Águas Belas - Turismo em clima festivo

 

 

 

Alegria, alegria! O visitante chega a Águas Belas (litoral de Cascavel) e logo entra no clima festivo do lugar ao ser recebido com palmas e sorrisos. O destino onde o sol beija a lua e o rio abraça o mar se cristaliza como um roteiro de viagem imperdível na Costa do Sol Nascente.

 

Até pouco tempo, Águas Belas permanecia no anonimato no extenso mapa turístico brasileiro. Mesmo os viajantes cearenses pouco sabiam sobre o lugar. A pequena praia do vasto litoral Leste do Ceará mostrava-se como uma extensão da vizinha e conhecida Caponga. A mudança de rumo veio com a mobilização da comunidade, que apostou no turismo como instrumento de transformação.

 

Tudo mudou em pouco mais de dois anos. Hoje, a praia de águas cristalinas vive uma nova realidade. À beleza do cenário foi agregada a estrutura adequada para bem receber os visitantes. Com a devida divulgação Brasil afora, os turistas começaram a chegar para desvendar o pequeno recanto cearense, onde as águas do Rio Mal Cozinhado serpenteiam as dunas brancas e o verde do manguezal abraça o mar.

 

A praia de águas límpidas e ondas calmas convida ao relaxamento e lazer tranquilo junto às barracas à beira-mar, onde o clima é de paz e aconchego. Entre um e outro papo animado, o visitante saboreia delícias da culinária, como o Trio Águas Belas. A alegria se revela nos sorrisos. Vem à mente aquela promessa feita na chegada ao lugar, plenamente cumprida.

 

Águas Belas oferece mar, sol e rio, mas também abre caminhos para aventura e descobertas em passeio ecológico pelo lugar e arredores. O meio de transporte é o buggy. Conduzidos por motoristas credenciados, que também assumem o papel de guias, os veículos avançam em rotas enfeitadas de coqueirais, carnaubeiras e cajueiros que ladeiam o mar e revelam novos recantos do destino.

 

Passeios de buggy e de barco

 

Nosso roteiro foi feito com o guia turístico e bugueiro Dedé, que nos deu a oportunidade de fazer um passeio, onde conhecemos um cenário exuberante entre as praias vizinhas de Barra Velha e Barra Nova no mesmo município de Cascavel.

 

Ele faz parte da Associação de Bugueiros, onde os próprios bugueiros fazem a limpeza daquela área por onde passam. Tentando fazer a preservação e conscientização dos visitantes, para não degradarem o meio ambiente. Mas mesmo assim, podemos observar a degradação de uma área tão bonita, que precisa urgentemente de uma educação ambiental.

 

Para iniciar o passeio, fizemos à travessia em uma balsa no rio Mal cozinhado, nome dado pelos primeiros portugueses, que visitaram aquela área. Dizem que depois de muito cozinhar os caranguejos, tentaram comer com a casca. Achando muito duro, resolveram jogar tudo na água do rio, dizendo que estavam mal cozinhados.

 

A praia de Barra Velha é a praia mais próxima de Águas Belas. Onde os visitantes têm como atração a pesca com anzol. Em seguida chegamos à famosa praia de Barra Nova, conhecida pelo belíssimo visual das lagoas naturais que se formam, e o turista aproveita para praticar o esporte de kitesurf. Possui uma estrutura com barracas de praias, bons hotéis e pousadas. Conhecida também, por ter sido escolhida para serem gravados alguns capítulos da famosa novela, Tropicaliente, da rede Globo.

 

O roteiro do passeio teve incluído o conhecido “Morro dos Bugueiros”, um mirante belíssimo pra fotos do visual das praias. Um exuberante cartão de visitas, onde se tem a mistura do mar de águas verdes, lagoas naturais de águas limpas, e a vegetação que encanta os olhos dos visitantes.

 

Contato Guia Turístico

 

Fone: Dedé (85) 8643 7276 / 9222 0621.  

 

Passeio de Catamarã

 

Com saída na frente do hotel o visitante pode curtir um passeio de barco espetacular pelo rio Malcozinhado e desfrutar de um maravilhoso mergulho. Não deixe de levar sua câmera fotográfica e se possível curta as imagens do pôr-do-sol vistas do próprio rio, além da exuberância das belezas naturais que o ambiente proporciona.

 

Procure ao chegar à recepção do hotel contato com Gabriel Guerra ou Jackson (piloto do barco), pelos telefones: 9995-3699 / 9177-2100. Os horários para as saídas dependem do fluxo das marés. 

 

Os buggies vencem dunas e falésias, alcançam mirantes naturais, levam a praias quase desertas e facilitam o contato de quem chega com os nativos de Águas Belas. Uma gente simples que aprendeu a bem receber, demonstrando alegria pelas novas amizades com pessoas do mundo inteiro que chegam ao lugar e adoram interagir, aprender expressões, entrar em contato com os costumes genuínos dos povoados visitados.

 

Os buggies ladeiam o mar e fazem a primeira parada do passeio na foz do Rio Mal Cozinhado, onde o transporte deixa de ser terrestre e passa a ser fluvial. Mas, ninguém precisa descer do buggy.

 

Durante o passeio há paradas estratégicas para aliviar o calor. É hora de saborear um sorvete cremoso num vilarejo singelo e tomar banho de chuveiro ao ar livre. E ainda dá para observar um jeito diferente de "pular a cerca", que nada tem a ver com alguma escapada. O visitante vibra com o mergulho profundo em Águas Belas. Transborda a alegria de conhecer um destino ideal para diversão com tranquilidade e segurança, onde se curte o bom da vida ao ritmo do vaivém de águas cristalinas.

 
Praia de Águas Belas - Clique aqui!

Barra Nova - Clique aqui!

Barra Velha - Clique aqui

Hotel Praia Águas Belas - Clique aqui!

Pôr-do-Sol em Águas Belas - Clique aqui!

Passeios - Águas Belas - Clique aqui!

 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo