A Área “Q” e os Objetos Voadores não Identificados (OVNIs) em Quixadá - Ceará

 

 

 

 

O Instituto Portal Messejana continua enviando suas equipes para registrar os melhores pontos de interesse turístico e fornecer as melhores dicas sobre o que temos de mais interessante no Ceará.

 

Nesta matéria é destacado o Município de Quixadá, por ser uma cidade famosa por vários aspectos. Um deles é ser a cidade de nossos escritores: Raquel de Queiroz e Jáder de Carvalho. Outro aspecto prende-se ao fato de que no referido município houve vários relatos sobre a aparição de OVNI’s (Objetos Voadores Não Identificados).

 

O MUNICÍPIO DE QUIXADÁ

 

Quixadá é um município brasileiro do Estado do Ceará localizado na Mesorregião dos Sertões Cearenses. Uma de suas características mais marcantes são formações rochosas, os monólitos, nos mais diversos formatos que "quebram" a aparente monotonia da paisagem sertaneja.

 

O nome Quixadá é uma palavra derivada de alguma das línguas indígenas faladas no território cearense antes do descobrimento, presume que o nome vem da tribo Tapuia dos Quixaras, também conhecida com Quixadás. Segundo Carl Von Martius, é derivado de Quixeurá, que significa “Oh”! Eu sou o Senhor, tendo-se corrompido em Quixadá. Os antigos habitantes falavam em Curral de Pedra, haja vista a localização da cidade que de fato, está cercada de pedras.

 

Os solos são pouco profundos em sua maior parte, e têm como principal característica encharcar na estação chuvosa e ressecar facilmente nos períodos de estiagem. Os lençóis de água são geralmente salinizados devido às características geológicas da região.

Outra importante atividade para o comércio municipal de Quixadá é a realização de feiras que ocorrem em dias específicos. Feiras de animais no Parque de Exposição no bairro do Campo Novo, de frutas nas proximidades do Terminal Rodoviário, e diariamente de frutas e utilidades domésticas,

E a Expoece, tradicional feira de caprinos e ovinos, que é considerada uma das maiores do Ceará e uma das mais importantes do Nordeste.

 

O município possui cinco instituições de ensino superior e uma de ensino técnico. Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Unidade acadêmica da UECE), que oferece os cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Faculdade Católica Rainha do Sertão, que oferece os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Sistemas de informação e Teologia.

 

Turismo

 

A equipe fez um roteiro de passeios, indicado por um guia turístico, isto é, locais mais procurados pelos visitantes. Pois        Quixadá possui vários pontos turísticos, embora pouco explorados. O município apresenta grande potencial em atividades turísticas, especialmente para o ecoturismo devido à beleza de suas paisagens, para a prática de esportes radicais como vôo livre (parapente e asa-delta), off - road, trekking, montanhismo e rapel.

 

A ÁREA “Q”  

 

O município de Quixadá é hoje  conhecido internacionalmente pelos relatos de aparições de Objetos Voadores Não Identificados. Por essas ocorrências de OVNIS inspirou o filme, “Área Q” que foi gravado no próprio município de Quixadá. Além de outros filmes famosos como: “O cangaceiro Trapalhão”, “O Quinze”, de Rachel de Queiroz.

 

A equipe do Portal Messejana fotografou os locais relatados e mostrados pelo filme. Os cenários dos relatos (região dos monólitos) são impressionantes e a população local guarda as histórias sobre os diversos casos de aparições de OVNIS e abduções. (Ver galeria de fotos no final da matéria). 

 

O FILME “ÁREA Q”

Depois do sucesso da estréia nas salas de cinema de 14 capitais brasileiras, o longa-metragem “Área Q” - uma coprodução Estados Unidos/Brasil que foi 90% filmado no sertão cearense – o filme foi exibido em praça pública em três municípios do interior do Ceará, como forma de mostrar à população o resultado alcançado depois de mais de dois anos do fim das gravações na região. No ano de 2009, os dois primeiros abrigaram as locações do longa, que teve como base inspiradora os relatos de avistamentos de Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs), contatos imediatos e abduções na região.

Área Q” traz paisagens belas e únicas do sertão cearense, tendo envolvido cerca de 300 pessoas durante sua produção, entre atores e equipes técnicas e de apoio, em um intercâmbio que envolveu profissionais brasileiros e norte-americanos. O envolvimento da população local, entusiasmada com a possibilidade de ver nas telas do Brasil inteiro imagens de suas cidades, foi fundamental para o sucesso do filme, que entrou em circuito comercial no dia 13 de abril de 2011. Por se tratarem de municípios que ainda não têm cinema, a solução encontrada pela equipe de produção foi montar uma estrutura na praça principal de cada cidade e, assim, possibilitar o acesso gratuito à obra.

O filme traz elementos de ficção-cientifica e espiritualismo para contar a história de Thomas Mathews (interpretado pelo ator norte-americano Isaiah Washington, um conceituado repórter cuja carreira entra em declínio depois do desaparecimento de seu filho. Seu chefe e amigo, Dylan, a fim de ajudar, oferece a ele um projeto especial para o qual Thomas terá de viajar para o Brasil a fim de investigar casos de avistamentos de OVNIs e abduções. No local, o jornalista irá encontrar figuras com histórias impressionantes, como João Batista (o ator Murilo Rosa), um sertanejo local que tem muitas explicações sobre o que tem ocorrido naquela região e acima de tudo sobre o seu filho. Inicialmente, Thomas resiste em acreditar no que tem testemunhado. Mas, aos poucos, vai perdendo o ceticismo diante dos eventos inexplicáveis que irá presenciar. O elenco conta com os atores globais Murilo Rosa e Thania Khalil, Ricardo Conti no papel de "Eliosvaldo" e com os atores cearenses Karla Karenina, Haroldo e Hiramisa Serra e Rodger Rogério, entre outros.

AÇUDE DO CEDRO

 

Foi um dos roteiros iniciais da visita da equipe do Portal Messejana.O Açude foi umas das primeiras grandes obras de combate à seca realizadas pelo Governo Brasileiro. A ordem de construção foi dada por D. Pedro II em decorrência do grande impacto social provocado pela seca de 1877 - 1879.

 

Foi construído sobre o leito do rio Sitiá. Sua capacidade é de 126 milhões de metros cúbicos, o que o posiciona como o 7º maior reservatório de água do Ceará.

 

Este açude possui quatro barragens: a Principal, a do Sul,a da Lagoa do Forges e a do vertedouro. Estas barram as águas do rio Sitiá e dos riachos: Macambira, Verde, do Socorro, do Cabo, Guaribas, Caracol e entre outros riachos da região.

 

A grade de ferro que compõe a varanda, sobre a barragem Principal foi totalmente importado da Inglaterra e a cerâmica desta foi importada de Portugal.

 

O Açude do Cedro dispõe de locais para banho, pescaria e para prática de esportes náuticos, além de ser a fonte de água para uma extensa rede de canais para irrigação, a primeira construída no Ceará. O açude também é importante fonte hídrica para o abastecimento do município.

 

Hoje o açude se encontra em um nível bem baixo de água, devido a falta de chuvas. Podemos observar e registrar, o número de turistas que continuam visitando a beleza do açude, com um visual belíssimo dos monólitos. 

 

CHALÉ DE PEDRA

 

O Chalé da Pedra foi à segunda parada da equipe do Portal. Na praça da cultura, no centro da cidade considerada um dos centros de atrações. Por ser a praça em homenagem a escritora Raquel de Queiroz, e ter sido também roteiro do filme gravado na região, “Área Q”.

 

Construído por Fausto Cândido de Alencar na época situado no centro de uma lagoa. A planta foi copiada de uma construção existente ao fim da parede do Cedro, planejada e edificada por Dr. Revy, o engenheiro inglês que iniciou a construção daquele açude. Serviu de residência aos familiares de Fausto Cândido e nele funcionou a Loja Maçônica de Quixadá, uma vez que seu proprietário pertencia a esta. Atualmente, é circulado pela pelo Centro Cultural Rachel de Queiroz, sede da Fundação Cultural.

 

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA IMACULADA RAINHA DO SERTÃO

 

A equipe do Portal messejana visitou também uma das mais belas atrações religiosas e turísticas, digna de ter uma reportagem exclusiva para uma beleza exuberante no alto de um monólito, com a VIA SACRA percorrendo o monólito até o alto do morro.

 

Sob as bênçãos de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, o Santuário atrai fiéis e devotos de todos os lugares do Brasil. É localizado na Serra do Urucum, aproximadamente a 12 km da sede do município. E conta com uma estrutura completa de restaurante, auditório para reuniões, casa de repouso e uma rampa onde se pratica o vôo livre. o turista é surpreendido por estátuas de aproximadamente 1,80 m de altura retratando as sete estações da Paixão e Ressurreição de Cristo. Veja matéria exclusiva.

 

Encerrando nossa visita percorremos grande parte do município, onde ficam os monólitos principais da área considerados pontos turísticos da região, como: Pedra do Cruzeiro, Lagoa dos Monólitos, e os principais locais onde foi gravado cenas do filme “ÁREA Q” .

 

Galerias de fotos

 

 

Quixadá, terra dos monólitos - Clique aqui!

Açude do Cedro, em Quixadá - Ceará

Chalé de Pedra, em Quixadá - Ceará

Santuário de Nossa Senhora Rainha do Sertão, Quixadá - Ceará

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 





Exibir todas as matérias sobre Turismo