Fortaleza tem sol, praia, calor humano

e vida noturna animada

 

 

 

O turista que aportar em Fortaleza vai experimentar o clima e o astral típicos das zonas tropicais. Calor, sol, mar, muitas frutas, cores vibrantes e pessoas bem humoradas devem temperar os momentos dos que chegarem na capital cearense para conhecer suas belas paisagens.

 

Embora se imponha como um grande centro urbano onde moram cerca de 2,5 milhões de pessoas, a cidade preserva um estilo de vida essencialmente litorâneo. É na orla onde tudo acontece. Isso torna Fortaleza uma cidade simples de decifrar, o que facilita bastante na hora de se preparar para aproveitar seus atrativos.

 

Pela Avenida Beira Mar, cartão-postal que liga as praias mais centrais da cidade (Iracema, Meireles e Mucuripe), a localidade se abre dia e noite para ser conhecida de diversas formas. Pode ser contemplada em caminhadas ou passeios de barco; saboreada em sua gastronomia que leva frutos do mar, lagostas e peixes; ou apreciada em seu artesanato. A região também é a que concentra a melhor estrutura de hospedagem da cidade e está a apenas 10 km da Arena Castelão.

 

Os ventos fortes que sopram na orla de Fortaleza tornam o cenário, além de mais fresquinho, ideal para a prática de esportes náuticos como vela, windsurfe e kitesurfe. E o relevo plano pode ser bem aproveitado por quem curte correr, andar de bike, skate, patins, ou mesmo jogar basquete, vôlei e futebol nas diversas quadras às margens da Avenida Beira Mar.

 

Já a Praia do Futuro é o ponto tanto para curtir o sol com conforto como para badalar à noite. Quando o sol se põe, suas barracas gigantes viram palco para espetáculos de humor e shows musicais.

 

Fortaleza ainda é o ponto de partida para visitar as famosas praias de seu entorno como Canoa Quebrada, Cumbuco e Jericoacoara.

 

Veja Fotos de Pontos Turísticos do Ceará:

 

  
 

Pela Avenida Beira Mar, cartão postal que liga as praias mais centrais da cidade (Iracema, Meireles e Mucuripe), a capital cearense se abre dia e noite para ser conhecida de diversas formas.

 

O calçadão da Avenida Beira Mar, em Fortaleza, tem apenas três quilômetros, mas a cada praia os atrativos mudam. Vale reservar pelo menos um fim de tarde e início de noite para uma caminhada tranquila com vários pontos de parada.

 

A principal região hoteleira da capital cearense é a da Avenida Beira Mar (5 km do centro e 10 km da Arena), que concentra os principais atrativos turísticos da cidade e é bem servida de infraestrutura de comércio, restaurantes, bares e serviços.

 

O relevo plano de Fortaleza é bem aproveitado por quem curte correr, andar de bike, skate, patins, ou mesmo praticar modalidades como basquete, vôlei e futebol nas diversas quadras às margens da Avenida Beira Mar.

 

Prepare os bolsos e o cartão de crédito: a grife Ceart significa artigos caprichados em couro, cerâmica, madeira, rendas de fino trato como a labirinto, a renascença e a filé.

 

Em torno do Centro Cultural Dragão do Mar (praia de Iracema), concentram-se bares em casas coloniais com mesas ao ar livre, alguns com música ao vivo.

 

Segundo a prefeitura, o Mercado Central é o segundo ponto turístico mais visitado da capital cearense. Sua história começou cerca de 200 anos atrás, quando o centro de comércio tinha o nome de "cozinha do povo".

 

A referência para saborear os pratos regionais em Fortaleza é o Mercado de São Sebastião, no centro. Os boxes ficam abertos desde as 6h para servir panelada (preparada com as vísceras do boi), buchada de bode (foto), língua de boi, carneiro, mão de vaca, entre outros.

 

Na orla da Beira Mar, há o passeio de escuna, que sai duas vezes ao dia da praia de Mucuripe: às 10h e às 16h. A opção é interessante para quem viaja com crianças grandes e adolescentes e oferece paradas para banho.

 

Enseada tranquila que serve de ponto de partida dos passeios de barco, Mucuripe tem das paisagens mais bonitas, com jangadas e embarcações ancoradas nas proximidades do Iate Clube e do Cais do Porto.

 

Uma curiosidade do Museu do Ceará é a peça do bode Ioiô empalhado. O animal, que virou mascote dos frequentadores do centro de Fortaleza na década de 1910, foi eleito vereador como forma de protesto dos eleitores.

 

Primeiro museu do Estado, aberto ao público em 1933, o Museu do Ceará possui acervo dividido em módulos de peças históricas e antropológicas.

 

Nos dias de sol e finais de semana, quando lota de moradores e turistas, a praia do Futuro exibe um dos cenários mais belos de Fortaleza. É a orla mais indicada para banho de mar, famosa pela movimentação das grandes barracas pé-na-areia.

 

A barraca Crocobeach, a mais movimentada da Praia do Futuro, conta até com lan house e agência de viagens. Serve bufê no almoço e lota com shows à noite: às quintas-feiras, as caranguejadas ganham a companhia dos shows de humor.

 

O calçadão da Avenida Beira Mar, em Fortaleza, tem apenas três quilômetros, mas a cada praia os atrativos mudam. Vale reservar pelo menos um fim de tarde e início de noite para uma caminhada tranquila com vários pontos de parada.

 

Fortaleza tem cerca de 30 km de praias, sendo que as principais são Iracema, Meireles, Mucuripe e praia do Futuro.

 

A praia de Mucuripe é uma das paisagens mais bonitas de Fortaleza, com jangadas e embarcações ancoradas nas proximidades do Iate Clube e do Cais do Porto.

 

A praia de Iracema, a mais urbana próxima da região central de Fortaleza, é bem servida de bares e casas noturnas. Quem se instala aqui ganha a proximidade do Centro Cultural Dragão do Mar, por exemplo, e do seu agradável entorno de restaurantes com mesas ao ar livre.

 

Nas proximidades da ponte Metálica, na praia de Iracema, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, inaugurado em 1998, promove atividades diversificadas de cinema, exposições de artes visuais, palestras, apresentações de teatro, shows de música e biblioteca pública.

 

Mercado Central e Catedral de Fortaleza iluminados à noite, no centro da capital cearense.

 

No miolo da cidade, entre Iracema e Mucuripe, a praia do Meireles é famosa por abrigar a Feira de Artesanato, diária, com centenas de barracas.

 

O complexo turístico Y-Park fica em Maranguape, a 30 km de Fortaleza. Foi construído na sede de uma fazenda do século 19, a Fazenda Ypióca.

 

Nas segundas-feiras, a festa mais famosa da cidade é no Pirata Bar, na praia de Iracema. Tem cinco ambientes para dançar ao som de bandas locais de forró e de outros ritmos e ainda serve caldinho grátis na madrugada.

 

A associação das tapioqueiras padronizou a estrutura das 26 lojas, com paredes de tijolo e mesas e cadeiras de plástico, mas a decoração varia e a liberdade é total para o recheio do principal quitute, a tapioca.

 

No Centro das Tapioqueiras, a carne-de-sol e o queijo fazem sucesso como ingredientes salgados, ao lado de misturas com ovo, bacon e cremes de frutos do mar. As doces podem ser tradicionais, com coco e leite condensado, ou incrementadas com morango, chocolate, goiabada, ovomaltine etc.

 

Uma das novidades de 2013 do Beach Park, no Ceará, a 28 km da capital, são as cabanas privativas que ficam nas ilhas do "Maremoto", a maior piscina de ondas da América Latina.

 

Várias são as opções de toboáguas no Beach Park, no Ceará, a 28 km da capital.

 

Arena Castelão, em Fortaleza, vai abrigar os jogos da Copa do Mundo em 2014.

 

Com custo final de R$ 519 milhões, a Arena Castelão foi a primeira ser oficialmente entregue entre as 12 que vão sediar os jogos da Copa do Mundo

 

Estátua "Iracema Guardiã" na Avenida Beira Mar, em Fortaleza.

 

Fonte – Viagem Uol 

 

 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:
 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo