Garota Portal Messejana 2013 curte um final de semana no Maciço de Baturité

 

 

 

A equipe do Portal Messejana realizou um passeio turístico na região serrana do Maciço de Baturité, com visita aos principais municípios, Guaramiranga, Pacoti e seus principais pontos turísticos entre os dias 26 e 27 de outubro.

 

Este passeio assinalou a presença de Hayane Darlley, Garota Portal Messejana 2013 e foi ofertado como uma das premiações pela conquista do título em concurso do qual participaram dezenas de jovens, em mais um projeto de sucesso do Instituto Portal Messejana, iniciado em 2012. Hayane se divertiu a valer e curtiu um friozinho muito agradável na cidade de Pacoti, Ceará.

 

Foram produzidas muitas fotografias de Hayane Darlley, de todos os locais visitados, as quais estão nas seis galerias ao final desta matéria.

 

Baturité é um município brasileiro do estado do Ceará. Distância de Fortaleza: 106 km. O acesso pode ser feito pelas rodovias: CE 060 / CE 356. A paisagem verde e o clima úmido fazem da região um dos destinos mais procurados para finais de semana. Com temperatura média variando entre de 20ºC e 22ºC – e mínima chegando a 17ºC, o cenário conta com uma pequena faixa de Mata Atlântica transformada em Área de Proteção Ambiental, o que faz a região ser bastante apropriada para o ecoturismo.

 

Turismo

 

Uma das fontes de renda do município é o turismo, com um grande potencial, mais que ainda precisa ser mais bem explorado. Baturité possui uma APA (Área de Proteção Ambiental) nos remanescentes de Mata Atlântica existente no município, trilhas, cachoeiras, áreas propícias para prática de esportes de aventura e um grande acervo cultural espalhado por toda a cidade como museus, monumentos e edificações centenárias. Dentre esses podemos destacar.

 

Um local de tradição e muito visitado

 

O passeio turístico com Hayane Darlley teve a primeira parada na antiga estação da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) em Baturité, local onde quem passa pela rodovia pode avistar um trenzinho antigo, que é motivo de fotografias o dia inteiro por turistas e visitantes. Depois de fotografar no trenzinho Hayane conheceu o Museu da RFFSA, que é uma entidade pública e funciona no prédio da antiga estação ferroviária. O prefeito anterior cedeu o prédio para funcionar o museu. O prédio funciona diariamente e, de acordo com o presidente, não há ajuda para manter o local. "A exposição conta com peças antigas da cidade e o acervo cedido pela RFFSA", conta, Cristiane, que recepcionou a equipe do Portal Messejana de forma muito gentil.

 

O Mosteiro dos Jesuítas

 

Em seguida a equipe do Portal Messejana foi a um dos lugares mais bonitos da serra, que é o Mosteiro dos Jesuítas ou Parador dos Jesuítas. Imponente construção em pedra tosca, que foi projetado por um arquiteto francês e data de 1924. O convento hospeda visitante e pode ser acessado pela CE-356 ou pela Rua Padre Antonio Pinto e estrada dos Jesuítas. O Mosteiro está numa posição privilegiada que permite observar o açude de Vazantes, a Pedra Aguda, a Serra do Tamanco e o monumento a Nossa Senhora de Fátima. O jardim tem plantas e flores das mais diversas qualidades. No centro, a imagem de Nossa Senhora, Rainha do céu e da terra, em barro, obra do centro de artesanato de Tracunhaém, e os seus pés uma fonte com carpas.

 

Guaramiranga

 

Mais uma vez a equipe do Portal Messejana entrou na rota das emoções dos passeios em Guaramiranga. Um pequeno Município da região serrana do Estado do Ceará, Nordeste do Brasil. Região serrana (a aproximadamente mil metros acima do nível do mar), as temperaturas são sempre amenas, geralmente entre 16 e 25º (No mês de Julho, a temperatura pode atingir 12°C, proporcionando um frio agradável), e a vegetação é composta de remanescentes de mata atlântica. Por essas condições climáticas, é conhecida por “suíça cearense”.

 

É possível sentir frio também no Ceará. Na vila de Guaramiranga, encravada no Maciço de Baturité, a média anual das temperaturas é de vinte graus. No inverno, porém, os termômetros registram números ainda mais baixos.

 

Além das atrações culturais, Guaramiranga encanta pelos atrativos naturais. Por estar localizada no Maciço de Baturité.O município tem diversos festivais e mostras culturais têm se apresentado nos palcos de Guaramiranga, sendo os principais: Festival de Jazz e Blues, Festival de Fondue, Festival de Gastronomia, Festival de vinhos, entre outros apoiados pelo poder público.

 

O Convento dos Capuchinhos

 

Saindo do Mosteiro dos Jesuítas chegando em Guaramiranga tivemos a oportunidade mais uma vez de visitar o Convento dos Capuchinhos. O Convento de Guaramiranga
(N. Senhora de Lourdes) nasceu de um projeto muito esperançoso da Cúria Geral que desejava promover o desenvolvimento das missões capuchinhas do Norte do Brasil, levando-as a organizarem em conjunto um Noviciado e Estudantes de Teologia. Após uma sondagem minuciosa foi escolhido Guaramiranga para instalação da casa de formação. Hoje o antigo Convento, agora pousada trabalha com fins hoteleiros, aberto aos religiosos, ao clero e ao povo; como casa de hospedagem e encontros, sobretudo para grupos ou pessoas que vem fazer oração e retiro.

 

Pesqueiro Guaramiranga

 

Ainda pela manhã Hayane Darlley conheceu o Pesqueiro Guaramiranga, local muito agradável onde o visitante pode pescar e curtir a natureza, com um excelente visual e música ambiente bem selecionada. Hayane, mesmo sem muitas habilidades, conseguiu rapidamente fisgar dos peixes, os quais foram devolvidos ao lago conforme a política do “Pesque e Solte” empregada pelo local. O almoço foi realizado no Restaurante Manjericão, que faz parte do Pesqueiro Guaramiranga.

 

Pacoti

 

Por último a cidade de Pacoti, com sua pracinha de interior, clima agradável e muitos passeios pelos arredores. Ao entardecer curtiu as belezas naturais e a paisagem belíssima de um pôr-do-sol, pelo calçadão às margens do lago e se disse encantada com o local. Hayane gostou muito da caminhada ao anoitecer pelo Pólo de Lazer e também do Lago Nosso Sítio, local onde fez um passeio de pedalinho, por todo o lago e experimentou as delícias de um chocolate quente às margens do lago.

 

Reserva Handara

 

Hayane Darlley curtiu muito também a passagem pelo Parque do Engenho, da Reserva Handara, que dispõe de uma completa estrutura de lazer, cercada de cultura e verde. Inúmeras atividades para se curtir no clima da serra, como: trilhas, ponte de 3 cordas, tirolesa, aerojump, futebol de sabão, lago com pedalinhos e bola aquática.

Além disso esteve no Museu da Reserva Handara, que traz para os visitantes várias porções da história de Guaramiranga com a presença de parte do patrimônio antigo da cidade, que valoriza ainda mais a visitação. Exemplo disso são as máquinas da época dos barões, de quatro séculos atrás, responsáveis pelo processo de produção do café e da cana. Maquetes animadas, peças e moedas que circulavam na cultura serrana formam outro capítulo do valor histórico que está disponível aos visitantes.

 

Fotografias e vídeos

 

Abaixo todas as fotografias deste passeio turístico com de Hayane Darlley, a Garota Portal Messejana 2013. Em breve os vídeos estarão disponíveis neste Portal e no Youtube.


 Hayane Darlley - Passeio em Baturité - Clique aqui!

Hayane Darlley em Pacoti - Clique aqui!

Hayane Darlley no Parador dos Jesuítas - Clique aqui!

Hayane Darlley no Convento dos Capuchinhos - Clique aqui!

Hayane Darlley no Pesqueiro Guaramiranga - Clique aqui!

Hayane Darlley na Reserva Handara - Clique aqui!

 

 



Exibir todas as materias do Concurso Garota Portal Messejana 2013