Pontos turísticos que os turistas recomendam em Fortaleza – Ceará

 

 

 

Fortaleza, capital do Ceará, é um dos destinos preferidos pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Nos últimos anos houve  um crescimento notável no número de visitantes.

 

 

O que torna Fortaleza e o Ceará tão atrativos para os visitantes?

 

É difícil apontar uma única razão. Em vez disso, é melhor citar um conjunto de diversos atrativos visto pelos visitantes que procuram Fortaleza como destino turístico. Os locais mais procurados pelos viajantes são as praias ensolaradas, os pontos turísticos dentro da cidade, a vida noturna agitada, a deliciosa cozinha regional, a rica cultura, o povo simpático e amigável.

 

Apesar de ser um dos menores Estados do Brasil em território, Ceará tem um dos mais longos litorais. Há praias para todos os gostos: Fortaleza tem uma das melhores praias urbanas do Brasil, enquanto outras localidades ainda preservam praias quase inexploradas.

 

Roteiro Turístico selecionado pelos visitantes

 

• Avenida Beira Mar

• Ponte Metálica

• Praia de Iracema

• Praia do Futuro

• Praia de Meireles

• Barra do Ceará

• Praia de Mucuripe

• Porto das Dunas

• Beach Park

• Prainha

• Morro Branco

• Praia das Fontes

• Praia de Canoa Quebrada

• Praia de Cumbuco

• Praia da Lagoinha

• Praia de Mundaú

• Praia de Jericoacoara

 

Roteiro: Rota Central Fortaleza

 

Teatro José de Alencar

 

O Teatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente no dia 17 de junho de 1910, com a banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida pelos maestros Luigi Maria Smido e Henrique Jorge. Na praça, rodas de fogo, morteiros, foguetes e girândolas num verdadeiro milagre pirotécnico, abrilhantavam a festa. No início do século, ao fazer o projeto arquitetônico do Teatro José de Alencar, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro - jardim. Mas o jardim mesmo só foi construído anos depois da festa de inauguração, na reforma de 1974 a abril de 1975. Ele ocupa todo o espaço vizinho ao Teatro, pelo lado leste, onde havia antes um prédio que primeiro abrigou o Quartel de Cavalaria e em seguida o Centro de Saúde.

 

 

A Praça dos Mártires - Passeio Público

 

A mais antiga e arborizada Praça da Cidade, o Passeio Público é um dos equipamentos culturais mais simbólicos para a Cidade. Outrora Campo da Pólvora, Largo de Fortaleza, Largo do Paiol, Largo do Hospital da Caridade, Praça da Misericórdia e Praça dos Mártires, o Passeio Público era originalmente dividido em três níveis, um para cada classe social (alta, média e baixa). O lugar também foi palco de atrocidades históricas, quando do assassinato público dos revolucionários da Confederação do Equador.

Hoje, o Passeio Público integra a política de requalificação dos espaços públicos consolidada pela Prefeitura Municipal, através de ações conjuntas e estruturais entre secretarias afins. Tombado pelos três poderes (municipal, estadual e federal), o logradouro foi totalmente recuperado e reaberto à visitação pública em plenas condições de usufruto, no ano de 2007, ressurgindo como cenário vivo de um processo de inclusão social através da arte e da cultura. Com a criação do Fórum de Amigos do Passeio Público, que reúne instituições e pessoas interessadas em cuidar do patrimônio histórico, cultural e afetivo de Fortaleza, cria-se um espaço de troca de idéias e elaboração de propostas sobre o uso democrático dos espaços públicos.

 

Mercado dos Pinhões

 

O Mercado dos Pinhões é um bem cultural tombado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio do Decreto Municipal 11.962 de 11 de janeiro de 2006.

Uma das características da estrutura de ferro, pré-fabricada na França, nas oficinas Guillot Pelletier, em Orleans, é a portabilidade, podendo ser desmontado e montado em locais diferentes. Assim, seu primeiro endereço em Fortaleza foi à Praça Carolina, hoje conhecida como Praça Waldemar Falcão. A inauguração do “Mercado da Carne”, formado de início por dois galpões unidos por uma passagem coberta, conhecida como “avenida”, foi realizada em 18 de abril de 1897, durante a gestão do prefeito Guilherme Rocha. Em 1938, a estrutura foi desmembrada e levada para a Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli, onde permanece até hoje.

