Jericoacoara, uma praia dos sonhos no Ceará, conhecida mundialmente

 

 

 

A equipe do Portal Messejana comprovou as belezas naturais e desfrutou de todo um passeio até Jericoacoara, praia no extremo norte do Ceará, pertencente a um distrito de nome Jijoca de Jericoacoara, localizado a 23 km. A praia continua quase isolada e o acesso ainda depende de veículos especiais que consigam atravessar os quilômetros de dunas que a separam da estrada mais próxima. Suas ruas não têm calçamento e a chegada da energia elétrica é recente.

 

Jeri, como é chamada, possui várias das praias mais bonitas do País, repleta de dunas e costões rochosos, coqueirais e mar de água incrivelmente azul. Apesar de ter sido descoberta nos anos 70 por hippies, conserva ainda as características de pequena vila de pescadores. Nestas três décadas, tem sido harmoniosa a relação entre forasteiros e moradores, que transformaram suas casas simples em pousadas e restaurantes, mas continuam praticando a pesca de subsistência.

 

Com o aumento da fama e consequentemente do turismo, atualmente Jericoacoara recebe brasileiros e estrangeiros que aproveitam as belíssimas praias, fazem passeios de bugues pelo extenso litoral e velejam nas lagoas de águas limpas e azuis. No final da tarde, um bom programa é assistir ao belíssimo pôr-do-sol sobre uma enorme duna. E à noite, visitar os restaurantes para provar algumas das deliciosas receitas de peixes e frutos do mar. Se ainda restar fôlego, o turista pode entrar madrugada adentro curtindo um autêntico forró na animação dos bares.

 

Para as dunas, antes de anoitecer, convergem os idiomas e sotaques distintos que fazem de Jericoacoara um dos pontos mais internacionais do litoral brasileiro. Ali se conhece quem acabou de chegar, para uma visita de poucos dias, e também os ex-viajantes que nunca mais foram embora. Um caminhoneiro sulista, uma fisioterapeuta européia, esportistas norte-americanos: eles estão lá, junto dos nativos, administrando pousadas e restaurantes.

 

Diante de capoeiristas fazendo piruetas na areia e do céu pintado de lilás, rosa e laranja, feito um quadro de Monet gigantesco que a noite logo vai esconder, são agendados passeios, encontros, festas, aulas de windsurfe e jogos de futebol. "A areia corre veloz, escova as pernas, chega até os olhos", escreveu um italiano sobre o lugar. A vila pacata oferece descanso e também movimento.

 

Não são praias comuns, dessas com quilômetros de guarda-sóis, quiosques e carrinhos de sorvete. Nada será trivial num lugar onde é possível aproveitar boa parte das férias de pés descalços, dia e noite, já que as ruas não têm calçamento: só areia fofa. O mesmo vento de qualidade excepcional (sobretudo no segundo semestre) que atrai windsurfistas e kitesurfistas do exterior pode tornar incômodo o banho de sol.

 

Incluído em pacotes para Fortaleza, o tempo curto de dois ou três dias de visita será sempre melhor do que nenhum dia em Jericoacoara. Mas basta considerar fatores como a dificuldade do acesso, a tristeza dos que partem e a decisão de morar ali de muitos forasteiros para concluir que o lugar merece um tempo mais distendido.

 

Quem aproveita as férias para se iniciar em esportes vai precisar de uma semana para ganhar segurança nas aulas de capoeira, windsurfe ou kitesurfe, em Jeri ou no Preá. Quatro ou cinco dias vão presentear o visitante com variações cromáticas do pôr-do-sol e ainda a maré alta ou baixa, que define as chances de mergulho a partir da grande duna. Uma semana é boa medida para dançar forró, reggae, samba, salsa, mambo e outros ritmos da noite de Jeri.

 

Trata-se de um vilarejo tão fora do comum que vale a pena planejar uma chegada em grande estilo, e não precisa ser de helicóptero. Desde Fortaleza, prefira o ônibus da noite, que em Jijoca passará o bastão e os passageiros para uma jardineira cruzar as dunas na madrugada. Na confusão dos contornos, os morros de areia iluminados pelas estrelas parecem se espichar, colados às nuvens do céu.

 

Vale destacar que a vila de Jericoacoara, na costa oeste do Ceará, continua sendo um dos destinos mais procurados no Ceará por turistas que buscam belas paisagens e um visual mais rústico. Descrito como um paraíso, o destino é chamado pelos locais apenas de Jeri. A ida até lá implica em um trajeto de quatro horas de micro-ônibus de Fortaleza até o vilarejo de Jijoca, depois mais uma hora de viagem em veículo com tração.

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo