Manifestação às margens da
Lagoa de Messejana – “Amigos da Lagoa”

 

 

 

Mais um movimento em prol de melhorias na Lagoa de Messejana foi realizado dia 13 de agosto de 2011, às margens da própria lagoa, ao lado da Avenida Frei Cirilo, em Messejana.

 

A “blitz” intitulada “Amigos da Lagoa, não vamos desistir” foi montada próxima à estátua de Iracema e o antigo Tremendão e teve como objetivo defender a Lagoa de Messejana contra os abusos e maus-tratos que vem sofrendo ao longo dos anos através da conscientização das pessoas que passaram pelo local, de carro, de ônibus, de bicicleta ou simplesmente a pé.

 

O movimento foi organizado pelo empresário e morador de Messejana Santos Ramalho, apoiado por algumas empresas e pelo Portal Messejana.

 

Foi um verdadeiro alerta para os pedestres e transportes que transitavam por toda aquela área e também um marco do início do projeto Amigos da Lagoa. Na ocasião os participantes distribuíram folders, camisas e brindes para a comunidade e abordaram também moradores da área para dar informações sobre o movimento que está iniciando, com o objetivo de ser criada uma associação que ficaria exclusivamente como defensora e cuidadora deste belo cartão postal de Messejana, que hoje o vandalismo toma conta.

 

PRINCIPAIS E SÉRIOS PROBLEMAS

 

A Lagoa de Messejana, como todos conhecem, deveria ser mais um cartão postal de Fortaleza. Entretanto o que se observa são problemas gerados pela ação de vândalos, pichadores (as placas que rodeiam a passarela da Lagoa estão completamente sujas – ver galeria de fotos) e pessoas que destroem constantemente o que o poder público reforma, ou seja, a cada pequena reforma ou limpeza, se segue ações de vandalismo que picham a Estátua de Iracema, jogam detritos na Lagoa e alguns mesmo tentam fazer construções irregulares, contra totalmente o que prega o ambientalismo a as ações de proteção ambiental. A esse respeito a redação do Portal Messejana foi informada de que a construção irregular (foto ao lado) continua e colocará à prova mais uma vez a ação dos órgãos públicos responsáveis pela área.

 

Em diversas entrevistas a população manifestou a insegurança na área, em razão de falta de segurança, por pouco policiamento e os constantes assaltos na área. Ainda há locais onde se reúnem usuários de drogas e prostituição.

 

ENTREVISTAS COM A POPULAÇÃO

 

O Portal Messejana apoiou o evento e entrevistou vários moradores de Messejana, registrando as reportagens em vídeos que serão exibidos neste site e também no Canal Youtube do Portal Messejana. Os entrevistados manifestaram sua opinião sobre o descaso, sobre a falta de segurança, ações de vandalismo e maus tratos que hoje se encontra em toda aquela área. Muitos moradores da área fazem caminhadas na passarela da lagoa e reclamam dos frequentes assaltos e da faltra de uma guarda municipal para protegê-los e também ao patrimônio público, preservando a beleza da Lagoa de Messejana. 

A LAGOA DE MESSEJANA

 

A Lagoa de Messejana é descrita em inúmeras publicações e faz parte da história de Messejana. Merecia, sem dúvida, um tratamento melhor e porque não dizer um aproveitamento turístico de toda a área, como se faz em todo o Brasil afora onde as autoridades têm uma percepção maior do que as daqui do Ceará. Entretanto os problemas com a manutenção de limpeza da lagoa e os cuidados com a Estátua de Iracema estão novamente em pauta. 

 

A ESTÁTUA DE IRACEMA

 

A Estátua de Iracema, que recentemente recebeu uma reforma, já está novamente pichada e foram retiradas partes do monumento por vândalos. Isso indica claramente a necessidade de uma guarda municipal diuturnamente no local, caso o poder público deseje manter a ordem e a beleza de toda a área e deste monumento que bem representa o Ceará e Fortaleza.

A falta de fiscalização e de penalidades para os pichadores e vândalos, pertencentes à própria sociedade, faz com que a situação se torne cada vez mais difícil. O caminho seria a educação, a cidadania, mas acompanhado de uma fiscalização enérgica do poder público. A tradicional lança, usada pela índia nos romances de José Alencar, que era carregada pela mão direita da escultura, simplesmente sumiu, segundo os frequentadores do local. A bomba d´água que banhava a Iracema não funciona mais, os moradores da região não sabem se está quebrada ou foi roubada.

 

MANIFESTAÇÕES ANTERIORES

 

Conforme escreveu o médico e cidadão messejanense Francisco Parente, “Por onde andará o nosso Gerente Regional? De quem se trata? Qual o forasteiro que ocupa desta vez o posto de comando administrativo de nosso bairro? Será que alguma vez pensou sair de seu gabinete com ar-condicionado e caminhar a pé pelas calçadas desfiguradas, esburacadas, ocupadas algumas por ambulantes? Ora, as pessoas que se danem e que andem pelo asfalto, também esburacado, e com esgotos a céu aberto permanentes... A estátua foi cena digna de ser vista, apreciada. A população se deliciava com o banho da índia, quanta beleza emoldurada pela iluminação moderna, que refletida nas águas, dava uma sensação de orgulho ímpar, contemplativo. Pouco durou. Como estrutura permanece a estátua cega, sem brilho, sem banho, sem iluminação, desprezada, mergulhada nas águas sujas, fétidas e poluídas da atual Lagoa. O que foi decantado está esquecido e mal tratado. A urbanização realizada pouco durou. O vandalismo se fez presente por falta da vigilância municipal. Os esgotos se mantêm ativos, drenando dejetos, infectando seu leito num total abandono de quem deve fiscalizar e punir infratores. A beleza deu lugar ao descaso. Nada funciona”.  E concluiu: “Messejanenses, não podemos nos omitir! Aqui nascemos, temos famílias que cresceram e permanecem. Este é o nosso lugar. É necessário que tenhamos condições salubres para uma vida melhor”.

 

REGISTRO FOTOGRÁFICO

 

As fotografias da “blitz” Amigos da Lagoa, obtidas pela reportagem do Portal Messejana, mostram aspectos da Lagoa de Messejana, Estátua de Iracema, pontos de sujeira, placas pichadas na passarela e participantes do evento, tanto dos organizadores, como dos entrevistados.

 

 

Veja fotos

 

Blitz Amigos da Lagoa de Messejana

 

Veja também artigos relacionados:

 

Lagoa de Messejana – Situação de Descaso

 

Lagoa de Messejana – Qual?

 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 

 





Exibir todas as reportagens e textos sobre Messejana