Rota das Falésias mescla diversão, natureza e cultura
Variadas opções de passeios e esportes náuticos, aliadas às vocações de cada cidade, compõem o roteiro, formado por
A Rota das Falésias
Ao longo de
O artesanato típico é uma das atrações para os visitantes que percorrem a Rota das Falésias. Como o próprio nome deixa claro, as falésias compõem o cenário da maioria das praias, com longas faixas de areias brancas e vastos coqueirais. O roteiro também oferece condições ideais para a prática de esportes náuticos, como windsurfe, kitesurf e voo livre, devido aos ventos constantes.
Além disso, o turista terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da rica história das pequenas cidades. "O visitante pode entrar em casarios históricos e igrejas e se encantar com o rico artesanato tradicional das rendas de bilro, palha da carnaúba, cerâmicas e areias coloridas", indica Ana Carla Luna Ramos.
E não termina nisso. A hora das refeições é outro espetáculo. As cidades da região são conhecidas pela maravilhosa culinária à base de peixes e frutos do mar.
Desde a idealização da rota, o Sebrae atua na região com ações de incentivo à melhoria da infraestrutura, além de apoio à comercialização e à capacitação das empresas. "Essa rota foi pensada para contribuir com o desenvolvimento do território e promover a competitividade dos empreendimentos turísticos, por meio da qualificação e da comercialização desse produto", detalha Ana Carla Luna Ramos.
Um dos principais benefícios desse trabalho conjunto foi o estabelecimento de um calendário de eventos, aproveitando as vocações de cada cidade: o Festival da Lagosta, em Icapui, o Festival da Sardinha, em Cascavel (Praia da Caponga), a Pindorecana, em Pindoretama, o Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati e o Festival do Atum,
Instituto Portal Messejana e Máxi Vídeo Produções