Quando é o aniversário de Messejana?
1663 ou 1760 ???

 

 

 

 

 

Meses atrás, estive envolvido em um debate sobre como deveria ser feita a escrita do nome Messejana. Um dito jornalista que escreve para um blog ofereceu sua opinião de que Messejana deveria ser escrito com "c" e não com "ss" por conta de uma regra gramatical. Defendi, contudo, que o nome com "ss" vem de expressão determinada pela lei de criação da vila quando seu nome, estipulado pela Coroa Portuguesa, em 1760, ano da inauguração da vila, seria Vila Nova Real de Messejana da América. Para basear minha informação, utilizei artigo de estudiosos do Instituto Histórico do Ceara, documento que o dito jornalista refutou como ultrapassado.

 

Muitos debates surgem por conta de informações sobre Messejana, mas o que acontece na verdade é que poucos se aprofundam na busca por dados históricos sobre o lugar. Talvez não haja interesse coletivo, mas quem sabe tudo que foi produzido durante a história de Messejana poderia oferecer benefícios ao atual quadro que se encontra a terra natal de José de Alencar. Por exemplo, se as autoridades entendessem que algumas ruas principais são antigas e precisam de modernização para abarcar a quantidade de carros que se utilizam delas, talvez não estivéssemos enfrentando tantos problemas com trânsito. Também poderia aproveitar o potencial turístico que temos, pois temos uma rica historia e lugares marcante como a grande Lagoa, mas parece que não conseguimos perceber esse fator, que poderia gerar rendas combatendo assim a desigualdade social.

 

Contudo, ainda não buscamos nos organizar e trazer esses benefícios reais para Messejana. Enquanto isso quem deveria, supostamente, legislar em prol da causa pública, fica batendo cabeça e confundindo ainda mais a história e a população e digo isso, pois acompanhando o trabalho de vereadores que foram votados em Messejana, por exemplo, um deles lançou dois projetos de lei, o nº 100/09 e nº 234/09, criando duas datas de aniversário para Messejana. Qual a lógica usada por esse legislador para determinar a data? Será que ele, que espalhou ser de uma família tradicional do lugar, fez uma revisão na história de Messejana para determinar sem nenhuma consulta popular, qual a data de criação de Messejana?

 

Em um dos requerimentos, o vereador ainda sustenta que o nome Messejana vem da junção da expressão "Messe" que significaria missionário e a expressão "Jana" que significaria lua em uma "língua primitiva". Bom sobre isso nem eu quero comentar pela falta de realidade existente nesta afirmativa, pelo menos pra mim.

 

Enquanto estamos mãos de pessoas que tenta controlar a história a seu modo, poderíamos buscar uma forma de entender os fatos e retirar deles soluções reais para os problemas de Messejana. Talvez a data de criação não lhe afete neste momento, mas todo o processo a partir do reconhecimento de existência do lugar e sua historia podem estar participando seu cotidiano quando você sai a rua com medo de ser assaltado por exemplo.

 

E quanto aos legisladores que não sabem nada sobre Messejana, busquem informações sobre eles e repassem que nós precisamos de gente para esclarecer e não para confundir.

 

 

Felipe Neto

Historiador e Editor do Blog Voz de Messejana

 



Exibir todas as matérias de Messejana