1ª Marcha pela Paz e Contra o Crack
O OBJETIVO – Paz e Luta contra o Crack

A 1ª Marcha pela Paz e contra o Crack em Messejana foi realizada no dia 21 de março de 2010 e obteve pleno sucesso. O evento, organizado pelo Instituto Paulino Rocha e Associação Brasileira de Assistência aos Dependentes Químicos (ABRADEQ), contou com o apoio da Assembléia Legislativa, Câmara Municipal de Fortaleza, Instituto Jader Alencar e Instituto Portal Messejana.
Estiveram presentes várias comunidades da Grande Messejana, representantes de associações, parlamentares, líderes comunitários, escolas, Instituto Jader de Alencar e Instituto Portal Messejana, Grupo de Apoio e Mensagem ao Adolescente Carente, dentre outras entidades.
A concentração para o início da passeata ocorreu no estádio Walter Lacerda. A caminhada teve seu trajeto pelas ruas centrais de Messejana, finalizando na praça da matriz. Vários representantes do povo tiveram a oportunidade de passar a sua mensagem de alerta e paz para todos os presentes.
Os pronunciamentos foram iniciados pela suplente Toinha Rocha, que foi a organizadora do evento, deixando sua mensagem de Paz, e pedindo que os representantes que fizessem a sua parte, pois a violência e drogas em Messejana precisam ser combatidas. Em seguida a palavra do terapeuta Dr. Carlos Dantas, presidente da ABRADEQ, que desde 1992 trabalha com dependentes químicos, com campanhas preventivas nas escolas e comunidades.
Na oportunidade foi mantido um minuto de silencio em homenagem às vítimas do crack em Messejana, após o que o Adailton Brandão, sub-inspetor da Guarda Municipal, executou algumas músicas ao violino.

O deputado e médico Dr. Fernando Hugo, passou sua mensagem acrescentando ao conteúdo a palavra de um médico amigo, como profissional da medicina que é há longo tempo e conhecedor da comunidade messejanense, alertando que não tem vacina para as drogas, e sim um único remédio, você não experimentar, pois o vício vem no 1º trago. O deputado federal Eugênio Rabelo reportou-se a projetos referentes a esta campanha existentes
ALERTA SOBRE O CRACK
O crack é uma droga que atinge em cheio as populações em todo o Brasil. O crack deriva da planta de coca, é resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em grãos que são fumados em cachimbos.
O surgimento do crack se deu no início da década de 80, o que possibilitou seu fumo foi a criação da base de coca batizada como livre.
O consumo do crack é maior que o da cocaína, pois é mais barato e seus efeitos duram menos. Por ser estimulante, ocasiona dependência física e, posteriormente, a morte por sua terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco. Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima. A dependência se constitui em pouco tempo no organismo. Se inalado junto com o álcool, o crack aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial o que pode levar a resultados letais.
Além da cobertura realizada pela equipe de reportagem do Portal Messejana (filmagem e fotos) estiveram presentes equipes de emissoras de televisão locais, como a TV Jangadeiro e TV Diário.