17 dicas imperdíveis para quem
vai viajar para Fortaleza
 
 
 
 
1 - Barracas de Praia:
 
tem dezenas delas, todas na praia do Futuro (que ocupa oito dos 25 quilômetros da orla da capital) a preferida de fortalezenses e turistas para banhos e mergulhos. As barracas de praia oferecem toda um infra-estrutura que vai desde ótimas refeições até massagem, salão de beleza e play-ground.
 
Crocobeach:
 
A melhor das barracas com o bufê self service mais concorrido da região. Tem uma infra-estrutura requintada, shows de humor, internet, piscina com sauna e bar molhado. Lugar lindo com bandas, dançarinos e palhaço animando as crianças. O deck panorâmico para o mar também é um atrativo a parte.
 
2 – Beach Park:
 
Na costa leste você pode ir até o Porto das Dunas e desfrutar do Beach Park, com seu famoso tobogan "insano".
 
Quem vai à Fortaleza precisa reservar um dia para ir ao Beach Park, o maior parque aquático do Brasil. O parque abre às 11:00 e a entrada é aproximadamente R$ 120,00 por pessoa. Tem piscinas com ondas, toboáguas radicais, piscina de água aquecida, piscina para esportes aquáticos, correnteza encantada, escorregadores gigantes. Diversão garantida.
 
3 - Quinta-feira é dia de caranguejo:
 
Em Fortaleza você até encontra caranguejo em outros dias, mas o dia que você come o melhor caranguejo é na quinta-feira. Neste dia todas as barracas de praia recebem o crustáceo.
 
Os preços são bem variados mas não se preocupe, o caranguejo suculento é vendido por R$ 7,00 a unidade e acompanha um molho especial e uma rica farofa.
 
4 – Feirinha:
 
A feira se localiza no calçadão à beira-mar. A noite é o point e tudo está em seu entorno. A feirinha vende os mais diversos produtos regionais: roupas, artesanato, bolsas, comidas como castanha-de-caju, cachaça e bijuterias.
 
O artesanato do Ceará é conhecido mundialmente pelas suas rendas, redes, peças esculpidas em madeiras, areias coloridas, pinturas, cerâmicas, camisetas, bijuterias, comidas e bebidas típicas (como a cachaça), e infinitas peças de decoração, vestuário, brinquedos, pedras, etc. É o local preferido para quem quer levar uma lembrança de Fortaleza.
 
5 - Canoa Quebrada e Jericoacoara:
 
Se tiver alugado carro faça como Cumbuco e Lagoinha, pegue um guia e peça para ele te levar até a Barraca Pantanal em Canoa Quebrada, lá eles servem um prato com lagosta, camarão e peixe, a comida e o atendimento é excelente. Sem falar no lugar que também é paradisíaco. Lá as grandes atrações são: falésias, passeios de jangada, cavalo, buggy e quadriciclo. Foi em Canoa Quebrada que filmaram a abertura da “novela” Malhação.
 
Por sua vez Jericoacoara, justamente por ter um acesso complicado, tendo que enfrentar balsa e travessia de dunas, é considerada um lugar tranqüilo e cheio de encantos. Sua beleza está no conjunto das pequenas coisas, as quais a torna um lugar misterioso e único. A sua vila de pescadores possui ruas de areia  sem iluminação pública, dando característica de rusticidade e simplicidade. Além da enorme duna do pôr-do-sol, que em julho e uma parte do mês de agosto, permite a visualização do sol descendo pelo centro da Pedra Furada, que é considerada o cartão postal do local.
 
6 - Centro Cultural Dragão do Mar:
 
O mais bonito espaço de lazer, dedicado às artes, à cultura está localizado na Praia de Iracema, também considerado o bairro mais boêmio da cidade. O centro cultural tem programação diversificada para todos os dias da semana.
 
O Dragão, como é carinhosamente conhecido entre os fortalezenses, em seus 30 mil metros de área reúne cinema, museus (Museu de Arte Contemporânea e o Memorial da Cultura Cearense), anfiteatro, teatro, auditório, planetário, praça para espetáculos e shows nacionais, biblioteca, livraria, café e lojinha de artesanato. E tem ainda: bares, restaurantes que ficam nas casas de patrimônio histórico restauradas.
 
