Dicas: evite problemas e tenha
uma viagem tranquila

 

 

 

Não tem quem não fique empolgado com a proximidade de uma viagem. A possibilidade de conhecer lugares diferentes, descansar e se divertir é atraente até para as pessoas mais caseiras. Mas não devemos deixar de lado alguns cuidados, essenciais para uma viagem tranquila e um retorno seguro. A falta de um documento, de uma vacina ou de seguro pode transformar os seus momentos de lazer em um verdadeiro filme de terror. Então fique de olho nas dicas a seguir e embarque sem medo:

 

Documentação:

 

Revise toda a documentação necessária antes de viajar. Para embarque doméstico, você precisa de documento de identificação com foto em boas condições. No caso de viagem internacional, confira a data de vencimento do passaporte. Muitos destinos não aceitam passaportes cuja data de expiração está próxima (o ideal é que você renove o documento seis meses antes do vencimento). Crianças sem a companhia dos dois pais precisam de autorização para embarque, que pode ser obtida junto ao Juizado de Menores.

 

Seguro:

 

O seguro saúde é essencial, especialmente se você vai viajar para fora do Brasil. Alguns países nem permitem o ingresso de turistas sem o seguro em mãos. Faça uma pesquisa antes de embarcar. Os valores geralmente são baixos, e você evita ter de desembolsar uma fortuna caso precise de atendimento médico no exterior. Torcemos para que você nunca tenha que utilizar, mas em caso de necessidade você ficará extremamente feliz de ter feito o seguro.

 

Vacinas:

 

Não dá para descuidar da saúde antes, durante e depois da viagem. Além do seguro, alguns destinos exigem vacina antes do embarque. Para locais como Barbados, Angola, Benin, Burkina Faso, Cuba, Camarões, Colômbia, Equador, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné Bissau, Guiana Francesa Libéria, Nigéria, Peru, República Democrática do Congo, Serra Leoa, Sudão, Venezuela e Zaire, a vacina contra a febre amarela é obrigatória. Ela dura 10 anos e deve ser aplicada com um mínimo de 10 dias de antecedência.

 

Em casa:

 

Se a viagem é em família e não vai ficar ninguém cuidando da casa, algumas medidas são essenciais para garantir um retorno sem surpresas desagradáveis. Não se esqueça de fechar os registros de água e gás, por exemplo. Deixe a louça e os banheiros limpos, para evitar a ocorrência de insetos. Lembre-se também de pagar todas as contas antes do embarque, para não correr o risco de ter algum serviço suspenso durante a viagem. E combine com algum vizinho de confiança para que ele recolha a sua correspondência – o acúmulo pode ser um atrativo para ladrões, que vão perceber que a casa está vazia.

 

Bagagem extraviada:

 

Imagina chegar ao seu destino e descobrir que sua bagagem foi perdida? Infelizmente, esse é um dos contratempos mais comuns entre os viajantes. Uma dica dos mais experientes é sempre retirar todas as etiquetas de vôos anteriores das malas, para evitar confusões nos aeroportos. Leve sempre uma muda de roupa e artigos básicos de higiene na bagagem de mão, dessa maneira você não fica completamente desamparado caso ocorra um contratempo. Ao perceber a falta das malas, comunique imediatamente a companhia aérea. As empresas aéreas têm um limite de 30 dias para localizar sua mala. Caso ela não seja devolvida, em voos internacionais você tem direito a receber quantias por quilo de bagagem. Se a sua mala sofrer alguma avaria durante o voo, você tem uma semana para registrar uma queixa junto à companhia aérea.

 

Dicas de segurança:

 

Hoje em dia você não é preciso carregar dinheiro em espécie durante uma viagem internacional. Leve um valor mínimo para emergências, mas não esqueça da velha e tradicional doleira – aquela pochete que pode ser escondida discretamente debaixo da roupa – para carregar o dinheiro em espécie e documentos de maneira segura. Não descuide da sua bagagem em hipótese alguma. No avião, a dica é não despachar objetos valiosos e acomodar os pertences no corredor oposto – onde você pode ficar de olho o tempo inteiro – com os zíperes voltados para trás. A Folha publicou reportagem recentemente com dicas de segurança durante o voo, vale a pena conferir.

 

 

Fonte – Minha próxima viagem!



Exibir todas as matérias sobre Turismo