O que visitar no Ceará além das praias?
Você sabia que o Ceará abriga um paraíso natural que já foi lar de ursos no passado? O Ceará abriga serras, sertões e outras paisagens de tirar o fôlego. E não podemos esquecer as belas trilhas e mirantes para observar a natureza, os pássaros... Uma informação é certa: você pode se encantar com muitos destinos cearenses que estão longe do litoral.
Confira abaixo alguns destinos no Ceará, localizados na Serra de Ibiapaba
A Serra de Ibiapaba faz divisa entre os Estados do Ceará e Piauí. Tianguá é a cidade que fica mais perto da divisa entre o Ceará e Piauí. De lá podemos acessar Ubajara, um dos destinos mais atraentes da Serra. Além das praias paradisíacas, o Ceará abriga serras, sertões e outras paisagens de tirar o fôlego. Aqui na terrinha, a cultura e a história ancestral também estão presentes, passadas de geração para geração através de uma boa história oral ou em um prato delicioso. E não podemos esquecer as belas trilhas e mirantes para observar a natureza, os pássaros... Uma informação é certa: você pode se encantar com muitos destinos cearenses que estão longe do litoral.
1 – Gruta de Ubajara
Apesar de ser lembrado pela praia e pelo sol, o Ceará também abriga um paraíso natural que já foi lar de ursos no passado e hoje tem uma gruta grandiosa como destino turístico. Estamos falando do Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, onde fica localizada a Gruta de Ubajara, atrativo famoso de cerca de 1,2 quilômetros acessado por um passeio de bondinho elétrico.
Seu percurso de visitação conta com aproximadamente três quilômetros, com duração de cerca de 40 minutos, sendo obrigatória a presença de um dos guias credenciados pelo Parque Nacional de Ubajara. No passeio, o visitante conhece mais sobre a formação da gruta, história local e a história e lendas dos povos que habitaram a região, como os Tabajaras.
Para viajar a cidade, localizada a cerca de 320 quilômetros de Fortaleza, são cerca de cinco horas de estrada desde a capital. O parque está entre os menores do país em área, mas é rico em belezas e história e tem entrada gratuita. No local, além de conhecer a gruta, o visitante também pode percorrer trilhas na mata, admirar mirantes, cachoeiras e conhecer sobre a fauna e flora locais.
2 – A Bica do Ipu
Ainda na Serra de Ibiapaba, temos a Bica do Ipu, com sua cachoeira "véu de noiva" na Região da Ibiapaba do Ceará sempre é uma boa opção para quem quer "fugir" das praias. A bica localizada na cidade de Ipu é a maior queda d’água da região, com 130 metros de altura. Ela fica em uma Área de Proteção Ambiental (APA), que compreende áreas de encostas, setores mais elevados da serra e as nascentes dos Riachos Ipuçaba e Ipuzinho. A área abrange uma área de 3.484,66 hectares.
A vegetação é típica de Mata Atlântica e é representada, principalmente, por espécies como o ipê, buriti, babaçu, ingazeiras, jatobá e bromélias. Na bica, além de apreciar a vista e tomar um banho, você pode aproveitar a culinária da região, já que há botecos e restaurantes próximos.