Fernando de Noronha
Mergulho na natureza

 

 

 

Sonho de viagem de brasileiros e estrangeiros, o arquipélago de praias paradisíacas oferece opções de passeios e atividades de lazer para todos os públicos. A estrutura de apoio aos visitantes vem sendo aprimorada, priorizando a acessibilidade.

 

Na vastidão azul do Atlântico, eis que surgem na janela do avião pequenas porções de terra de beleza sem igual. O destino à vista é o arquipélago de Fernando de Noronha. O sonho, enfim, se transforma em realidade. Prepare-se para mergulhar na natureza.

 

Acima, o Morro do Pico, com 323 metros de altura, é o símbolo de Noronha, uma espécie de orientador do lugar, visto de qualquer ponto do arquipélago, que tem sua história preservada nas ruínas do antigo forte Fotos: Antônio Melcop

 

A 545 quilômetros da costa pernambucana e com apenas 17 quilômetros quadrados de área, o lugar representa o encontro equilibrado do homem com a criação.

 

Ao desembarcar em Noronha, deixe as malas na pousada escolhida para acomodação - há cerca de 100 estabelecimentos - e transforme-se num desbravador de belezas. A primeira atração é o Morro do Pico, visto praticamente de todos os cantos da ilha, seja em terra ou no mar. O ponto mais alto do arquipélago, com 323 metros de altura, e ícone de Noronha oferece-se como orientação para o visitante alcançar cada recanto.

 

Algumas das praias mais bonitas do mundo ficam na ilha principal do arquipélago, que tem, ao todo, 21 ilhas, ilhotas e rochedos.

 

A praia do Sancho, com ondas tranquilas, é apontada como a mais bonita do Brasil. A Baía dos Porcos é um dos cartões-postais de Noronha. Sua beleza singular se completa com o Morro Dois Irmãos. A praia da Atalaia, piscina natural com 300 metros de comprimento, é enfeitada pelo Morro do Frade e um dos melhores lugares para mergulho livre na ilha, uma oportunidade única de apreciar toda a beleza da vida marinha no arquipélago.

 

No passeio por Noronha, não deixe de conhecer também a Baía dos Golfinhos. Lá, é onde ocorre a maior concentração de golfinhos rotadores em todo o Atlântico. Os graciosos mamíferos podem ser observados, diariamente, ao nascer do sol. Mas, o banho não é permitido. A Baía do Sueste é o lugar preferido das famílias, que realizam mergulho livre em águas cristalinas que abrigam tartarugas, peixes, arraias, moreias e recife de corais.

 

Já a Praia do Leão é local de desova da tartaruga verde. O azul profundo do mar de fora impressiona. As praias do Cachorro, do Porto e Conceição são outras opções imperdíveis. Aproveite para ver de perto o trabalho desenvolvido pela equipe do Projeto Tamar e faça um passeio incrível, que permite ver o fundo do mar sem se molhar. É o Navi, projeto de expedição marinha com embarcação que possui o chão com lente de aumento. Outra boa pedida e uma novidade para muitos em Noronha é o mergulho a reboque.

 

As belas praias de Noronha também convidam a programas como surfe, pesca, passeios de barco, caminhadas aos mirantes para apreciar cenários sem igual e trilhas que propiciam o pleno contato com a natureza. Reserve tempo para conferir ainda o patrimônio cultural do arquipélago, como o Palácio São Miguel, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e os fortes dos Remédios e do Boldró.

 

À noite, a agitação em Noronha deixa a beira-mar e se transfere para bares e restaurantes do arquipélago, onde se pode ouvir música de qualidade e saborear desde pratos simples da cozinha regional até os mais requintados, com destaque para peixes e frutos do mar. Para quem gosta de balada, todas as noites é possível cair na festa no arquipélago. O Bar do Cachorro continua imbatível, mas agora há outras boas opções para a noitada.

 

Quem chega pela primeira vez observa Noronha como ideal para o turista. Quem retorna ao paraíso brasileiro se dá conta da evolução do lugar na tarefa de bem receber os visitantes. A chegada da Econoronha, vencedora da concessão do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Parnamar), fortaleceu a busca da excelência na qualidade dos serviços, aliada à preservação ambiental. Ganham nativos e turistas. A natureza agradece. Fernando de Noronha nunca esteve tão belo e acolhedor.

 

Fonte – Diária do Nordeste



Exibir todas as matérias sobre Turismo