Cataratas do Iguaçu

 

 

 

 

As Cataratas do Iguaçu foram eleitas dentre as Novas Maravilhas Naturais do mundo. Elas estão na fronteira entre o Brasil e a Argentina. É o destino mais procurado pelos turistas que visitam Foz do Iguaçu. Conhecida mundialmente, pelas suas belezas. Você poderá conhecer as Cataratas do Iguaçu tanto por Foz do Iguaçu (lado brasileiro), quanto por Puerto Iguazú (lado argentino), cada um com suas belezas e surpresas. No "lado brasileiro", as Cataratas do Iguaçu encontram-se dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no "lado argentino" estão dentro do Parque Nacional Iguazú.

 

A área das Cataratas do Iguaçu (em espanhol: Cataratas del Iguazú) é um conjunto de cerca de 280 quedas de água no Rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais, correspondem a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

 

O Parque Nacional argentino foi criado em 1934; e o Parque Nacional brasileiro, em 1939, com o propósito de administrar e proteger o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor. Os parques tanto brasileiro como argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. Desde 2002 o Parque Nacional do Iguaçu é um dos sítios geológicos brasileiros

 

A maioria dos visitantes alcançam as quedas do lado argentino através da cidade de Puerto Iguazú. O Brasil (e também o Paraguai) exige dos cidadãos de alguns países que entram pela Argentina a obtenção de vistos, o que é demorado. Por exemplo, os visitantes da América do Norte que vêm da Argentina para ver as cataratas do lado brasileiro devem solicitar pessoalmente um visto no consulado brasileiro na cidade argentina de Puerto Iguazú.

 

Existem dois aeroportos internacionais perto das Cataratas do Iguaçu: o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU) e o Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú (IGR). Ambos os aeroportos estão a vários quilômetros das Cataratas do Iguaçu e das cidades vizinhas de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Puerto Iguazú, na Argentina. A LAN Airlines e a Aerolíneas Argentinas tem vôos diretos a partir de Buenos Aires e várias companhias aéreas brasileiras como a TAM, Gol, Azul e WebJet oferecem serviços das principais cidades brasileiras até Foz do Iguaçu.

 

ACESSO

 

As quedas podem ser alcançadas a partir das duas principais cidades dos dois lados das cataratas, Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, no Brasil, e Puerto Iguazú, na província de Misiones, Argentina, bem como a partir de Ciudad del Este, no Paraguai, do outro lado do rio Paraná. As quedas são compartilhadas pelo Parque Nacional Iguazú (Argentina) e pelo Parque Nacional do Iguaçu (Brasil). Os dois parques foram designados Patrimônio Mundial da UNESCO em 1984 e 1987, respectivamente.

 

No lado brasileiro, existe uma passarela ao longo do cânion com uma extensão para a base inferior da Garganta do Diabo. Há um passeio de helicóptero que pode ser contratado pelos turistas e oferece vistas aéreas das quedas estão disponíveis apenas no lado brasileiro. Há uma taxa de entrada para o parque. Ônibus gratuitos frequentes são fornecidos para vários pontos dentro do parque. A cidade de Foz do Iguaçu está a cerca de 20 km de distância e o aeroporto está entre o parque e a cidade.

 

O acesso pela Argentina é facilitado pelo Trem Ecológico. O trem leva os visitantes diretamente para a entrada da Garganta do Diabo, bem como as trilhas superiores e inferiores. O Paseo Garganta del Diablo é uma trilha de um quilômetro de comprimento que leva o visitante diretamente sobre as quedas da Garganta do Diabo. Outras passagens permitem o acesso ao trecho alongado de quedas do lado argentino e á balsa que liga a ilha de San Martin.

 

Passarelas das cataratas visto do lado brasileiro.

 

As Cataratas do Iguaçu estão participando da campanha mundial de escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza, organizada pela Fundação New 7 Wonders. As cataratas estão entre as 28 finalistas da campanha, que deve durar até 2011 quando deve ser atingido o número de 1 bilhão de votos. Outra concorrente brasileira no concurso é a Floresta Amazônica. Em fevereiro de 2009, foi a quinta classificada no Grupo F, a categoria de lagos, rios e cachoeiras.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

- Existe uma tarifa de entrada, veja as tarifas no site oficial.

- Tarifas diferenciadas conforme a idade e procedência.

- Tarifa não inclui os passeios adicionais e opcionais.

- Confira sempre os horários de funcionamento do Parque.

- Site oficial: www.cataratasdoiguacu.com.br

- Para ir às Cataratas do "lado argentino", será necessário ingressar na Argentina, para isso leve seus documentos.

 

DICAS

 

- Vá com uma roupa confortável e com um calçado para a caminhada que constitui o passeio.

- Tempo médio do passeio, de duas à quatro horas.

- Não ultrapasse os limites ou saia das trilhas.

- Leve uma máquina fotográfica, e depois mostre para todos os amigos as suas fotos.

- A loja de recordações é uma boa oportunidade de comprar presentes no fim do passeio.

- Os quatis são animais típicos das Cataratas, tido como mascotes, porém não toque nos mesmos e não os alimente.

- Não toque em nenhuma planta ou animal que encontrar durante a caminhada pelas trilhas.

- Lembre-se de que o Parque possui normas e condutas, seja educado e tenha um memorável passeio.

- Visite no período da manhã as Cataratas do Iguaçu, almoce no restaurante ou lanchonetes das Cataratas e aproveite a tarde para visitar o Parque das Aves.

 

DICAS DE SEGURANÇA

 

Embora Foz do Iguaçu tenha uma imagem negativa em relação à segurança, não receie de visitar nossa cidade. A cidade está preparada para atendê-lo em qualquer eventualidade, com uma preocupação especial em relação ao seu bem estar enquanto estiver aqui.

 

Pequenas dicas, porém importantes, sobre a sua segurança são aquelas que valem em toda cidade grande:

 

- Vista-se de forma simples e confortável.

- Evite andar sozinho a noite.

- Estando de carro, não deixe objetos de valor visíveis.

- Não leve todos seu dinheiro consigo, prefira guardá-lo no cofre do hotel.

- Fora dos pontos turísticos, evite utilizar câmeras fotográficas e filmadoras em locais públicos.

- Evite ir em estabelecimentos suspeitos.

- Converse com a recepção do seu hotel para informações da região do hotel.

- Não aceite carona de estranhos.

- Mantenha seus pertences consigo.

- Leve consigo os telefones de emergência da cidade.

 

E QUANDO FOR ÀS COMPRAS EM CIUDAD DEL ESTE

 

Além das dicas acima, aconselhamos:

- Não use de qualquer tipo de jóias e bolsas.

- Prefira ir em companhia de algum conhecido da cidade ou através de alguma empresa de turismo.

- Compre somente em lojas de confiança e aconselhadas por conhecidos ou pela empresa de turismo.

- Caso esteja passando à pé, evite passar mercadorias de grande valor estando sozinho.

- Prefira levar suas mercadorias em mãos, ao invés de recebê-las no hotel.

- Registre suas compras na Receita Federal.

- Respeite os habitantes, funcionários e outros compradores, mesmo que as vezes não seja respeitado.

- Confira suas compras ainda no balcão, junto com o vendedor.

- Não dê atenção à provocações.

 

 Cataratas do Iguaçu - Fotos 



Exibir todas as matérias sobre Turismo