12 atrações no litoral do Ceará

 

 

 

Enquanto uma grande parte do país passa frio, o sol brilha no litoral do Ceará em julho.

 

É inverno e não faltam sugestões para curtir a estação mais fria do ano. Mas, quem não é assim tão chegado às baixas temperaturas não precisa ir ao exterior para pegar um sol e garantir o bronzeado. Mesmo na época de chuvas e frio, o sol predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Entre praias e parques, o viajeaqui selecionou 12 atrações imperdíveis que prometem fazê-lo esquecer da estação do ano.

 

1 - CANOA QUEBRADA

 

Por muito tempo, Canoa Quebrada foi um esconderijo hippie. Hoje, no entanto, recebe muitos turistas e não é tão tranquila como antigamente. Mas a beleza continua sendo indiscutível: as praias com falésias avermelhadas são fascinantes. Quem tem tempo para fazer mais que um simples bate-volta de Fortaleza conhece um lugar calmo e especial.

 

Repleta de belezas naturais, piscinas naturais formadas durante a maré baixa, dunas, grandes falésias avermelhadas, mar de águas mornas e um espetáculo da natureza a ser apreciado pelas dunas, um pôr do sol que fascina a todos seus visitantes. Ver o por do sol do alto das dunas em clima romântico é um dos atrativos de Canoa.

 

Um paraíso no Ceará

 

Ventos constantes durante todo o ano são especialmente apreciados por aqueles que praticam esportes náuticos, como Kitesurf e Windsurfe e, principalmente para vôos livres de Parapente ou de paramotor, dos quais falaremos em detalhes a seguir.

 

Às vezes dá a impressão de que Canoa parou no tempo. Os nativos dessa bela praia costumam até hoje pescar de jangada no mar, em um cenário de cartão postal. Aliás, belezas não faltam em Canoa Quebrada. Lugar animado com gente bonita, o turista não sabe para onde olhar tamanha as belezas da sua paisagem natural. Dunas, falésias, o mar… Tudo isto compõe o visual incrível de Canoa Quebrada.

 

O povo do lugar é hospitaleiro e simpático e recebem os turistas de braços abertos. Há uma boa infra-estrutura de barracas na praia e pousadas e hotéis para todos os gostos.

 

Em Canoa Quebrada faz sol sempre. Mesmo nos meses em que chove mais, a temperatura fica entre 27º e 30º graus e as pancadas geralmente ocorrem pela noite. Nada que atrapalhe o delicioso e sagrado banho de mar dos turistas.

 

E diversão não falta. Entre as dunas de areias brancas e fofas, existem lagoas incrustadas. E, além disso, são nas dunas que os mais emocionantes passeios são realizados, como os de bugre e quadriciclo. Nas falésias, para quem não está contente ainda com o tamanho da diversão e aventura, as correntes de ar favorecem a prática de parapente e kitesurf. Não deixe de experimentar a deliciosa culinária de Canoa Quebrada. Frutos do mar é a especialidade. E de noite, não perca! Você precisa conhecer a Broadway! Para quem não conhece, esta é a única rua do lugar e o ponto de encontro dos bares, restaurantes, boates. A curtição começa pelas dez horas da noite, vara a madrugada e só termina quando a manhã chega. Venha dançar forró, dance, rock e axé! Não tem como ficar parado. E o melhor de tudo, é que todo dia tem mais!

 

Belezas naturais a perder de vista

 

É um lugar de magia que surpreendem a todos com tanta animação e beleza paradisíaca! As dunas, falésias, mar e sol brilhante são inesgotáveis fontes de energia e inspiração, tornando-se assim um paraíso para quem quiser se deixar conquistar por essa sedução.

 

Canoa Quebrada foi descoberta para o turismo nos anos 70. Hippies encontraram em Canoa, lugar quase inacessível, um povo simples e hospitaleiro. Até hoje os nativos preservam a tradição de pescar com jangadas no mar. Mesmo se transformando de aldeia de pescadores para um lugar turístico, Canoa não perdeu o seu encanto.

 

Quem conhece Canoa Quebrada sempre volta, e quem não conhece verá nessa reportagem, que poderá ser uma aventura inesquecível! E não perderá a oportunidade de conhecer Canoa logo que surja.

 

2 - JERICOACOARA

 

Muito alto-astral, Jericoacoara atrai jovens, mas é calma. Em julho, começa a temporada de wind e kitesurfe e a praia fica colorida de pranchas. Ao cair da tarde, turistas e alguns locais se reúnem na Duna do Pôr do Sol. Outro passeio imperdível é a caminhada até a famosa Pedra Furada, esculpida pelo mar – em julho, o sol aparece no meio do buraco.

 

Possui várias das praias mais bonitas do País, repleta de dunas e costões rochosos, coqueirais e mar de água incrivelmente azul. Apesar de ter sido descoberta nos anos 70 por hippies, Jeri, como é chamada, conserva ainda as características de pequena vila de pescadores. Nestas três décadas, tem sido harmoniosa a relação entre forasteiros e moradores, que transformaram suas casas simples em pousadas e restaurantes, mas continuam praticando a pesca de subsistência.

 

Com o aumento da fama, atualmente Jericoacoara recebe turistas brasileiros e estrangeiros que aproveitam as belíssimas praias, fazem passeios de bugues pelo extenso litoral e velejam nas lagoas de águas limpas e azuis. No final da tarde, um bom programa é assistir ao belíssimo pôr-do-sol sobre uma enorme duna. E à noite, visitar os restaurantes para provar algumas das deliciosas receitas de peixes e frutos do mar. Se ainda restar fôlego, o turista pode entrar madrugada adentro curtindo um autêntico forró na animação dos bares.

 

Quem visita a praia de Jeri não pode deixar de conhecer também a cidade de Jijoca de Jericoacoara, que fica a apenas 20 km, com belezas naturais e ventos constantes que agradam especialmente aos praticantes de esportes náuticos, como o kitesurf e o windsurf.

 

Assim, Jericoacoara é um Parque Nacional localizado a 300 km a oeste de Fortaleza. Reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes biomas criando um lugar único. Em 1994 o jornal americano “Washinton Post” a escolheu como uma das dez mais belas praias do mundo.  A vila não possui postes de iluminação para preservar a iluminação proveniente da lua e das estrelas, as ruas são de areia e não existe estrada de acesso nos últimos 15 km, portanto é necessário veiculo 4x4 para chegar.

 

“Jeri” com simplesmente é chamado é um lugar fora do comum comparado com o mundo moderno das grandes cidades, com tempos corridos, engarrafamentos e filas... As ruas são cobertas de areia e as praias se estendem por quilômetros sem interferências visuais... Tudo tem um toque mais lento e mais descontraído.

 

Até cerca de 20 anos atrás, Jeri era apenas uma simples vila de pescadores isolada do mundo, visitada somente por viajantes aventureiros. Não havia estradas, eletricidade, telefone, televisão, jornais e pouco se usava dinheiro. O comércio era feito através de troca de produtos, como peixe por arroz, e assim por diante. Mas todo isso não quer dizer que você vai ter que se privar do conforto e luxo. Quase tudo que desejar, você pode ter em Jeri; desde massagens a jantares deliciosos, de bares tranqüilos a casas com música ao vivo, além de excelentes hotéis em Jericoacora para todos os gostos.

 

A cidade ficou famosa por ser uma das praias mais belas e longas do mundo, cercada por dunas e lagoas de água doce – levando pessoas de todo o mundo a suas margens. Em 1984, uma lei federal declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançou o status máximo de em termos de proteção ambiental, sendo nomeada Parque Nacional. Devido às restrições à construção e leis de proteção ambiental, Jericoacoara tem crescido de uma forma positiva. Empresários engajados em proteger a beleza e a simplicidade de Jeri, criaram pousadas pequenas e aconchegantes que oferecem charme e sofisticação sem grandiosidade ou extravagâncias.

 

3 - LAGOA DO PARAÍSO, JIJOCA DE JERICOACOARA

 

As redes sobre a água da Lagoa do Paraíso são marca registrada de Jijoca de Jericoacoara, a 23 quilômetros de Jericoacoara. A sensação de estar longe de qualquer problema é inevitável – o lugar parece ter sido feito para relaxar e não pensar em mais nada.

 

Como é conhecido por todos que conhecem a região. Pelas belas praias e atrações turísticas. Localizado no extremo litoral oeste do Ceará, a cerca de 360 km da capital Fortaleza. A margem da Foz do belíssimo Rio Coreaú, oferecendo aos visitantes 69km de praias, lagos, mangues e ilhas fluviais.

 

Camocim possui um talento natural para o esporte de kitesurf. Pois é uma região de muitos ventos, mar calmo e com belezas naturais. E podemos registrar momentos de muitas aventuras durante nosso passeio. As praias de Tatajuba, Guriú, Lagoa da Torta e Jericoacoara.

 

4 - PRAIA DE TATAJUBA, CAMOCIM

 

A vila original foi soterrada pelas dunas da margem direita. Do outro lado do rio Tatajuba, ergueu-se a vila de pescadores atual. Chega-se de bugue ou veículos com tração nas 4 rodas, pois depois de pegar a balsa do rio Coreaú, é necessário superar 22 km de estrada de areia e dunas. A praia é o retrato do sossego, pouquíssimo movimentada, é o lugar ideal para quem quer curtir sem muita badalação.

 

É possível que você já tenha visitado Tatajuba como sendo do entorno de Jericoacoara. No entanto, esta área primitiva do litoral Oeste do Ceará pertence ao município de Camocim e de lá tem sua particularidade no acesso. A cidade de Camocim está localizada em área privilegiada, contornando o Rio Coreaú, que tem como moldura a Ilha do Amor. Os dois elementos da natureza se unem e fazem uma paisagem única em seu encontro com o mar.

 

Os nomes do rio e da ilha tiveram origem a partir de uma lenda que descreve as paixões alucinantes de uma índia da nação Tapuia e um branco que aportou na região no tempo da ocupação holandesa em Pernambuco. Natira e Jacob venceram os inimigos e foram felizes na "ilha", que na realidade é um pedaço do continente formado por dunas, mangues e lagoas. Neste pedaço de terra que inspira amor e sedução estão construindo barracas e comprometendo a paisagem natural.

 

O Rio Coreaú é o ponto de partida para a bela Tatajuba. De lá saem barcos que transportam passageiros e veículos em direção ao paraíso, onde é possível desfrutar de momentos inesquecíveis em redes e cadeiras dentro d´água. Esta façanha não é proposital. A maré sobe e aumenta o volume de água da Lagoa da Torta, que ocupa uma extensão de 15 quilômetros no verão e chega a 25 quilômetros no inverno, alimentada pelas águas do Rio Parazinho. Sete barracas estão instaladas ao redor da lagoa e todas oferecem cardápios semelhantes.

 

A lagoa é um convite ao descanso, enquanto a natureza continua preservada. As barracas não contam com energia elétrica nem sinal de celular. O acesso só é permitido em veículos 4x4 e os proprietários das barracas são nativos, empenhados com a preservação do lugar. A história do vilarejo é um atrativo a mais.

 

Há cerca de 40 anos, Tatajuba foi soterrada por uma imensa duna, destruindo casas e afastando os moradores. Persistentes, eles construíram a Nova Tatajuba e hoje dividem com os turistas os encantos e magias deste paraíso terrestre.

 

5 - BEACH PARK, FORTALEZA

 

Quase ninguém visita Fortaleza sem dar uma esticada ao Beach Park. À beira-mar, o parque aquático tem diversão para toda a família, com atrações leves, moderadas e radicais. Entre tantos toboáguas, o Insano ainda é o campeão da adrenalina: a descida de 41 metros de altura atinge a velocidade de 105 quilômetros por hora. Mas, não se engane, nas férias esteja preparado para encarar grandes filas.

 

O Beach Park foi a primeira empresa brasileira do segmento turístico a receber o prêmio Adrian Awards, concedido pela HSMAI (Associação Internacional de Vendas e Marketing da Hospitalidade), na cerimônia "HSMAI Adrian Awards Gala", que foi realizada no último dia 31 de janeiro, no Marriot Marquis, em Nova York.

 

O complexo turístico foi homenageado com uma estatueta de prata na categoria marketing digital pelo e-mail marketing desenvolvido pela Pmweb, empresa de soluções de CRM e Marketing Digital para o segmento hoteleiro.

 

A Pmweb criou para o Beach Park "O Maior Email Marketing do Mundo", com cerca de 12 mil píxeis de comprimento, fazendo alusão ao toboágua Insano, uma das principais atrações do complexo turístico. Na peça há um botão que, ao ser clicado, faz a rolagem da página, dando ao usuário a sensação de escorregar no brinquedo.

 

Para Clarisse Linhares, gerente de marketing do Beach Park, "trata-se de uma conquista importante para o complexo turístico e o turismo nacional. A premiação reconhece o nosso empenho em investir permanentemente em inovação não apenas em atrações, mas também na forma de nos comunicar, nesse caso alinhados ao mundo digital, cada vez mais presente e em nosso dia a dia".

 

O concurso atraiu quase 1100 inscrições de todas as partes do mundo, julgadas pelos mais respeitados executivos do segmento hoteleiro. Além do case do Beach Park, foram premiadas as "Top 25 Most Extraordinary Minds in Sales and Marketing".

 

6 - PRAIA DE PONTA GROSSA, ICAPUÍ

 

A pequena vila de pescadores é parada dos passeios de bugue – este é o melhor jeito de chegar ali. Em forma de meia-lua, com falésias de areia colorida, Ponta Grossa também tem dunas que compõem a paisagem. O mar é de tombo, com água verdinha, cheio de recifes e rochas submersas. O caminho de Canoa Quebrada até esta praia é lindo.

 

Em seguida a equipe deslocou-se para a Praia da Ponta Grossa, que fica próxima à Praia da Redonda. O Portal teve a oportunidade de conhecer a “família Crispim”, representada por Otoniel Crispim, proprietário da Barraca Canaã, com seu slogan "O refúgio prometido". Ele próprio fez um passeio de bugre, com toda a equipe do Portal Messejana e mostrou todos os atrativos turísticos naturais da praia e detalhes sobre as falésias, fontes de água natural e vários locais propícios para as filmagens e fotografias.

 

O "tour" pela orla marítima finalizou com um delicioso almoço na barraca Canaã, onde a especialidade da casa é o filé de robalo ao molho de camarão, moqueca de arraia e lagosta. A Canaã também possui apartamentos e chalés e tem um atendimento muito bom e o cardápio espetacular, principalmente no que se refere aos petiscos do mar.

 

 

Além do passeio de bugre pela orla, Otoniel indicou um passeio de barco, que seria feito na parte da tarde, com o objetivo de fotografar o visual das praias e das falésias do alto-mar e também de vislumbrar o pôr-do-sol em pleno mar, enquanto outra parte da equipe ficaria em terra registrar também o visual do pôr-do-sol, lindíssimo.

 

7 - PRAIA DO FUTURO, FORTALEZA

 

A Praia do Futuro é extensa, com faixa de areia larga e megabarracas sempre cheias. É uma das praias urbanas mais bonitas de Fortaleza e não é difícil encontrar piscinas com escorregadores, toboáguas, playgrounds e recreação. Suas barracas muito bem equipadas atraem turistas, que passam ali boas horas tomando uma cervejinha e comendo petiscos em frente ao mar. À noite, o agito continua, com bailes de forró.

 

Naquele espaço privilegiado da orla da Capital cearense fica situada a Pousada Bellomar Ariaú, bem próximo ao mar e junto às mais tradicionais barracas de praia. O empreendimento busca atender àquelas pessoas que procuram lazer e relaxamento e, ainda, facilidades de deslocamento.

 

Com uma ambientação leve, onde se destacam cores em tons pastéis e peças regionais dispostas harmoniosamente, a pousada dispõe de 40 apartamentos, configurados como casal, casal mais solteiro, duplo e triplo. As unidades são equipadas com ar condicionado, frigobar, telefone, cofre, TV a cabo, wi-fi e, ainda, ducha quente e fria.

 

A infraestrutura do empreendimento inclui estacionamento privativo, piscina para adultos, área reservada para banho de sol, ducha, churrasqueira e restaurante, onde é servido o café da manhã, com grande variedade de itens.

 

A pousada prima pelos bons serviços e atendimento tempestivo às demandas dos hóspedes, sempre com o máximo de cordialidade e simpatia.

 

8 - MEGABARRACA CROCOBEACH, NA PRAIA DO FUTURO, FORTALEZA

 

CrocoBeach é a mais famosa e movimentada barraca da Praia do Futuro. A estrutura é mega: espreguiçadeiras, piscinas, sauna, lan house, salão de beleza e espaço para massagem. Todos os dias, serve bufê por quilo no almoço. E algumas noites da semana são animadas com shows de humor.

 

É uma megabarraca, que reúne piscina, lojas, lan house e até salão de beleza. Nas noites de quinta, shows de humor divertem os clientes, que têm à disposição fartas receitas.

 

9 - FALÉSIAS DO MORRO BRANCO, BEBERIBE

 

Sabe aquelas garrafinhas de artesanato feitas de areia colorida? Muitos vão ao vilarejo de Morro Branco em busca dessas lembrancinhas para presentear amigos. Perca-se no labirinto das falésias, com areias de diversas tonalidades.

 

Labirinto - é a atração principal

 

Em seguida a equipe do Portal Messejana visitou o Monumento Natural das Falésias onde se encontram as 12 cores de areias e o Labirinto das Falésias localizado no meio das dunas. Vale dizer que inúmeros guias oferecem seus serviços por quantias bem módicas. É interessante ser acompanhado por um guia, pelas curiosidades e conhecimentos da cultura local que você vai adquirir e não em si pelo próprio labirinto (já que não é bem um labirinto e você não vai se perder). É importante tomar precauções, ao fotografar, por exemplo, com as encostas das falésias, pelo risco de desmoronamento. Há placas indicativas e advertências.

 

Assim, o Labirinto é um lugar fantástico, no meio das dunas, com um cenário inesquecível. Fizemos uma caminhada pelas fendas das falésias, passando por fontes naturais de água e apreciando um colorido exuberante de cores de areia.  O calor e o silêncio fazem você sentir-se num outro planeta. Um local onde foram gravados vários programas de televisão como: No Limite, uma das aberturas do Fantástico e as novelas, Final Feliz e Tropicaliente. Todo o trajeto do Labirinto é feito a pé, pois para a preservação do meio ambiente, é proibido o acesso de buggys no local. Ao final da caminhadas pelas falésias que compõem o labirinto retoma-se o passeio de buggy, pela orla, com destino a outras praias.

 

10 - GUAJIRU, TRAIRI

 

A praia de Guajiru é bem menos movimentada que as demais; a vilinha preserva a tranquilidade e é ideal para quem quer fugir da badalação das praias centrais. A pacata praia tem poucas pousadas, coqueiros e dunas brancas.

 

Barulho do vento e dos kites são os únicos sons que você encontrará na bela Ilha do Guajirú. Localizada no município de Itarema, a 220 km de Fortaleza, a ilha é encantadora. Pousadas, restaurantes e escolas de kitesurf estão sempre abertos para receber os turistas.

 

O lugar é visitado quase que 100% por praticantes de esportes náuticos, a maioria estrangeiros que busca por terras nordestinas bons ventos para curtir o esporte e as férias.

 

Uma dica: Faça a casadinha Icaraí de Amontada com Ilha do Guajirú, vale a pena.

 

É bom para: quem não pratica o esporte, é bom para passar o dia. Já os kitesurfistas, não há tempo limite).

 

11 - LAGOINHA

 

Formada por falésias, dunas e coqueiros, Lagoinha é uma das praias mais belas do Ceará. Os principais bares, restaurantes e pousadas ficam num centrinho e, apesar de não ser tão preservada quanto era há alguns anos, o lugar é paradisíaco. Tudo isso, sem a muvuca das praias mais centrais.

 

Lagoinha é certamente uma das praias mais bonitas do litoral Costa Sol Poente do Ceará. Praia de beleza rara. Seu formato em meia-lua, que é o cartão postal da praia, atrai turistas do Brasil e do mundo inteiro. Seus coqueiros, bicas e densa vegetação completam a beleza. A Equipe do Portal Messejana produziu muitas fotografias dos diversos ambientes locais e sem dúvida a Praia da Lagoinha é um verdadeiro cartão postal do Estado. Há bons hotéis e pousadas e uma diversidade de passeios disponíveis para os visitantes.

 

Além de dunas, coqueiros, lagoas e falésias e possui 15 km de extensão. A faixa mais procurada fica entre dois morros que formam uma meia lua, onde há bares e restaurantes.

 

Dentre os tesouros de Lagoinha, os turistas encontram um fascinante mirante formado por uma duna vermelha de onde se tem uma vista panorâmica da encosta em forma de meia lua. Os ventos são ideais para regatas e esportes à vela.

 

A vila de pescadores ainda preserva ambiente rústico. Os restaurantes oferecem peixes e frutos do mar. Outro tesouro encontrado em Lagoinha é o artesanato, que é comercializado em uma central organizada pela população local. As vias de acesso estão em boas condições de tráfego. A praia conta com uma rede hoteleira de qualidade. Alguns hotéis têm vista para o mar.

 

A duna amarelada entrecortada por coqueiros se revela como uma bela miragem aos olhos dos turistas de primeira viagem. Passada a admiração inicial, os visitantes procuram desfrutar Lagoinha de todas as maneiras: quer seja no banho de mar próximo à duna amarelada ou nos passeios de bugres pelas dunas até suas lagoas.

 

12 - PRAIA REDONDA, ICAPUÍ

 

A vila de pescadores tem, como a maioria das praias dali, falésias avermelhadas, recifes e belíssimas paisagens no trecho mais deserto.

 

A Praia da Redonda foi o ponto de chegada de equipe do Portal Messejana. Com falésias e dunas coloridas, que proporcionam uma vista, a 80 metros de altura, considerada uma “obra da natureza”. A praia é uma vila de pescadores com mais de 150 barcos de pesca de lagosta. Conta hoje com mais de 2.300 habitantes, distribuídos por aproximadamente 550 famílias, vivendo da pesca da lagosta, do artesanato em madeira, labirinto (uma espécie de bordado), cultivo do caju, e outras atividades agrícolas.

 

Na beira da praia, barracas e restaurantes oferecem o que tem de melhor em pratos regionais com lagostas, peixes e camarão. Hoje possui várias pousadas que proporciona aos turistas uma hospedagem com muitos atrativos para uma temporada inesquecível.

 

 

Passeio de barco em Icapuí

Falésias em Icapuí

Praia da Redonda e Ponta Grossa

Pôr-do-sol na Praia da Ponta Grossa

Barraca Canaã, pelo Portal Messejana

Lagoinha, em encanto do Ceará 

 

GALERIA DE FOTOS DE MORRO BRANCO

Morro Branco - praia e mar

Artesanato em Morro Branco

Artesanato com areia colorida

O Labirinto - falésias

Passeio de Jangada

Vôo em ultraleve pela orla 

 

 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:
 


Exibir todas as matérias sobre Turismo