beat Brothers foi usado na turnê na Alemanha, quando gravaram com Tony Sheridan o compacto My Bonnie.
A Beatlemania
Enormes vendagens de discos, várias viagens de sucesso feitas aos EUA e o arrebatador sucesso de filmes como A Hard Day's Night (Os Reis do Iê, Iê, Iê) fizeram surgir o termo Beatlemania, que significava o fenômeno de popularidade do grupo de Rock dos 4 rapazes de Liverpool.
Conheça o mundo da Beatlemania!
A trajetória dos Beatles começou no The Cavern Club, em Liverpool, e depois tomou o rumo do sucesso mundial. Ao longo de apenas 8 anos, de 1962 a 1970 (veja a discografia inglesa completa), os Beatles mudaram para sempre a face do rock and roll, criando uma linguagem musical única e influenciando o comportamento da juventude de sua época, como ninguém havia feito antes. Esse fenômeno comportamental da década de 60 foi chamado de Beatlemania. Até hoje, nenhum outro grupo musical conseguiu reproduzir tal façanha. Depois de mais de 30 anos da divisão do grupo, as vendagens dos discos dos Beatles continuam incríveis. Últimos lançamentos, como o álbum The Beatles 1 ou Let It Be... Naked foram sucessos de venda, comprovando que a Beatlemania permanece viva, portanto... Viva a Beatlemania! Foi lançado em final de 2006 o álbum "LOVE", uma coletânea dos Beatles, produzida por George Martin e seu filho Giles.
O Começo - Tudo começou na cidade de Liverpool, na Inglaterra, onde nasceram todos os integrantes do grupo. No final da década de 50, John Lennon, que já havia montado uma banda com colegas de escola (The Quarrymen), convidou Paul McCartney para integrar-se ao grupo. Alguns anos depois, Paul McCartney chamou seu amigo de escola e guitarrista, George Harrison, enquanto que John chamou seu amigo Stu Sutcliffe para tocar baixo. Em 1960, Pete Best assumiu o cargo de baterista, que ocupou até ser substituído por Ringo Starr. Em 1961 a formação era John Lennon, George Harrison, Paul McCartney, Pete Best e Stuart Sutcliffe (que morreu de hemorragia cerebral em 10 de abril de 1961, em Hamburgo, na Alemanha). Com a formação John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, que se juntou ao grupo em agosto de 62, o grupo (the fab four) gravou o single Love Me Do, lançado em outubro de 1962, pela Parlephone (EMI). Brian Epstein, o empresário do grupo, foi quem havia descoberto o grupo, um ano antes, vendo-os tocar num pub chamado Cavern.
The Beatles
O Estilo de Cabelo - Até 1961 todos os integrantes dos Beatles, como era usual na época, usavam o cabelo penteado para trás (estilo James Dean). Na turnê
My Bonnie - O Primeiro Lançamento!
Em 5 de janeiro de 1962 houve o primeiro lançamento comercial de um disco com o crédito "The Beatles", foi o compacto simples "My Bonnie/The Saints". A versão alemã, lançada em outubro de 1961, durante a turnê em Harburgo, aparecia com o crédito "Beat Brothers", ao lado de Tony Sheridan. Nessa época, a formação ainda contava com Pete Best na bateria, pois Ringo só se juntaria ao grupo em agosto de 1962. Stuart Sutcliffe não participou das gravações, pois havia deixado o grupo em maio de 1961, e as gravações foram feitas em junho.
Love Me Do - O Primeiro Sucesso!
Em 5 de outubro de 1962, foi lançado na Inglaterra, sob o selo da Gravadora Parlophone e produção de George Martin, o compacto Love Me Do / P.S. I Love You (canções de McCartney e Lennon) , o primeiro sucesso dos Beatles. Gravado nos estúdios Abbey Road, em 11 de Setembro de 1962, em menos de 20 tomadas, esta foi a terceira sessão de gravações (as anteriores ocorreram em 06 de Junho e 04 de Setembro); mas valeu a pena, o single Love Me Do (assista o vídeo ao lado) atingiu o número 17 nas paradas da Inglaterra. Uma curiosidade é que nesta terceira sessão de gravações, George Martin substituiu Ringo Starr por Andy White. Ringo, além do pouco entrosamento com o grupo, pois tinha recentemente se juntado a ele, foi considerado com pouca experiência de estúdio para gravar e, neste dia, apenas tocou tamborim. Somente em 02 de Outubro, 3 dias antes do lançamento do compacto, é que os Beatles assinam contrato com o empresário Brian Epstein, por cinco anos.
O Grupo
James Paul McCartney - nasceu em 18 de junho de 1942,
John Winston Lennon - nasceu em 9 de outubro de 1940, no Hospital Maternidade de Oxford Street, em Liverpool. Seus pais se chamavam Julia e Alfred. Foi morto com 5 tiros, no dia 8 de dezembro de 1980, quando retornava ao Edifício Dakota, em Nova York, por um "fã" que, horas antes, havia lhe pedido um autógrafo.
Richard Starkey Jr (Ringo Starr) - na verdade chamava-se Richard Starkey Jr., nasceu em 7 de julho de 1940, na casa de seus pais Elsie e Richard, no endereço 9 Madryn Street, Liverpool.
George Harrison - nasceu em 25 de fevereiro de 1943, também na casa de seus pais, Louse e Harold, no endereço 12 Arnold Grove, Wavertree, Liverpool. Faleceu recentemente, vítima de câncer, em 29 de novembro de 2001, na cidade de Los Angeles (USA).
Os Beatles, com esta formação, gravaram seu primeiro disco, o compacto Love me Do, em 1962, e o último disco foi gravado em 1970, Let it Be. Veja mais detalhes na página Discografia e Biografia!
