Guaramiranga – Turismo

 o ano inteiro

 

 

Chamada de pequeno país verde, a cidade serrana cearense se renova para bem receber os visitantes, oferecendo boas opções de passeios, gastronomia e acomodações.

 

 

 

Em tupi, Guaramiranga significa "Pássaro vermelho" e como uma ave em plena liberdade, voa alto na rota do turismo em caminhos emoldurados por flores multicoloridas que conduzem às muitas opções de lazer e entretenimento no cenário serrano. A natureza em festa, o verde exuberante e o clima friorento são os grandes atrativos. Construções históricas complementam a atmosfera de alegria para curtir o tempo livre.

 

Situado a 110 quilômetros de Fortaleza, com acesso pelas rodovias CE-060 e/ou CE-065, o município serrano encontra-se a 865 metros de altitude, inserido na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité. A temperatura não passa dos 25ºC. A vegetação típica de mata atlântica, intensificada pelas flores nativas, surpreende quem chega. O turista tem uma visão diferente do Ceará.

 

Com uma população acolhedora, inferior a cinco mil habitantes, Guaramiranga tem se destacado no cenário nacional, sobretudo por sediar diversos eventos de cunho cultural e turístico. Daí, a preocupação de estruturar-se para bem receber os visitantes. Ainda falta um pouco mais de conscientização de quem chega quanto à preservação do lugar e as limitações para circulação de veículos.

 

Para bem curtir a cidade e seus encantos, além de harmonizar-se com os nativos, o ideal é deixar o carro no hotel ou pousada e seguir pelas calçadas do centro, sempre com novidades que embelezam ainda mais a natural Guaramiranga. Uma delas apresenta-se na praça defronte à Prefeitura. Ali, comerciantes de flores e artesanato, que antes expunham seus produtos em barracas improvisadas, agora contam com quiosques padronizados em estilo adequado ao charme e beleza da cidade serrana.

 

 

 

O casario colorido de Guaramiranga se harmoniza com o cenário verdejante ao redor e parece realçar a alegria da cidade pela chegada frequente de visitantes.

 

As novidades não param. O prédio da prefeitura, equipamentos de lazer da praça e o pórtico de entrada também foram reformados. A cidade ficou ainda mais charmosa e atraente, uma espécie de meca dos apreciadores de clima ameno e friorento, que convida aos prazeres da boa mesa e a saborear bons vinhos a dois ou na companhia de familiares e amigos.

 

Por sinal, a gastronomia é um destaque diuturno em Guaramiranga. Pratos das cozinhas nacional e internacional povoam os cardápios de bares e restaurantes espalhados ao longo das ruas e concentrados, principalmente, nas imediações do Teatro Rachel de Queiroz. Fondues, carnes e massas são a base da oferta. A criatividade se destaca. Pratos considerados comuns recebem toques especiais de experimentados chefs.

 

Para quem busca lanches rápidos, existem muitos quiosques bem estruturados, que oferecem pizzas, hot-dog, pastéis e uma infinidade de doces, bolos e tortas. Pela manhã, são uma ótima dica para o café, oferecendo tapiocas e caldos, reconhecidos por sua terapêutica ação anti-ressaca.

 

Para quem quer curtir o dia em família, a dica é o pesqueiro localizado junto ao Parque das Trilhas, onde adultos e crianças podem fisgar tilápias e tucunarés. Estique o passeio e vá conhecer a vizinha Pacoti, onde as maiores atrações são os passeios de pedalinho pelo lago ou caminhadas pelas trilhas ecológicas do Chalé Nosso Sítio. Experimente passar na Bodega do Astélio ou no Bistreau Baltazar para provar delícias culinárias da serra.

 

Na volta a Guaramiranga, passe por Pernambuquinho e vá ao Pico Alto para, de lá, apreciar uma das mais belas paisagens do Estado. Num dos pontos mais alto do Ceará, o visitante confere uma vista única de litoral, serra e sertão e ainda prestigia o singular pôr do sol no cenário serrano.

 

Com a chegada da noite, a temperatura cai. Guaramiranga se agita. Bares e restaurantes são os pontos de encontro. Para os mais friorentos, casacos, blusão ou outros tipos de agasalho se tornam itens indispensáveis no vestuário, pois a temperatura pode chegar a menos de 15°C. Os desprevenidos podem procurar o "Seu" Cláudio, figura conhecida da cidade que mantém, em plena avenida principal, um carrinho vermelho estacionado, repleto de casacos, jaquetas e as mais variadas blusas de lã a preços acessíveis. Muitas peças são comercializadas a R$ 10,00.

 

Como chegar:

 

De carro - Acesso, a partir de Fortaleza, pelas rodovias CE-060 e/ou CE-065

 

De ônibus - Fretcar (3256-4673)

 

Onde ficar:

 

Chalé das Montanhas (3246-1165), Chalé Nosso Sítio (3476-7676), Cantinho das Flores (3347-0844), Estância Vale das Flores (3264-6365), Le Revê (3328-1205), Hotel Gruta (3347-0844), Remanso Hotel (3325-1211), Pousada Capuchinhos (3321-1112), Cabanas da Serra (3232-4327).

 

Onde comer:

 

Studio70 (9909-9840), Basílico (9925-5767), Café com Flores (3321-1581), Comida Caseira (8511-8984), Confraria (3321-1316), Hofbräuhaus (3321-1196).

 

Informes Turísticos:

 

http://www.guaramirangainforma.com.br/

http://www.portalguaramiranga.com.br/

http://www.guaramiranga.ce.gov.br/

 

 

Fonte – Diário do Nordeste

 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo