Jericoacoara e Camocim

 

 

 

Jericoacoara, no extremo norte do Ceará, é um distrito de Jijoca de Jericoacoara localizada a 23 km. Continua quase isolada e o acesso ainda depende de veículos especiais que consigam atravessar os quilômetros de dunas que a separam da estrada mais próxima. Suas ruas não têm calçamento e a chegada da energia elétrica é recente. Para preservar o meio ambiente, grande área em volta do povoado foi transformada no Parque Nacional de Ubajara e Jericoacoara.

 

Possui várias das praias mais bonitas do País, repleta de dunas e costões rochosos, coqueirais e mar de água incrivelmente azul. Apesar de ter sido descoberta nos anos 70 por hippies, Jeri, como é chamada, conserva ainda as características de pequena vila de pescadores. Nestas três décadas, tem sido harmoniosa a relação entre forasteiros e moradores, que transformaram suas casas simples em pousadas e restaurantes, mas continuam praticando a pesca de subsistência.

 

Com o aumento da fama, atualmente Jericoacoara recebe turistas brasileiros e estrangeiros que aproveitam as belíssimas praias, fazem passeios de bugues pelo extenso litoral e velejam nas lagoas de águas limpas e azuis. No final da tarde, um bom programa é assistir ao belíssimo pôr-do-sol sobre uma enorme duna. E à noite, visitar os restaurantes para provar algumas das deliciosas receitas de peixes e frutos do mar. Se ainda restar fôlego, o turista pode entrar madrugada adentro curtindo um autêntico forró na animação dos bares.

 

Quem visita a praia de Jeri não pode deixar de conhecer também a cidade de Jijoca de Jericoacoara, que fica a apenas 20 km, com belezas naturais e ventos constantes que agradam especialmente aos praticantes de esportes náuticos, como o kitesurf e o windsurf.

 

Assim, Jericoacoara é um Parque Nacional localizado a 300 km a oeste de Fortaleza. Reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes biomas criando um lugar único. Em 1994 o jornal americano “Washinton Post” a escolheu como uma das dez mais belas praias do mundo.  A vila não possui postes de iluminação para preservar a iluminação proveniente da lua e das estrelas, as ruas são de areia e não existe estrada de acesso nos últimos 15 km, portanto é necessário veiculo 4x4 para chegar.

 

“Jeri” com simplesmente é chamado é um lugar fora do comum comparado com o mundo moderno das grandes cidades, com tempos corridos, engarrafamentos e filas... As ruas são cobertas de areia e as praias se estendem por quilômetros sem interferências visuais... Tudo tem um toque mais lento e mais descontraído.

 

Até cerca de 20 anos atrás, Jeri era apenas uma simples vila de pescadores isolada do mundo, visitada somente por viajantes aventureiros. Não havia estradas, eletricidade, telefone, televisão, jornais e pouco se usava dinheiro. O comércio era feito através de troca de produtos, como peixe por arroz, e assim por diante. Mas todo isso não quer dizer que você vai ter que se privar do conforto e luxo. Quase tudo que desejar, você pode ter em Jeri; desde massagens a jantares deliciosos, de bares tranqüilos a casas com música ao vivo, além de excelentes hotéis em Jericoacora para todos os gostos.

 

A cidade ficou famosa por ser uma das praias mais belas e longas do mundo, cercada por dunas e lagoas de água doce – levando pessoas de todo o mundo a suas margens. Em 1984, uma lei federal declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançou o status máximo de em termos de proteção ambiental, sendo nomeada Parque Nacional. Devido às restrições à construção e leis de proteção ambiental, Jericoacoara tem crescido de uma forma positiva. Empresários engajados em proteger a beleza e a simplicidade de Jeri, criaram pousadas pequenas e aconchegantes que oferecem charme e sofisticação sem grandiosidade ou extravagâncias.

 

Passeios de bugue OU 4x4

 

PONTAL DAS ALMAS, PRAIA DE BITUPITÁ EM BARROQUINHA: situada na divisa entre o Ceará e o Piauí, possui uma vista maravilhosa do encontro dos rios com o mar, além dos peixes-boi, o túmulo da Santa Adelaide, e um vasto mangue.

 

De Camocim até Barroquinha o trajeto é feito em asfalto. De Barroquinha a Bitupitá o percurso é realizado em estrada carroçável. Na vila de Bitupitá o trajeto até o Pontal das Almas é realizado pela Beira Mar em Maré Baixa.

Duração do passeio: 8horas

 

PRAIA DO PREÁ: está se tornando um point para os praticantes de Kite. Os passeios até esta praia podem ser feitos em veículos 4x4 ou bugues.

Duração do passeio: 4 horas.

 

PRAIA DO PREÁ, BARRINHA E LAGOA DA PINGUELA: através de veículos 4X4 ou bugue, são percorridos 15 km, passando pelas Praias do Frade e do Riacho Doce até chegar à Praia do Preá. Após a Praia de Formosa, está a Praia da Barrinha, também de pescadores rústicos. Possui um pequeno complexo de dunas. Do outro lado das dunas, está a Lagoa da Pinguela, local de privilegiada beleza, porém totalmente rústico, onde é necessário levar água e lanche, se pretender ficar mais tempo por lá.