7 - Museu do Ceará:
 
Em qualquer lugar existe uma história que vale a pena procurar, à parte do que é feito 'para turista ver'. Visitem o museus do Vaqueiro e do Ceará, muito interessantes se quiserem conhecer o porquê de ser 'Cearense Cabra da Peste'. Nas dez salas do Museu do Ceará estão reunidas cerca de sete mil peças entre móveis, vestimentas, cordéis e fósseis. Entre os objetos históricos estão o chapéu, a batina e a bengala de Padre Cícero e um punhal que pertenceu ao cangaceiro Lampião. O museu, instalado em um prédio de 1817 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, promove visitas guiadas e eventos culturais.
 
8 - Teatro José de Alencar:
 
O Teatro José de Alencar é uma referência cultural de Fortaleza. Construído entre 1908 e 1910, é um importante marco arquitetônico com estrutura metálica importada da Escócia e linhas ecléticas em que predominam elementos neoclássicos, o teatro abriga ainda biblioteca e galeria de arte. Possui jardim lateral projetado pelo paisagista Burle Marx. A sua arquitetura é simples e bela, leve e arejada, perfeitamente adaptado ao clima tropical. Está integrado na zona baixa da cidade, ricamente dinamizada pelos animadores de rua mais populares.
 
9 - Pirata Bar:
 
A segunda-feira mais louca do mundo!: Pirata Bar, tradicional casa de show da Praia de Iracema, desde 1986 faz da segunda-feira o dia oficial do forró, nomeando Fortaleza a Capital da Alegria. onde a noite é mágica e só termina quando o último "sobrevivente" deixa o salão. O local incorpora, com ecletismo e irreverência, a festividade brasileira, tradições locais e a identidade cultural do Ceará.
 
A fama da casa correu o Brasil e o mundo, sendo notícia no jornal The New York Times. É por isso que se diz: "Vir ao Ceará e não conhecer o Pirata é como ir a Roma e não ver o Coliseu".
 
10 - Mercado de Peixes do Mucuripe:
 
Lá você encontra peixes e frutos do mar que chegam frescos durante o dia todo. Também tem sempre alguém vendendo frutas da estação , que mais parecem feitas de plástico de tão perfeitas. Já os camarões são um espetáculo à parte! Belos, grandes, frescos e baratos. Você tem a opção de, ao comprá-los, levá-los nas barracas ao lado e pagar cerca de 3 reais para que sejam preparados. Em outras palavras, você escolhe o camarão e manda prepará-lo ali mesmo enquanto toma uma cerveja e aguarda para degustá-los.
 
11 - Catedral Metropolitana de Fortaleza
 
A Catedral Metropolitana de Fortaleza é um dos principais símbolos do catolicismo na cidade.
 
Localizada no Centro, se destaca por sua imponência arquitetônica, com seus belos vitrais e seu estilo eclético com predominância de elementos góticos romanos, projeto do francês Georges Mounier.
 
A sua construção demandou tempo e história. Devido à uma forte rachadura na base da estrutura, a antiga Sé teve que ser demolida em 1938, gerando muita polêmica sobre a construção e a localização de um nova Sé. Porém, em 15 de agosto de 1939, foi implantada a pedra fundamental da Catedral. A construção, mesmo com opiniões contrárias, obteve empenho e ajuda financeira de diversos segmentos da sociedade. Todo o clero, governantes, empresários e o o povo, tiveram a sua participação no processo. Foram formadas comissões com o objetivo de angariar fundos que permitisse a realização.
 
Após mais de 40 anos de trabalhos, era inaugurada em 22 de dezembro de 1978 a Catedral Metropolitana de Fortaleza, sob os cuidados do então arcebispo, o Cardial D. Aluísio Loscheider.
 
Como é comum em grandes catedrais, a cripta da Catedral foi inaugurada em 1962. A Cripta dos Adolescentes, assim denominada por Dom Antônio de Almeida Lustosa, era uma homenagem aos santos que morreram na adolescência: Tarcísio, Domingo Sávio, Pancrácio, Luiza, Inês e Goretti.
 
A Catedral é uma das maiores do País, com capacidade para 5 mil pessoas. Suas torres medem cerca de 75 metros de altura. Sua beleza e e tamanho, são símbolos da sua grandiosidade, atraindo milhares de fieis. Celebrações, grupos de orações e confissões, fazem parte da rotina do maior símbolo do catolicismo de Fortaleza.
 
Destacando como segundo ponto turístico mais visitado em Fortaleza, o Centro Dragão do Mar.
 
12 - Ponte dos Ingleses.
 
Inaugurada em 1923, a Ponte dos Ingleses se destaca como um dos principais pontos turísticos da cidade, muito apreciada pelos observadores do pôr do sol. Vale ressaltar que a Ponte dos Ingleses é um dos monumentos presentes  também no pôster que divulga Fortaleza como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
 
A Ponte tem sua história no início do século XX. Sua construção foi um projeto de Lucas Bicalho em 1921, que visava oferecer uma suficiente extensão do cais para o Porto de Fortaleza. A responsável pelas construções portuárias foi a firma inglesa Norton Griffths & Company Limited, ficando a cargo do do engenheiro J. H. Kirwood, assessorado por George Ivan Copo, Robert Bleaby e Sebastião Flageli. Como a nacionalidade dos engenheiros era inglesa, a ponte passou a se chamar Ponte dos Ingleses.
 
 Com o passar dos anos, a Ponte dos Ingleses foi tombada, tendo passado grandes obras de restauração. Uma ocorreu em 1994, quando obras na estrutura para uso público foram recuperadas e a urbanização para uso de lazer foi concluída. Já em 2012, foi concluída outro projeto de restauração.
 
Quem quiser conferir como está a ponte após as reformas é só dar uma passada no local. Além de desfrutar das novas instalações, você poderá aproveitar a bela vista do pôr do sol do Ceará e aproveitar para visitar toda a orla da Beira Mar.
 
Confira a história do quinto ponto turístico presente no pôster da Copa de 2014 aqui em Fortaleza apresentado pelo Conhecendo o Ceará, o Farol do Mucuripe.
 
13 - Farol do Mucuripe.
 
Construído em 1840, o Farol do Mucuripe é um dos monumentos que mais representam a história do Ceará. Sua construção remonta aos tempos da colonização. Como um dos principais pontos turísticos da cidade, o Farol também está presente no pôster que divulga Fortaleza como uma das sedes da Copa de 2014.
 
 O Farol do Mucuripe tem um passado importante no período da colonização. Segundo historiadores, foi na Ponta do Mucuripe que o espanhol Vicente Pizon aportou em 1500, antes da chegada de Pedro Alvares Cabral. A sua história está profundamente relacionada com a do estado. Ruínas de um antigo forte com quase 200 anos foram descobertas atrás do farol, na década de 80. Acredita-se que que as ruínas pertencem ao Forte de São Luiz, construído em 1801, sendo considerado por historiadores, como a segunda mais antiga construção do Ceará.
 
Em 1846, o forte foi danificado por um incêndio, passando por reformas em 1872. Em 1957, o forte foi desativado. Foi novamente recuperado no início da década de 80, sendo tombado pelo estado, fazendo parte do patrimônio da Emcetur.
 
O farol foi inaugurado como museu, com um acervo com diversas peças de artes, como fotografias, desenhos, documentos, ilustrações, entre outros, que retratam  a formação urbana e arquitetônica de Fortaleza, além da história da cidade. O espaço foi adaptado. A cobertura do forte serve como mirante, que tem como acesso uma grande escada, com 90 degraus, que leva ao topo do farol.
 
 O sexto ponto turístico presente no pôster da Copa de 2014 aqui em Fortaleza apresentado pelo Conhecendo o Ceará, a Coluna da Hora.
 
Coluna da Hora
 
Localizada na Praça do Ferreira, um dos principais pontos turísticos da cidade, a Coluna da Hora é um símbolo marcante da história de Fortaleza. Por isso, sua imagem está presente no pôster que divulga Fortaleza como uma das sedes da Copa de 2014.
 
Inaugurada na virada dos anos de 1933 para 1934, a Coluna da Hora foi projetada pelo engenheiro José Gonçalves da Justa, durante a gestão municipal de Raimundo Girão, em estilo Arte-Decó. A coluna é dos principais ícones da história de Fortaleza.
 
Quem já visitou o centro da cidade certamente já se deparou com a coluna. Medindo 13 de comprimento, a coluna possui no topo um relógio, oriundo da América do Norte, com quatro mostradores na face, uma para cada lado da praça, fabricado por Seth Thomas Clek Co. de Nova York. . Na época, custou o valor de 1.695 dólares.
 
Em 1968, a praça foi radicalmente modificada e reformada, tendo a coluna da demolida. Porém, em 1991, a praça foi reformada e, atualmente, um versão moderna da coluna está localizada no centro da Praça do Ferreira.
 
Juntos
 
A coluna da hora, um dos maiores símbolos da cidade de Fortaleza, dividiu espaço com o Tatu-Bola, símbolo da Copa de 2014, aqui no Brasil. Medindo 7 metros de altura e 5 metros de largura, dentro de uma toca representativa, o boneco inflável, réplica do Tatu-Bola, permaneceu até o dia 24 de outubro na Praça do Ferreira, em frente à Coluna da Hora.
 
Conhecendo agora a história do sétimo ponto turístico presente no pôster da Copa de 2014, o Rio Cocó.
 
14 - Rio Cocó
 
Outro ponto de referência de Fortaleza, que está no pôster da Copa das Confederações, é o Rio Cocó. Com uma área de aproximadamente 485 km² em sua bacia hidrográfica, o rio faz parte do conjunto de rios do litoral leste cearense.
 
O Rio Cocó nasce na Serra de Aratanha, localizado no município de Pacatuba, passando por Maracanaú, Itaitinga até chegar em Fortaleza. Finalizando um percurso de 50 km, quando desagua no Oceano Atlântico, entre as praias da Sabiaguaba e Caça e Pesca.
 
É no manguezal do Rio Cocó que vivem várias espécies, como moluscos, peixes, aves e mamíferos, tendo habitat ideal para reproduzir e crescer.
 
Hoje toda a orla do Rio Cocó é idealizada para os passeios de pedestres, ciclistas, e adequada para quem gosta de praticar esportes, com caminhadas ao longo do percurso do rio.
 
 O oitavo ponto turístico presente no pôster da Copa de 2014, é a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.
  
15 - Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.
 
A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. O monumento que originou e nomeia a cidade, localiza-se à margem da foz do riacho Pajeú e abriga a 10° região militar do Exercito Brasileiro. Valem lembrar que a Fortaleza é um dos pontos turísticos presentes no pôster que divulga Fortaleza como uma das sedes da Copa de 2014.
 
Sua origem tem várias versões apontadas por historiadores. Uma delas afirma que a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção foi construída para resistir a invasão dos holandesa em 1649, recebendo o nome de Forte de Schoonenborch.
 
Em 1812, durante o governo de Manuel Inácio de Sampaio, o forte foi desmoronado, dando início a uma nova estrutura, desta vez em alvenaria de pedra e tijolo, com o projeto de autoria do Tenente Coronel Engenheiro Antônio José da Silva Paulet, sendo concluída a sua construção em 1860. Nos primeiros anos, a fortaleza funcionou como Quartel, sendo sede do Governo e moradia dos Capitães mores.
Posteriormente, 1951, passou a abrigar a imagem de Nossa Senhora da Assunção, em uma capela situada na faixada oeste da fortaleza que dá vista para a Praça dos Mártires, que recebeu essa denominação por ter sido o cenário de várias execuções, entre elas, do Padre Mororó.
 
Lenda
 
Segundo a lenda, a revolucionária Barbara de Alencar teria sido aprisionada na cadeia presente na Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Segundo contam, é possível ouvir os lamentos da mulher à noite.
Para alguns historiadores, Barbara de Alencar nunca ficou presa nos calabouços subterrâneos existentes no quartel. A revolucionária era levada à fortaleza apenas para prestar depoimento e, em seguida, levada de volta para a prisão que ficava em outro local da cidade.
 
A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção está localiza nas proximidades do Passeio Público, Santa Casa de Misericórdia e da Catedral Metropolitana de Fortaleza. No local funciona o Quartel General da Décima Região Militar no Ceará.
 
O  nono e último ponto turístico presente no pôster da Copa de 2014, é o mais novo centro de atrações de Fortaleza, o Centro de Eventos do Ceará.
 
16 - Centro de Eventos do Ceará
 
O último monumento presente no pôster de divulgação da Copa de 2014 em Fortaleza, é o Centro de Eventos, um ícone do turismo de eventos no Brasil, se destacando com um dos mais modernos e o segundo maior da América Latina.
 
Inaugurado em 18 de agosto de 2012, o Centro de Eventos do Ceará foi predestinado a ser um diferencial competitivo no setor, não só no cenário regional como nacional. Seu projeto arquitetônico é inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense, sendo simbolizada na fachada que, remete as falésias do litoral Leste e ao artesanato local. São 152.694 metros quadrados de área total, sendo 36 salas integradas e dois salões com 13,6 mil metros quadrados cada, 3,2 mil vagas de estacionamento, além de banheiros, fraldários, ambulatórios, brigada de incêndio, ouvidoria, vigilância sanitária, juizado de menores, salas de impressa, tradução simultânea e segurança.
 
Todos os espaços possuem climatização e iluminação inteligentes, isolamento acústico, instalações elétricas e sistemas de comunicação, telefonia e sonorização ambiente. Todos esses recursos proporcionam uma maior versatilidade do uso dos espaços, sendo possível realizar vários eventos ao mesmo tempo, sem interferências. Além disso, entradas especificas para cada ambiente permitem eventos de dimensão e fluxos diferentes.
 
Visando uma maior acessibilidade, todos os ambientes possuem rampas, elevadores, escadas rolantes e pisos táteis, garantindo que pessoas com deficiências possam usufruir de todos os ambientes.
 
Sustentabilidade
 
O projeto do Centro de Eventos do Ceará foi elaborado para racionalizar custos e evitar desperdícios. Seus ambientes possuem refrigeração individual. A cobertura da praça de alimentação foi projetada em material de metal e acrílico transparente que permite aproveitar a luz solar.
 
A central de ar condicionado possui um mecanismo que possibilita um menor gasto de energia e um maior aproveitamento da vida útil do sistema, além de menores custos para a manutenção.
Outra iniciativa sustentável é o mecanismo de descarga presente nos sanitários semelhante ao da aviação civil, que, por ser à vácuo, permite um menor consumo de água.
 
Suas obras iniciaram no primeiro semestre de 2009 e demoraram três anos para ser concluídas. O Centro de Eventos do Ceará está localizado na Avenida Washington Soares, no bairro Edson Queiroz.
 
 
17 - Mercado de Artesanato
 
 
Fortaleza e outras cidades do Nordeste são conhecidas pelo talento de seus artesãos. Esses artistas produzem peças em tecido, madeira, vidro, cocos, areia (as famosas garrafinhas) e muito mais. Os preços são surpreendentemente baixos: algumas peças que tomam dias para serem feitas são vendidas por menos de R$ 100. O crescimento do turismo tem elevado os preços, mas eles ainda são consideravelmente mais baixos do que nos Estados do Sul/Sudeste e no exterior.
 
Existem lojas de artesanato por toda a cidade (incluindo o aeroporto, onde tudo custa o dobro ou triplo do preço normal). Os dois melhores locais para se pesquisar preços de artesanato e fazer compras são a Feirinha da Beira-Mar (funciona a partir do entardecer) e o Mercado Central de Artesanato.
 
Os visitantes podem encontrar no Mercado Central: artigos em couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas, lembrancinhas como mini-jangadas, bijuterias, jóias em ouro e artigos para decoração. Os produtos regionais que encantam o paladar dos turistas como cachaça, licores, castanha e doce de caju, também estão à venda no mercado.
 
Portanto, turistas ao visitar o Ceará não deixe de dar uma "passadinha" nesses lugares e, outros a mais que há na belíssima e calorosa cidade de Fortaleza! Vale a pena adquirir peças do belíssimo artesanato local e levar suas lembranças de viagem.
 
   


Exibir todas as matérias sobre Turismo