Canoa Quebrada – um encanto de praia
em Aracati, no Ceará

 

 

NOTA DO PORTAL MESSEJANA       

 

A equipe do Portal Messejana esteve novamente em Canoa Quebrada, uma das praias mais visitadas do litoral cearense. Registrou cada momento de aventura e apresentará, em várias matérias, dicas dos melhores passeios, de hospedagem, e aventuras, para quem quer desfrutar seus dias em uma praia considerada um paraíso tropical do planeta. Com imagens da Máxi Vídeo Produções, do Portal Messejana, obtidas por João Ribeiro e Aline Vânia, você poderá se deleitar com as galerias de fotos belíssimas dos passeios. Os vídeos já se encontram no Canal Youtube do Portal Messejana.

 

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA             

 

Localizada a 160 km ao litoral leste de Fortaleza, na costa do Ceará, Canoa Quebrada conserva ainda intacta a magia, o fascínio tropical, a hospitalidade e o ritmo dos seus habitantes. É hoje um esplêndido lugar de férias com vocação internacional, na região Nordeste do Brasil. Diferentemente de anos atrás, quando era apenas uma aldeia de pescadores e não havia sequer uma barraca de praia, hoje possui ampla movimentação de turistas, cresceu bastante e está presente no mundo inteiro através da internet.

 

 

 

 Canoa Quebrada, já foi o local preferido dos hippies e artesãos do mundo todo, é por esta razão que hoje Canoa tem uma diversidade maior do que em outras regiões. Os artesãos que moram em Canoa foram desenvolvendo e aprimorando diferentes técnicas para criar produtos diferenciados. Além do já bem conceituado artesanato local, alguns trabalhos se destacam pela técnica original, muito procurada por turistas estrangeiros.

 

Repleta de belezas naturais, piscinas naturais formadas durante a maré baixa, dunas, grandes falésias avermelhadas, mar de águas mornas e um espetáculo da natureza a ser apreciado pelas dunas, um pôr do sol que fascina a todos seus visitantes. Ver o por do sol do alto das dunas em clima romântico é um dos atrativos de Canoa.

 

UM PARAÍSO NO CEARÁ            

 

Ventos constantes durante todo o ano são especialmente apreciados por aqueles que praticam esportes náuticos, como Kitesurf e Windsurfe e, principalmente para vôos livres de Parapente ou de paramotor, dos quais falaremos em detalhes a seguir.

 

Às vezes dá a impressão de que Canoa parou no tempo. Os nativos dessa bela praia costumam até hoje pescar de jangada no mar, em um cenário de cartão postal. Aliás, belezas não faltam em Canoa Quebrada. Lugar animado com gente bonita, o turista não sabe para onde olhar tamanha as belezas da sua paisagem natural. Dunas, falésias, o mar… Tudo isto compõe o visual incrível de Canoa Quebrada.

 

O povo do lugar é hospitaleiro e simpático e recebem os turistas de braços abertos. Há uma boa infra-estrutura de barracas na praia e pousadas e hotéis para todos os gostos.

 

Em Canoa Quebrada faz sol sempre. Mesmo nos meses em que chove mais, a temperatura fica entre 27º e 30º graus e as pancadas geralmente ocorrem pela noite. Nada que atrapalhe o delicioso e sagrado banho de mar dos turistas.

 

E diversão não falta. Entre as dunas de areias brancas e fofas, existem lagoas incrustadas. E, além disso, são nas dunas que os mais emocionantes passeios são realizados, como os de bugre e quadriciclo. Nas falésias, para quem não está contente ainda com o tamanho da diversão e aventura, as correntes de ar favorecem a prática de parapente e kitesurf. Não deixe de experimentar a deliciosa culinária de Canoa Quebrada. Frutos do mar é a especialidade. E de noite, não perca! Você precisa conhecer a Broadway! Para quem não conhece, esta é a única rua do lugar e o ponto de encontro dos bares, restaurantes, boates. A curtição começa pelas dez horas da noite, vara a madrugada e só termina quando a manhã chega. Venha dançar forró, dance, rock e axé! Não tem como ficar parado. E o melhor de tudo, é que todo dia tem mais!

 

BELEZAS NATURAIS A PERDER DE VISTA

 

É um lugar de magia que surpreendem a todos com tanta animação e beleza paradisíaca! As dunas, falésias, mar e sol brilhante são inesgotáveis fontes de energia e inspiração, tornando-se assim um paraíso para quem quiser se deixar conquistar por essa sedução.

 

Canoa Quebrada foi descoberta para o turismo nos anos 70. Hippies encontraram em Canoa, lugar quase inacessível, um povo simples e hospitaleiro. Até hoje os nativos preservam a tradição de pescar com jangadas no mar. Mesmo se transformando de aldeia de pescadores para um lugar turístico, Canoa não perdeu o seu encanto.

 

Quem conhece Canoa Quebrada sempre volta, e quem não conhece verá nessa reportagem, que poderá ser uma aventura inesquecível! E não perderá a oportunidade de conhecer Canoa logo que surja.

 

MUITOS TURISTAS O ANO INTEIRO

 

Turistas do mundo inteiro encontram uma infra-estrutura de Barracas na Praia e Pousadas de todos os gostos.

 

À noite a magia aflora e com ela os costumes do povo. Nativos e turistas se encontram na rua principal conhecida como Broadway, embalados pelo ritmo do Reggae e Forró, ficando assim enfeitiçados com tanta diversão. Calma, não estamos falando da terra do Tio Sam, mas, da única Rua de Canoa Quebrada que ao mesmo tempo é o “point” e endereço da maioria dos bares, boates e restaurantes do vilarejo. Para degustar as maravilhas da cozinha regional e diversidade da cozinha internacional. As noites de Canoa Quebrada são conhecidas por sua animação e diversidade

 

PASSEIOS – DIVERSIDADE DE OPÇÕES

 

Passeio de Jangada

 

A equipe do Portal Messejana pode registrar os melhores momentos dentro de uma jangada. Durante 40 minutos você passa realmente por uma aventura inesquecível. Visualiza as falésias de dentro do mar na mais conhecida embarcação do nordeste, com toda segurança que oferecem os profissionais bem treinados.

 

No passeio de jangada há uma “parada” em alto mar para um delicioso banho. Mergulhe à vontade, nade, seja puxado pela jangada e rebocado pela jangada, tudo uma curtição muito legal. Este tipo de embarcação tem a particularidade de se movimentar com a força do vento sem agredir o meio ambiente, além disso, todos os elementos da jangada tradicional são feitos artesanalmente, desde o mastro à vela, das cordas ao banco de navegação, redes de pesca, anzóis, âncora e samburás (cestos para guardar peixes e pertences).

 

O visitante pode levar na jangada até máquinas fotográficas e filmadoras, as quais são acondicionadas em sacos à prova d’água pelos jangadeiros os quais lhe ajudam na captação das imagens em alto-mar.

 

(vídeo link)

 

Passeio a cavalo

 

Muitas pessoas que visitam Canoa Quebrada procuram recantos mais escondidos, onde possam fugir da rotina estressante da cidade e da pressão social dos grandes centros urbanos. Assim o Turismo Ecológico atrai pessoas que buscam um lazer alternativo, que transmita paz, com paisagens raras e paradisíacas. Em Canoa Quebrada você pode fazer também belos passeios a cavalo, conhecendo as belezas naturais de uma maneira diferente e em contato com ela.

 

VÔO LIVRE DE PARAPENTE – A SENSAÇÃO DE CANOA QUEBRADA

 

Os vôos duplos ou triplos são realizados na Praça da Igreja São Pedro, no final da Avenida Broadway. O vento é fator decisivo para voar de forma adequada. Geralmente o vôo está sendo feito à tarde, á partir das 14 horas. A duração do vôo é de 20 minutos, aproximadamente. Fique tranqüilo e leve seu equipamento fotográfico (bem seguro nas mãos) para registrar as imagens inesquecíveis que se pode obter de toda a orla, das falésias, da praia. Durante o vôo curta o paraíso da natureza, observe o céu, o mar e toda a vista a seu lado, acima e abaixo. É impressionante e muito belo o vôo de Parapente.

 

Popularmente chamado de vôo de lift pelos pilotos, este tipo de vôo é praticado em Canoa Quebrada, é o mais comum e mais fácil, praticado no mundo todo. Esta localização oferece aos seus visitantes um fantástico visual da geografia da região rara e exuberante.

 

A equipe do Portal Messejana teve a oportunidade de realizar vôos com o líder e instrutor da equipe, o suíço Jerônimo B. Saunier. Com toda segurança Jerônimo, que é o pioneiro de vôos de Parapente no Brasil – e será motivo de uma matéria especial neste site - mostrou sua habilidade no parapente e sobrevoou toda a orla. Foram momentos especiais. Em seguida voamos com o nativo Zazinha, perito em vôos livres e campeão na modalidade. Zazinha fez proezas, rasantes por toda a praia, inclusive sobrevoando as falésias de uma maneira espetacular conforme o vídeo e as fotografias demonstram.

 

(vídeo link)

 

Informações sobre as equipes de vôo livre de Parapente

 

Instrutor: Jerônimo B. Saunier

Piloto suíço, pioneiro do Parapente no Brasil, 25 anos de experiência, Rio de Janeiro de 1987. Matricula Vôo livre Nível 4 ABVL (instrutor de vôo e vôo duplo) Nº. 2192-A Matricula Paramotor ABPM Nº175/11

 

Equipe de Vôo Duplo

Zazinha e Falcon

Pilotos: Felipe, Cláudio, Stefane.

Coordenação: Lijanira

 

Passeio e Jardineira

 

Um roteiro muito agradável, você faz pela praia, em um espetacular passeio panorâmico. Iniciando pelo Símbolo oficial da Canoa, depois segue pelas dunas, cata-ventos do parque eólico, coqueirais, e em seguida parada nos oásis cristalinos – lagoas naturais de águas doces com direito a muitas fotos e um maravilhoso banho de lagoa. Em seguida até ás margens do rio Jaguaribe, onde você embarca em uma tradicional embarcação, Catamarã. Visitando os braços do rio, e o encontro do mar com o Rio Jaguaribe.

 

UMA PARADA OBRIGATÓRIA

 

 BARRACA ANTÔNIO CÔCO

 

Depois de toda a adrenalina dos passeios, você não pode deixar de continuar aproveitando a praia da Canoa Quebrada na Barraca de praia “Antônio Côco”. Conta com uma equipe de profissionais qualificados, treinados pelo SEBRAE e EMBASEL, que qualifica a sua barraca como uma das melhores em Canoa. Além de um excelente atendimento, disponibiliza de serviços de qualidade, como: Massagem terapêutica, Passeio de Buggy, Passeio de Jangada, Passeio de Jegue, Loja de conveniência, sempre oferecendo o melhor e simpatia para todos. Você vai saborear uma grande variedade de pratos regionais, acompanhados de prazer e bom gosto, que faz da Barraca, a melhor em pratos típicos.

 

Confira acessando: antoniococo.com.br

Telefone: 88 3421 7000

 

COMO CHEGAR A CANOA QUEBRADA?

 

O Aeroporto mais próximo "Aeroporto Internacional Pinto Martins" se encontra em Fortaleza a 175 km de Canoa Quebrada. Brevemente terá outra opção, o Governo do Estado do Ceará pretende ampliar o "Aeroporto de Aracati", uma das cidades integrantes do pólo de Canoa Quebrada, onde serão acrescentados 600 metros na pista. De 1.200 metros passará a ter 1.800 tendo assim capacidade para receber vôos internacionais.

 

De Carro: O acesso é feito pelas rodovias BR-116 e BR-304. Pode-se seguir pela CE-040, passando pela cidade de Cascavel. Se você vem de Natal, a BR 406 dá na BR 304 antes de Mossoró.

 

De Ônibus: A Viação "São Benedito" sai desde a Rodoviária de Fortaleza direto para Canoa Quebrada.

 

Enfim, para quem quiser visitar Canoa Quebrada, de uma coisa não há necessidade: consultar a previsão do tempo que caracterizam as várias épocas no ano: em Canoa Quebrada, assim como em todo o Ceará, o sol aparece e brilha o ano inteiro e a temperatura é prazerosamente estável aos seus 32 graus, em presença de um vento refrescante.

 

 

ONDE FICAR – POUSADA AZUL MARINHO

 

Hoje, além da paisagem única e exuberante, as atrações mais procuradas para aproveitar o sol forte são os mais de 80 excelentes hotéis e pousadas em Canoa Quebrada.

 

A equipe do Portal Messejana escolheu dentre as pousadas de referência dos visitantes que já conhecem a praia da Canoa Quebrada, a Pousada Azul Marinho.

 

Trata-se de uma pousada pequena situada em lugar privilegiado, frente ao mar e perto da Rua Principal, a Broadway. Destaca-se pelo seu altíssimo padrão de conforto, a qualidade de seus serviços e sua elegância em detalhes.

 

Situada bem próxima da Broadway, a pousada dispõe de aconchegantes apartamentos em perfeita harmonia com a natureza, local através de um novo conceito de hospedagem que visa pelo bem estar e aconchego de seus hóspedes em uma pousada de praia, traduzido em um singular sentimento: charme.

 

A Pousada Azul Marinho assume o compromisso de diferenciar-se pela excelência e profissionalismo de seus serviços. Algumas comodidades: você pode desfrutar na pousada como: piscina com visual para o mar, serviço despertador, serviço de Transfer, lavanderia, segurança 24 horas, bar.

 

Cada apartamento tem 40m², dividido em banheiro amplo, quarto com cama grande casal e sala com uma cama individual e rede, equipado com ar condicionado, ventilador de teto, frigobar, TV com SKY, internet sem fio (WiFi) e cofre.

 

Todos os apartamentos são voltados para o mar, transformando cada local em um mirante espetacular. O café da manhã é servido em frente à piscina ou se você preferir, em seu apartamento. Para pessoas que procuram privacidade e tranqüilidade, fugindo um pouco da sua rotina diária, a pousada é uma excelente opção. Fica perto de todas as atrações da praia como: barracas, campo de vôo livre de Parapente, Broadway etc.

 

CONFIRA E ACESSE:  www.azulmarinho.com  

 

Rua Leandro Bezerra s/n (CENTRO) - Canoa Quebrada

CEP: 62800000

Reservas (88) 3421-7003

 

CLIQUE A SEGUIR NOS LINKS ABAIXO PARA VER AS GALERIAS DE FOTOS

 
Vôos livres de Parapente - Clique aqui! 

Vista aérea de Canoa Quebrada - Clique aqui!

Praias de Canoa Quebrada - Clique aqui!

Passeios de jangada - Clique aqui!

Pousada Azul Marinho - Clique aqui!

Visite o Portal Messejana nas redes sociais:

  

 




Exibir todas as matérias sobre Turismo