Duração do passeio: 6 horas.

 

PASSEIO ÀS LAGOAS AZUL E PARAÍSO: veículos 4x4 e bugues saem em direção à Praia do Frade e por 05 km trafegam pela orla até chegar à Praia do Riacho Doce, onde começa a trilha pré-determinada pelo IBAMA, que atravessa as dunas do Parque Nacional até chegar à cidade de Jijoca, onde se encontram as Lagoas do Paraíso e Azul. As águas cristalinas são um convite para o banho, para passeio de caiaque e para um passeio de barco à vela. As lagoas contam com uma boa infra-estrutura de pousadas, restaurantes e barracas. No roteiro, o almoço poderá ser nos restaurantes das lagoas ou na Praia do Preá, cujos nativos ainda pescam rusticamente como seus antepassados faziam a mais de 100 anos, utilizando canoas à vela.

Duração do passeio: 6 horas.

 

PASSEIOS DE QUADRICICLOS e MOTOCICLETAS

 

PASSEIO PARA LAGOA AZUL.

 

Saída de Jericoacoara com destino a Lagoa Azul, atravessando o Parque Nacional de Jericoacoara, passando pela praia do Preá até a chegada à Lagoa Azul. Ao retornar passa-se pela duna do Coração, onde é possível subir a pé. Em seguida passa-se para pelo Vila de Riacho Doce até a chegada a Jericoacoara.

Duração do passeio: 3horas

 

PASSEIO PARA O CAVALO MARINHO

 

Saída de Jericoacoara em direção a Vila de Mangue Seco, fazendo um city tour pela vila. Em seguida, parte-se em direção a Barraca do Cacau de onde o turista sai de canoa em direção ao mangue. No manguezal é possível observar o caranguejo em seu habitat e o cavalo marinho.

Duração do passeio: 2horas

 

LAGOA DA TORTA E TATAJUBA

 

Saída de Jericoacoara com destino a Lagoa da Torta, passando pela vila de Guriú, onde a travessia é realizada por balsa rústica (sem motor). Saindo de Guriú passa-se pela vila de pescadores de Tatajuba e por dunas até a chegada a Lagoa da Torta, onde pode-se tomar banho, fazer um passeio de canoa a vela pela Lagoa. Lá existem diversas barracas que servem peixes, camarão e lagostas frescos. Retorno a Jericoacoara pelo mesmo trajeto da ida.

Duração do passeio: 5 horas

 

PASSEIO DE BARCOS

 

Em Camocim

 

PASSEIO PELO RIO COREAÚ

 

Passeio de barco ou lancha voadeira pelo rio Coreaú em direção às ilhas próximas a Camocim, com observação da fauna e da vegetação do manguezal. No passeio, pode-se ver o caranguejo em seu habitat natural. Visita ao sítio São Mateus e parada na Ilha do Amor.

Duração do passeio: 4horas

 

Em Jericoacoara

 

PASSEIO DE BARCO E PESCA RÚSTICA ESPORTIVA

 

Para este passeio utiliza-se canoa à vela, conduzida por experientes pescadores locais. Neste passeio em alto-mar o turista pode apreciar a imensidão do mar azul e a formação rochosa do Morro do Serrote em Jericoacoara ou aventurar-se numa pescaria rústica onde poderá fisgar diversas espécies de peixes, como, por exemplo, o camurupim, o mais cobiçado de todos, cujo exemplar adulto pode chegar aos extraordinários 90 quilos.

Duração do passeio: Em torno de 6 horas

 

CAMINHADAS

 

FAROL: edificado nos anos 50, o farol branco de Jericoacoara é totalmente automático e alimentado pela energia solar. Pode-se chegar a ele através de caminhada ou cavalgada, sem necessidade de contratação de receptivo.

 

DUNA DO PÔR-DO-SOL: caminhada praticamente obrigatória a todos os visitantes de Jericoacoara. Não há necessidade de contratação de receptivo.

 

PRAIA DE JERICOACOARA: caminhada pela praia, proporciona um lindo visual do mar, das dunas, coqueirais. Não há necessidade de contratação de receptivo.

 

PASSEIOS A CAVALO

 

PASSEIOS A CAVALO: podem ser encontrados em diversas pousadas, que oferecem pacotes e várias opções de passeios, alguns até de dois dias, passando por vários locais da região. Outra opção é ir diretamente à Associação dos Cavaleiros, local onde os animais estão alojados e negociar diretamente com os proprietários dos cavalos.

Horário de saída: A combinar, das 7h às 17h

Local da saída: Associação do Cavaleiros, localizada ao lado da duna do pôr-do-sol.

 

Morais Brito Viagens e Turismo

Fone: (86) 3321-1969

Site: www.deltadoparnaiba.com.br

Reservas: http://www.deltadoparnaiba.com.br/formul.asp



Exibir todas as matérias sobre Turismo