Reformado e preservado, hoje o Mercado dos Pinhões é palco de uma programação rica e variada, quase todos os dias.  Começa na terça-feira com manifestações artístico-culturais afro-brasileiras dentro do projeto Terça Negra. Na quarta-feira, a beleza da dança contemporânea toma conta do Quarta em Movimento. Na quinta-feira, música, literatura, fotografia e outras manifestações culturais se encontram no projeto Quinta Cultural. Sexta-feira é dia da maior roda de choro de Fortaleza, o Chorinho no Mercado. E, no domingo, zabumba, triângulo e sanfona marcam o ritmo do Forró no Mercado. 

 

Museu do Ceará

 

O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933, com a denominação de Museu Histórico do Ceará. Inicialmente foi concebido como uma das dependências do Arquivo Público, situado na Rua 24 de Maio, nº 238, no centro de Fortaleza. No início de 1934, o Arquivo e o Museu foram transferidos para a Avenida Alberto Nepomuceno, nº 332, em frente à Praça da Sé. Hoje esses edifícios já não existem mais. Sua principal missão é promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas.

 

Museu do Maracatu

 

O maracatu cearense caracteriza-se pelo ritmo mais lento. Outra característica é a tradição dos brincantes de pintar o rosto de preto, celebrando as origens africanas. Parte da história dessa cultura é registrada nas peças mantidas no museu - do vestuário aos instrumentos musicais, passando pelas personagens principais das 'nações'.

 

Endereço: Rua Rufino de Alencar, 362, Fortaleza, Ceará, Brasil

Telefone: (85) 3231-5447

 

Centro de Turismo do Ceará (EMCETUR)

 

A Antiga Cadeia Pública localiza-se na Rua Senador Pompeu. É um edifício de meados do século XIX que se converteu no Centro do Turismo da Cidade, se de do Museu de Arte Popular e do Museu da Mineralogia, entre outras coisas. Informações adicionais: Idealizada pelo engenheiro Manuel Castro de Gouveia em meados dos anos 50, o prédio da Antiga Cadeia Pública foi desativado em função da construção do Instituto Penal Paulo Sarasate, alguns anos mais tarde.  O local, no passado, serviu de cadeia. Por ali passaram centenas de detentos. Hoje, abriga a diversidade cultural do Ceará, expressa em artesanato, moda, arte, culinária, souvenirs e muito mais. Assim é o Centro de Turismo, parada obrigatória no roteiro dos visitantes de Fortaleza e de nativos que apreciam e preservam a beleza das criações do povo cearense. Localizado no Centro de Fortaleza, o prédio do Centro de Turismo foi erguido em 1866 e se destaca por sua grandiosidade e imponência, conservando a arquitetura colonial e os imensos portões de ferro trabalhados. Ao cruzar as muralhas, o visitante encontra um ambiente tranqüilo e seguro, propício para compras. São 104 boxes distribuídos nas alas Norte, Central e Sul e mais na Galeria João Moreira, com a oferta de produtos cearenses.

 

Praça do Ferreira:

 

A Praça do Ferreira é uma praça da cidade de Fortaleza. Seu nome é referência ao Boticário Ferreira que em 1871, enquanto presidente da câmara municipal fez uma reforma na área e urbanizou o espaço. Desde 2001, após pesquisa popular, a praça do Ferreira foi oficialmente declarada Marco Histórico e Patrimonial de Fortaleza pela lei municipal 8605 de 20 de dezembro de 2001. Na praça do Ferreira, aglutinaram-se grandes empreendimentos e grandes eventos da sociedade e da cultura fortalezense durante o final do século XIX até a metade do século XX quando a cidade passou por uma expansão urbana e pela criação de outros pólos de desenvolvimento. Em 30 de janeiro de 1942 o Sol foi vaiado por um grupo de pessoas na praça depois de 2 dias de tempo nublado e chuvas. O ano de 1942 foi de estiagem no Ceará

 

Centro de Eventos:

 

Localizado na Avenida Washington Soares, em Fortaleza o Centro de Eventos do Ceará será o espaço mais moderno para realização de feiras e eventos do Brasil, ocupando uma área total de 173.000 mil m² de área construída (com urbanização, estacionamento e edificação) em terreno de 17 hectares, dos quais 30.000m² serão utilizados para a Top Móvel Brasil 2012 (três vezes maior do que o local anterior) e 21 mil metros quadrados de jardins. Além disso, serão instalados vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria. Para toda essa estrutura o centro disponibilizará um estacionamento com capacidade para 3.500 veículos.

 

Parque do Cocó (Novo Cocó)

 

São áreas verdes, bosques, quadras esportivas, anfiteatro, lanchonetes, inclusive um imenso mangue, com sua flora e fauna característica. Sempre se realizam grandes eventos e shows ao ar livre. Trilha Ecológica aberta ao público, com a presença de dois guias nos turnos, manhã e tarde.

 

Papicu – Avenida Engenheiro Santana Júnior com Avenida Padre Antônio Tomás.

Telefone: (85) 3101-5548

Horário de Funcionamento: Segunda a Domingo de 6hs às 17hs.

Ônibus de acesso: Grande Circular I e II, Borges de Melo I e II,  e Top Bus.

Distância: 4 km (Beira Mar)/ 7 km (Centro)

 

Casa José de Alencar:

 

Pequena casa onde nasceu o romancista cearense José de Alencar. Erguida em 1826, mantém sua estrutura original até hoje. No sítio encontram-se ruínas do primeiro engenho do Ceará a receber energia a vapor, uma pinacoteca, museu Arthur Ramos, biblioteca e um restaurante com comidas típicas.

Endereço: Avenida Washington Soares, s/n, Sítio Alagadiço - Novo Messejana (a 15 km do centro de Fortaleza)

Telefone: (85) 3276.1677

 

Centro Cultural Dragão do Mar:

 

Inaugurado em 7 de agosto de 1998, o Centro Cultural possui 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a Arte e a Cultura Cearense. Possuem atrações como o Memorial da Cultura Cearense, Museu de Arte, Cine-Teatro, Anfiteatro, Oficina de Arte e o Planetário.

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema.

Telefone: (85) 3488-8600

 

 

Centro de Referência do Professor CRP:

 

No Centro de Referência do Professor CRP, anteriormente funcionava o Mercado Central. Hoje é um grande centro cultural e pedagógico, democratizando o acesso à Cultura, às tecnologias da comunicação e da informação, disponibilizando computadores ligados à internet, onde o cidadão pode utilizá-los gratuitamente por uma hora e trinta minutos.

Endereço: Rua Conde D'Eu, 434 - Centro Antigo Mercado Central.

Telefone: (55) 3488-7694

 

Cine São Luiz:

 

Localizado no Centro da cidade, Praça do Ferreira. O Cine São Luiz consumiu dezoito anos de esmerada construção é o maior e o mais luxuoso cinema do Brasil. Possui requintes de palácios imperiais: mármore de carrara no piso e nas paredes do saguão de entrada, lustres de cristal, detalhes das escadarias em latão maciço e uma decoração das paredes da sala de projeção que impressiona pelos detalhes artísticos. Além disso, possui 1.500 confortáveis poltronas e galeria para autoridades. Por muito tempo foi obrigatório o uso de paletó para os freqüentadores, tal luxo do ambiente. O cine no momento está inativo!

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 500 - Centro em frente a Praça do Ferreira.

Telefone: (85) 3226-5507

 

Estação Ferroviária João Felipe:

 

Localizada defronte à Praça Castro Carreira, mais conhecida como Praça da Estação, possui uma fachada em estilo neo-clássico em homenagem ao Engenheiro João Felipe. Construída em 1880 a estação era ponte de chegada e partida dos trens que faziam o transporte de mercadorias e passageiros do interior para a capital. Atualmente, a estação ainda tem linhas regulares pela Zona Metropolitana de Fortaleza.

Endereço: Praça Castro Carreira - Centro

Telefone: (85) 3455-2100

 

Estoril:

 

Prédio Administrado pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza – Funcet. Construído nos anos de 1915 a 1920, pelo Coronel Pernambucano Guimarães Porto, para sua família. Recebeu o nome de Vila Morena em homenagem à sua esposa Francisca, chamado por ele de “Moreninha”. Em 1945, foi sede de um cassino para soldados americanos da Segunda Guerra Mundial. Depois, passou a ser o bar da boemia cearense, reunindo todos os dias intelectuais, músicos e artistas.

Endereço: Rua dos Tabajaras, 397 - Praia de Iracema

Telefone: (85) 3219-5158

 

Forte Nossa Senhora da Assunção (10ª Região Militar)

 

A Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção é onde a História de Fortaleza começou; o próprio nome da cidade é uma referência a essa antiga fortificação. O Forte foi reconstruído diversas vezes desde então, mas a localização original foi mantida. Desde 1942, o local é sede do Quartel-General da 10a. Região Militar do Exército Brasileiro. O espaço aberto à visitação é limitada, pois a maior parte da Fortaleza é hoje ocupada por instalações do Exército.

 

Antiga Alfândega:

 

Sua inauguração data de 1891. Entre 1941 e 1945, o prédio passou por reformas. Hoje, nele funciona a Caixa Econômica Federal, na avenida Pessoa Anta.

Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287.

Telefone: (85) 219-2966

 

Antiga Cadeia Pública:

 

Atual Centro de Turismo, a antiga Cadeia Pública foi erigida em 1850. Hoje, os lugares das celas foram transformados em boxes, onde podem ser encontradas as variedades do artesanato cearense. Na parte superior do prédio, funciona o Museu de Arte Popular, com motivos religiosos e folclóricos, e o Museu da Mineralogia, com pedras preciosas e semipreciosas do Ceará e do Nordeste.

Endereço: Rua Senador Pompeu, 350.

Telefone: (85) 488-7411/ 488.7412

 

Barra do Ceará:

 

O pólo turístico da Barra do Ceará destaca-se por seu alto valor histórico e ambiental. Foi lá que Pero Coelho de Sousa edificou o Forte de São Tiago, na barra do Rio Ceará, a Oeste de onde se localizaria mais tarde a cidade de Fortaleza. O mangue do Rio Ceará é rico, não só a flora como também a fauna. No caso dos pássaros, por exemplo, abriga 67 espécies, que fazem a alegria dos ornitólogos e observadores casuais. As salinas da Barra do Ceará são famosas desde a fundação de Fortaleza. Sobre elas escreveu Martins Soares Moreno por volta de 1912: “... tem o Ceará muito sal de salinas que a natureza cria”.

Endereço: No bairro da Barra do Ceará as margens do Rio Ceará

 

Catedral Metropolitana de Fortaleza:

 

Sua construção se iniciou em 1938, no local da antiga Igreja da Sé. Foram quatro décadas de dificuldades, até ser inaugurada em 1978. Com capacidade para 5.000 pessoas, tem estilo gótico-romano.

Endereço: Rua Sobral, s/n Centro.

Telefone: (85) 226-1129

 

 

Museu da Cachaça - Ipark:

 

Apesar de inaugurado há poucos anos, o Ypark já uma das atrações obrigatórias em Fortaleza, ou melhor, em Maranguape, cidade com um clima extremamente agradável e que faz parte da Grande Fortaleza. Localizado a apenas 30 km da capital cearense o Ypark abriga o Museu da Cachaça, construído no antigo casarão que abrigava a primeira unidade industrial da Ypioca, a mais tradicional fabricante de cachaça do Ceará, fundada há mais de 160 anos. No museu o visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco da história da origem da cachaça através de documentos, vídeos e até mesmo de todo o maquinário utilizado na fabricação da bebida mais popular do Ceará. É possível ainda acompanhar todo o processo de criação desde a moagem até a destilação final. E como não poderia deixar de acontecer, ao final é possível degustar uma autêntica cachaça.

 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 

 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo