Motivos humanos para se gloriar
Gilson Moreira

O texto da escritura santa nos dá a conhecer os privilégios que Saulo, cidadão romano, com autoridade concedida pelo império, portanto com "motivos humanos para se gloriar", escolhe e se interessa pela construção de um mundo novo, abandonando todas as regalias do reino dos homens para tornar-se o apóstolo Paulo e propagar o reino de Deus até os confins do mundo. Na carta aos filipenses, São Paulo detalha a sua vida anterior onde aparentemente tinha tudo para ser feliz, com todos os aparatos da riqueza e do poder, revestido de condecorações gloriosas pela sociedade e no encontro pessoal com Jesus veio à plenitude da harmonia, da paz, da felicidade, que somente o espírito da verdade poderia oferecer.
O exemplo do apóstolo dos gentios merece ser refletido por todos nós, que estando revestidos de qualquer poder riqueza, nos achamos acima de tudo, até mesmo comparados ao próprio Deus que é o supremo criador do universo e tentamos rotular, e decifrar até sermos surpreendidos e conscientizados de que sem Deus, os bens materiais não preenchem os vazios existenciais. Sem dúvida. Podemos afirmar que cedo ou tarde, o citado vazio abaterá os corações soberbos e somente poderão triunfar as pessoas que, a exemplo de São Paulo, decidiram centralizar a vida na misericórdia divina, como a opção mais feliz para uma existência baseada nos princípios sugeridos pelo próprio Deus.
"Em Deuteronômio 30 temos a explicação inspirada que nos revela: "Hoje tomo o céu e a terra como testemunhas contra vós; eu te propus a vida ou a morte, a bênção ou a maldição". Escolhe, pois, a vida para que vivas tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando – te a ele”.
Penso que essas passagens bíblicas falam por si mesmas e não podem ser anuladas e concluo com um versículo da epístola de São Paulo aos filipenses, Fl4, 7: "Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações mediante a oração, as súplicas e a ação de graças”.
E-mail: programavidanova@yahoo.com.br
FM Dom Bosco 96.1 – Aos domingos – 15 horas.