Biografia dos componentes
George Harrison
- Nascimento: 25 de Fevereiro de 1943 - Liverpool, Inglaterra. Morreu de câncer em 29 de novembro de 2001 - Los Angeles, Estados Unidos. Nasceu em Liverpool, sua mãe chamava-se Louise e seu pai, que era motorista de ônibus, Harold Harrison. George tinha dois irmãos, Peter e Harry e uma irmã, chamada Louise. Estudou na Escola Primária de Dovedale. Em setembro de 1954 tornou-se aluno do instituto de Liverpool. Seu interesse na música foi despertado com o crescimento do movimento skiffle, estilo particular de música que apareceu na Inglaterra nos anos 50, e que lá era chamado skiffle boom. Aos 13 anos, ganhou de sua mãe uma guitarra. George formou um grupo chamado Os Rebeldes, junto com seu irmão Peter e seu melhor amigo Arthur Kelly. Quando George deixou o Instituto de Liverpool, foi procurar emprego e chegou a trabalhar como eletricista, mas seu interesse pela música continuava. Tentou, sem sucesso, juntar-se ao grupo Alan Caldwell's Texans (mais tarde Rory Storm, The Hurricanes). Mais tarde, juntou-se ao Les Stewart Quartet, no Lowlands Club, West Derby. George já conhecia muita gente no mundo da música, inclusive um rapaz, também do Instituto, que encontrou a primeira vez no ônibus para a escola, chamado Paul McCartney. George assistiu a vários shows do Quarry Men, grupo de Paul e John. Ken Brown, membro do Les Sterwart Quartet, teve uma discussão com Stewart, o que fez com que George e Ken fossem se juntar a Paul e John, em Agosto de 59, no novo The Quarry Men, cuja formação era: John, Paul, Ken e George. Pouco tempo depois, Ken abandona o grupo. Em 1960, já com Pete Best como baterista, o grupo se chamava The Beatles.
John Lennon
Nascimento: 9 de outubro de 1940 - Liverpool, Inglaterra. Foi morto no dia 8 de dezembro de 1980, na entrada do edifício Dakota, em Nova York, Estados Unidos.
John Lennon nasceu em Liverpool, em 1940, em plena segunda guerra mundial e não teve irmãos. Seus pais chamavam-se Julia e Alfred Lennon. John pouco viu seu pai que, trabalhando em navio, ficava longos períodos ausentes. Sem uma apropriada condição de criar o filho, Julia o deixou, ainda pequeno, aos cuidados de sua irmã Mary (casada com George Smith),
Paul McCartney
Nascimento: 18 de junho de 1942 em Liverpool, Inglaterra. Paul McCartney nasceu
Ringo Starr
Nascimento: 7 de julho de 1940 - Liverpool, Inglaterra. Filho de Elsie e Richard Starkey, seu verdadeiro nome é Richard Starkey Jr. Como tinham o mesmo nome, pai e filho eram chamados de Big Richie e Little Rich. Seus pais se separaram em 1943, e Ringo (este apelido foi-lhe dado somente no final da década de 60, por Rory Storm, músico com quem, no futuro, Ringo faria parceria) foi morar com sua mãe, ainda em Liverpool. Ringo foi estudar na escola primária de St. Silas, onde começou a ter problemas de saúde que afetariam seu desenvolvimento escolar. Aos 6 anos de idade, foi internado com apendicite. Esteve em coma por dois meses e foi submetido a diversas cirurgias. Após sair do coma ainda permaneceu alguns meses mais no hospital. Sua mãe conheceu um pintor e decorador chamado Harry Graves, com quem veio a se casar. Em 1953, quando Ringo tinha 13 anos de idade, teve mais um problema grave de saúde. Uma gripe complicou e ele teve de ser internado mais uma vez no hospital. A doença causou uma complicação maior de pulmão e ele teve que ser transferido para o Hospital de Crianças em Heswall, em Wirral, onde ficou até 1955. Mais tarde, quando saiu do hospital, já restabelecido, arranjou emprego como entregador, barman e foi trainee na Henry Hunt e Filhos, com seu vizinho, Eddie Miles, com quem mais tarde, em 1957, formaria o grupo musical Eddie Clayton Skiffle Group, com mais três empregados da Hunt. Foi o padrastro de Ringo quem lhe comprou uma bateria usada, permitindo-lhe desta forma seu desenvolvimento profissional, foi quando entrou para o grupo Darktown Skiffle. Em março de 1959 ingressou no Al Caldwell’s Texans, cujo nome foi depois mudado para Rory Storm & The Hurricanes. Usando o nome Jazzmen foram tocar na The Cavern, porém, foram multados pelo dono por cantarem "Whole Lotta Shakin’ Goin’ On", pois Rock’n Roll não era permitido naquele Clube, naquela época. Foi Rory Storm quem deu o apelido de Ringo Starr para Richie. Em 1960, The Hurricanes faziam muito sucesso e, nesta mesma época, surgia outra banda de peso: The Beatles. Numa viagem para Hamburgo, onde The Hurricanes foi tocar, conheceu e fez amizade com os integrantes dos Beatles, que lá também estavam tocando. Uma curiosidade é que os Hurricanes foram mais bem pagos do que os Beatles. Mas foi apenas em agosto de 1962, que Ringo Starr passou a integrar os Beatles. Isto porque John, Paul e George não queriam mais o baterista (renomado e tido como um dos melhores) Pete Best, por outro lado, já conheciam e gostavam de Ringo. À partir desta data, estava formado o quarteto que revolucionaria o comportamento do mundo através da música, The Beatles.
Beatlemania!
Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |