A Fazenda Canaã, em Balsas
e a Ilha do Amor
Balsas é uma cidade em franco desenvolvimento, uma das principais do Estado em termos de arrecadação, pelo cultivo de soja, principalmente. É um lugar que não dá para se descrever facilmente, é preciso conhecê-la e vivenciar seus encantos.
A cidade de Balsas é cortada pelo rio de mesmo nome, único afluente da margem esquerda do rio Parnaíba, com cerca de 510 km, com influência sobre o sul do vizinho estado do Piauí. Já teve os nomes de Santo Antônio de Balsas e Vila Nova. Sua economia se destaca pela forte indústria de grãos, com grande destaque para a soja, sendo um dos maiores produtores do Nordeste, além de indústrias extrativas de óleo de babaçu, transformação do buriti e fibras de palmáceas, como o tucum.
Atrativos
O Rio das Balsas como era chamado, é o maior objeto de turismo do município, além da beleza límpida de suas águas que encanta os olhos, é um local de lazer, esporte e encontros das pessoas que vivem
A FAZENDA CANAÃ E A ILHA DO AMOR
A equipe do Portal Messejana foi convidada gentilmente para passar dois dias na Fazenda Canaã, pertencente aos irmãos Júnior, Elísio e Chico Coelho, os quais nos proporcionaram mais conhecimentos das belezas naturais e dos encantos que o Rio Balsas oferece, com inúmeras ilhas. Em diversos barcos foram feitos passeios pelo rio, a animada descida de pessoal em bóias e até mesmo um churrasco em uma das distantes ilhas, com direito a apreciar a descida no rio das “balsas” (embarcações feitas de buriti, madeira nativa), com vários turistas e pessoal local, todos se divertindo muito, com “música a bordo” e tudo que tem direito (ver fotos em Turismo, na Galeria Brasil do Portal Messejana, e no canal Youtube do Portal Messejana - vídeos).
Ainda em Balsas o Portal Messejana participou de dois grandes eventos. O II Encontro dos Filhos e Amigos de Balsas, realizado no dia 23 de julho, e de um Grande Encontro de Parentes e Amigos, na residência do casal Carlomagno - Carló e Teresa Maia. Na oportunidade vários músicos talentosos das famílias e dos amigos se apresentaram e fizeram um show à parte.