As músicas do Balneário de Messejana

 

 

 

Inaugurado no início dos anos 60, o Balneário Clube de Messejana notabilizou-se pelos eventos bucólicos à beira da Lagoa de Messejana.

As festas aconteciam geralmente aos sábados, já que na época a sexta-feira ainda não reinava absoluta no final de semana. Bandas de baile famosas na cidade como Alberto Mota e seu conjunto, Ivanildo e seu conjunto, Paulo de Tarso e Ivan e seu conjunto eram as opções da época.

Eram conjuntos como se chamava na época assentados numa formação basicamente de metais, saxofone, piston, trombone de vara, um contrabaixo acústico, e um violãozinho elétrico fazendo umas marcações bem tímidas, ligado em um amplificador que mais parecia um rádio antigo daqueles valvulados. Guitarra elétrica nem sonhar, isso nos idos de 1963, 1964. O repertório consistia de rumbas, merengues, mambos, boleros, foxtrotes, sambas canções, samba tradicional e coisas bem ao gosto das festas da época.

Orquestras de renome internacional como Tobias Troisi e Casino de Sevilha também marcaram presença no Balneário que consistia de uma entrada coberta com uma lâmpada fluorescente, e uma área que fazia às vezes de salão de danças e quadra de esporte. Decorativo mesmo só a lagoa com seu visual bucólico e inspirador.

As indumentárias festivas eram terno e gravata para os homens com toda brilhantina no cabelo a que tinham direito, e vestido de festa e muito laquê no cabelo que deixava o penteado duro e arpoado e com um cheiro bem característico.

O bar ficava a cargo do “seu” Moacir Almeida, muito simpático, e um dos garçons mais freqüentes e tradicionais era o “coquim”, servindo cerveja, e fartas doses de cuba-libre, Ron Bacardi, Merino ou Montilla com coca-cola para os homens que fumavam seu cigarro continental sem filtro. Os mais abonados encaravam um uisquinho.

AS TERTÚLIAS DE RADIOLA

Na ausência das festas ocorriam as tertúlias, geralmente aos domingos à noite após a missa. A velha radiola com duas caixas de som voltadas para o salão jogava na brisa da lagoa, Poly e sua guitarra havaiana e Ray Conniff e sua orquestra, que eram os long-plays de vinil mais executados. O Cláudio Amorim fazia às vezes de discotecário e as tertúlias corriam românticas, servindo de ponto de partida para muito namoro e até casamento na Messejana. Quando o namoro começava a engatar, se deixava a namorada ou pretendente a namoro em casa, já que morava todo mundo perto do balneário, na área urbana da Messejana dos anos dourados. Foram tantas as emoções.

Luiz Antônio Alencar - eterno Big Brasa, músico e jornalista

https://www.portalmessejana.com.br/messejana.php 



Exibir todas as matérias de Messejana