Chile, um país espetacular

 

 

 

PORTAL MESSEJANA E O TURISMO INTERNACIONAL
 

Santiago, capital do Chile, nos surpreendeu pelos encantos que possui. Além de ser uma cidade muito limpa e tranquila tem uma arquitetura moderna, boa estrutura de rodovias para os principais pontos turísticos e um povo muito hospitaleiro e educado. A segurança nem se fala, pois encontramos brinquedos em parque de crianças deixados pelos pais, à noite, para voltarem no outro dia! Os jovens e a população em geral andam por toda a parte sem terem a preocupação de serem assaltados; as casas em sua grande maioria não têm muros e nem grades de ferro o que indica que não há violência como em outras partes do mundo. No final da matéria estão diversas galerias de fotos que comprovam por si todos os encantos do Chile e de Santiago.

 

Se você pretende fazer uma viagem ao Chile aconselhamos um roteiro especial, através do qual você poderá conhecer os principais locais de Santiago (praças, restaurantes, shoppings centers, museus) e conhecer o centro da cidade, com direito inclusive a conhecer vários “Cafés com Piernas”, uma curiosidade existente em Santiago. Distintas companhias aéreas fazem vôos regulares até a capital chilena.

 

O Chile apresenta pontos turísticos e culturais, que desperta grande interesse no cenário turístico da América do Sul. São diversos museus, parques, teatros, monumentos históricos, galerias de arte, belezas naturais, praias, construções históricas e muito mais. Em função da proximidade do Brasil, o Chile torna-se uma excelente opção turística para nós brasileiros.

 

Ao chegar a Santiago procure um bom mapa que forneça as instruções e dicas necessárias para a utilização do metrô. A Polícia local é educada e, no centro, os policiais prestam informações, sempre equipados com Ipads, que facilitam sobremodo a compreensão dos turistas. Daí você pode escolher entre as opções de utilizar o metrô, contratar uma “van” ou usar os serviços de táxis (consulte antes o preço para o percurso desejado, eles sempre negociam).

Principais pontos turísticos e locais em Santiago do Chile que você não pode deixar de visitar:

 

- Palácio de La Moneda

- Parque Metropolitano de Santiago

- Plaza de Armas de Santiago

- Catedral Metropolitana de Santiago

- Museu Nacional de Belas Artes

- Mercado Central

- Museu Arqueológico de Santiago

- Museu de Santiago Casa Colorada

- Museu Colonial San Francisco

- Museu de Arte Contemporânea

- Museu de Ciência e Tecnologia

- Parque O'Higgins

- Parque Florestal

- Estação de Ski e Resort Valle Nevado

- Estação de Ski El Colorado

- Estação de Ski Farellones

- Estação Valle Nevado

- Valparaíso

- Café com Piernas

 

A capital, Santiago, consegue encantar com um visual único: as Cordilheiras dos Andes, que muitas vezes podem ser vistas logo ali, da janela do hotel.

 

ALGUMAS CURIOSIDADES:

 

O ARTESANATO CHILENO

 

Passamos uma manhã inteira curtindo o melhor do artesanato chileno, que pode ser encontrado em Las Condes, no sopé da Cordilheira dos Andes e rodeado por um ambiente simples em estilo country, o local histórico colonial de Los Dominicos. Entre os variados tipos de artesanato fiquei entretido em um fabricante de instrumentos musicais.

 

Localizado ao lado da bela cidade de San Vicente Ferrer Igreja, um monumento nacional, a cidade é parada obrigatória para os turistas. As lojas construídas com barro e palha são o lar de mais de 150 artesãos, representando a exibição melhor e mais completa de artesanato chileno.

 

Você vai ver artistas que trabalham em novos produtos naturais, como líder, boas madeiras, palha, barro cozido, vidro, palha, raízes, metais e pedras semipreciosas, como a prata, transformando-os em belas peças e único.

 

O artesão de Vila de Los Dominicos mistura a história chilena e as tradições do artesanato. Além disso, é a sede de importantes eventos culturais, como exposições de pintura, teatro, música, dança tradicional e muito mais, geridos pela Corporación Cultural de Las Condes.

 

CAFÉ CON PIERNAS

 

“Café con Piernas”, tão citados pelo mundo, são locais onde as garçonetes servem café usando uma saia bem curta. Ficam localizados no centro de Santiago e são áreas para fumantes e proibidas para crianças. O nome de um dos principais é Café Haiti e existem vários lugares do mesmo gênero. O que eu fui era próximo a Plaza de Armas, muito bom! Lá tomei um capuccino por um pouco mais de 1.000 pesos e um suco de Almendra por 1.250 pesos (Almendra é uma sementinha, o suco é bem doce, mas ao mesmo tempo refrescante). Todas as bebidas vêm servidas com biscoitinhos e água.

 

VALPAÍSO

 

Valparaíso é a o segundo destino mais visitado do Chile por estrangeiros e o primeiro entre os turistas nacionais que, mais do que buscar faixas de areia badaladas para lagartear sob o sol, se encantam com o casario colonial do século 19 declarado Patrimônio Cultural da Humanidade. Outro passeio imperdível é ascender a um dos morros para testemunhar uma das vistas mais privilegiadas da região, como a que se tem da sacada da famosa casa de Pablo Neruda. Este centro de esqui constitui o principal resort de montanha da Cordilheira dos Andes e se encontra aberto o ano todo.

 

Uma cidade portuária com casas coloridas e rodeada por 45 cerros (morros), cada um com sua visão particular do Oceano Pacífico. Assim é Valparaíso, patrimônio cultural da humanidade --aquele velho título da Unesco para cidades charmosas e com história nas fachadas de suas casas. Seus elevadores centenários, que facilitam a subida em alguns desses morros, suas construções antigas e o espírito alegre e boêmio de seu povo encantam qualquer turista. Suas ruas, estreitas e cheias de beleza, é um convite para andar sem preocupação, sempre com uma câmera em punho para registrar o colorido da cidade.

 

As vocações para pesca e atividades portuárias fazem de Valparaíso a capital da 5ª Região. Está 118 km a noroeste de Santiago, Valparaíso chegou a 300 mil habitantes e se tornou o principal porto do país.

 

Os "ascensores" --espécie de elevadores que levam os transeuntes para os muitos cerros - conferem este clima de cidade de época, sem dúvida uma característica particular do local. A Plaza Sotomayor reúne, além do belíssimo prédio da Armada de Chile, o Monumento a los Héroes de Iquique (batalha final da guerra). Há ainda o Museo Naval y Marítimo no Cerro Artillería. É também sede do Congresso Nacional do país desde 1980. O local abastece a cidade de frutas, verduras, carnes, pescados e outras iguarias locais. É também ponto de gastronomia por servir pratos de mariscos, culinária bastante comum por lá.

Passear por suas ruelas, observar seus grafites nos muros e paredes antigas e reparar no ritmo caótico de suas casas e de seu trânsito talvez sejam as melhores formas de traduzir a poesia desta cidade portuária.

 

VIÑA DEL MAR

 

Estação Localizada próximo a Valparaíso, Viña del Mar é conhecida como um dos mais importantes balneários do Chile. As praias não chegam a ser o principal atrativo para os turistas que vêm do Brasil, mas a cidade encanta por suas diversas áreas verdes – o destino tem o apelido de “Cidade Jardim” –, e pelos castelos e palácios construídos no começo do século passado.

 

Viña del Mar provém dos vinhedos plantados na Fazenda Siete Hermanas. É conhecida popularmente no Chile como la Ciudad Jardín (a cidade-jardim).

O Relógio de flores, situado diante da praia de Caleta Abarca, na avenida que a une a Valparaíso, foi construído especialmente para dar as boas vindas à Copa do Mundo de Futebol de 1.962, disputada na cidade.

 

O mar é gelado por conta da influência da corrente de Humboldt, que vem da Antártica e sobe por quase todo o litoral chileno. Se não dá para entrar na água, pelo menos dá para paquerar na praia e experimentar a rica gastronomia local, simples e deliciosa, repleta de pescados e frutos do mar.

 

Modernos Shopings e Super Mercados proporcionam boas opções de compras para os turistas e a população local, alem de atrações como o Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar  considerado um dos festivais cinematográficos mais importantes do Chile.

 

Uma outra curiosidade de Viña del Mar é que ela possui o único Moai retirado da Ilha da Páscoa, que permanece intocado, direcionado para o mar à espera dos incansáveis flashes dos turistas.

 

COMO CHEGAR

 

A forma mais fácil de chegar a Viña del Mar é de carro ou ônibus a partir de Santiago. De Valparaíso, pode ser alcançada pelo Merval, o metrô, em apenas 20 minutos de viagem. Essa cidade portuária a 144 km de Santiago é como uma imensa arena que se debruça sobre o Pacífico.Dona de 42 morros, seus principais cartões postais, esse destino parece seguir no mesmo ritmo dos clássicos elevadores coloridos que deslizam por montanhas íngremes lotados de moradores locais e visitantes.

 

A ESTAÇÃO VALLE NEVADO

 

À uma hora de Santiago, o resort de Valle Nevado abriga uma estação de esqui com 39 pistas com quatro diferentes níveis de dificuldade e catorze teleféricos para subir aos setores exclusivos para prática do esporte, incluindo a primeira telecabine do Chile. No total, o visitante conta com 40 quilômetros de pista espalhadas por uma área esquiável de 900 hectares.

 

É possível também fazer aulas de esqui em uma escola que conta com noventa instrutores, alguns deles dominando bem o português. Para quem quiser passar mais de um dia, há um hotel com acesso direto às pistas e outros dois a poucos metros dos setores de esqui, cujas diárias incluem também meia-pensão. Para grupos, uma boa pedida pode ser alugar apartamentos mobiliados para até oito pessoas.

 

COMO CHEGAR A VALLE NEVADO

 

Localizado a apenas 30 km de Santiago e 60 km do aeroporto, o percurso de carro ou van cordilheira acima leva cerca de 1 hora e 1h30, respectivamente. O traslado pode ser feito em veículos que levam até 6 pessoas. Fica a 46 quilômetros de Santiago, pela estrada asfaltada de Farallones que percorre 32 quilômetros até o desvio para Valle Nevado. Desde deste ponto são 14 km para chegar a estação. Durante o inverno o trânsito de 08h às 14h é exclusivamente de subida, e de 14h até as 20h é só para a descida. O uso de correntes nos pneus e obrigatório nos caminhos montanhosos.

 

Aberto durante o ano todo, este resort de montanha foi inaugurado em 1988 e forma com as estações El Colorado e La Parva, a região conhecida como "os três vales dos Andes" com 10.700 hectares de terreno esquiável e 107 quilômetros de pistas.

 

Vale Nevado é um lugar ideal para esquiar e praticar snowboard, heli-ski ou ainda fora de pista, realizar atividades como asa delta e safáris de esqui.

 

FARALLONES

 

É a interseção dos povoados, e está na região metropolitana, pertinho, a 39 km da capital Santiago de Chile e junto com La Parva e Valle Nevado, são a maior superfície para esquiar da América do Sul.

 

Tem altura máxima de 3.333 metros sobre o nível do mar, um desnível de 903 metros e 1.000 hectares aptos para prática do esporte. Durante a temporada de inverno, recebe rápidas e abundantes nevadas, com uma média anual de 5 metros. As 22 pistas da estação, que você acede através dos seus 18 meios de elevação, permitem desfrutar do esqui e do snowboard ao máximo, além das possibilidades fora de pistas tanto para os novatos como também para os mais experientes.

 

El COLORADO

 

É um lugar especial da cordilheira, pela sua beleza e por estar perto da capital transandina. O Colorado é a estação de inverno mais famosa entre os chilenos, e provavelmente a mais antiga.

 

Na Villa de Farallones, a mais antiga e tradicional, esta O Colorado que possuí uma moderna e interessante infra-estrutura hoteleira e gastronômica, entre as que destacamos o apart hotel Colorado e Pousada de Faralones, o primeiro hotel do lugar.

 

Escola de Neve

 

Não se preocupe em não saber esquiar, pois em, Valle Nevado possui uma equipe de 50 profissionais de esqui e snowboard para todos os níveis. Os profissionais falam vários idiomas e oferecem a possibilidade de introduzir, afirmar-se e avançar nestas disciplinas, desafiando-se a si mesmo e a natureza. Os guias são certificados e preparados para expedições fora da pista e Heli-Ski.

 

Loja de Esqui

 

Antes de você chegar ao Valle Nevado, você tem uma parada obrigatória. O centro de aluguel de equipamentos esportivos, Valle Nevado Chile dispõe de mais de 1.200 equipamentos de última geração para esqui e snowboard, incluindo os mais recentes esquis de carving. Você aluga e já vai pronto para enfrentar a neve. Na volta do passeio você devolve tudo que você alugou.

 

Abaixo centenas de fotografias dos locais visitados que bem demonstram as belezas desse país e de uma capital tão acolhedores.

 

Links para fotos das galerias:

 

Artesanato chileno - Clique aqui!

Museu de Arte Precolombino - Clique aqui!

Valparaíso - Clique aqui!

Valle Nevado - Clique aqui!

Santiago - Chile - Clique aqui!

 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo