O que Realmente é Importante no Blog?

 

 

 

Em poucos minutos navegado na internet em busca de melhorias para o blog é fácil encontrar incontáveis ferramentas, plugins, widgets, etc. para adicionar ao blog, sempre que qualquer uma destas ferramentas é citada se contam também as vantagens de as ter no blog. Mas será que tudo isso é realmente necessário? Como escolher as ferramentas certas para seu blog?

 

 

 

Saber escolher as ferramentas adequadas a serem instaladas no blog é um passo muito importante não apenas para economizar dinheiro (muitas ferramentas são pagas), mas principalmente para manter um bom desempenho do blog. Lembre-se de que boa parte das coisas instaladas em seu blog farão sim com que ele tenha alguma funcionalidade extra, porém isto irá fazer com que seu servidor tenha que trabalhar mais e em alguns casos o blog poderá ficar mais lento.

 

Aqui não vou apontar diretamente para qualquer ferramenta que possa estar utilizando, mas sim alguns conceitos básicos que aconselho a sempre levar em consideração antes de adicionar qualquer ferramenta ao blog, mesmo que seja algo grátis, afinal se não possuir uma finalidade específica não faz sentido a utilizar.

 

 

 

Seus Objetivos no Blog Mostram o que Realmente Necessita!

 

Antes de sair pela web em busca de soluções para pequenas coisas é fundamental ter total clareza de qual o objetivo de seu blog e qual será a estratégia adotada para isso, por exemplo, digamos que seu objetivo seja ganhar dinheiro com o blog. Antes de buscar por ferramentas para isso é fundamental que tenha clareza de qual caminho irá seguir, por exemplo:

 

·     Google Adsense

·     Redes de Afiliados

·     Infoprodutos

·     Conteúdo pago

 

Estes são apenas alguns de diversos caminhos possíveis para ganhar dinheiro online, agora vamos comparar apenas 2 e notará que as necessidades do blog são bastante diferentes de acordo com cada um destes caminhos:

 

Google Adsense: para ganhar dinheiro com Google Adsense uma de suas maiores preocupações no blog deve ser gerar tráfego, quanto mais visitantes melhor. Para que isto aconteça é fundamental ter um bom posicionamento nos resultados do Google, sendo assim ferramentas para SEO (Search Engine Optimization), um template leve e preferencialmente otimizado com um visual clean são recursos fundamentais.

 

Infoprodutos: a venda de infoprodutos é outra forma interessante para ganhar dinheiro online, porém neste caso seu principal foco deve realmente ser o e-mail marketing, sendo assim precisará de ferramentas de boa qualidade para isso, no mínimo um bom plugin de popups (para fazer a captura de e-mails) e também de um autor responder de boa qualidade como a Aweber.

 

É evidente que existem muitos detalhes a serem avaliados nestes dois rápidos exemplos, mas já ficou claro que o objetivo do blog fará com que certas ferramentas tenham maior ou menor importância, assim tornando seu blog otimizado para converter mais dentro do objetivo a que se destina. Não estou dizendo que necessariamente deverá abrir mão completamente de algumas ferramentas que talvez já esteja usando, mas sim para que avalie sua real necessidade.

 

Quero Monetizar com Mais de Uma Fonte, Quais Ferramentas Escolher?

 

Talvez se sinta mais seguro com mais de uma fonte de renda em seu blog (o que realmente é mais seguro), mas neste caso poderá ocorrer de estes meios de ganhar dinheiro online terem necessidades conflitantes, portanto terá de escolher quais são as ferramentas que irá utilizar.

 

 

 

Neste caso realmente o mais indicado é que escolha uma das formas de monetizar para ser a principal, é ali que estará seu foco e também seu “divisor de aguas” sempre que precisar decidir se deve ou não utilizar alguma ferramenta. Em linhas gerais considere que poderá sim utilizar recursos voltados para o plano “B” de monetização, porém somente se isto não afetar de forma negativa seu plano “A”.

 

Se por acaso observar que realmente são estratégias que necessitam de recursos muito diferentes o mais indicado é realmente fazer um novo blog, desta forma poderá criar os blogs separadamente exatamente como deve ser. A princípio pode não parecer uma boa ideia ter blogs diferentes (talvez até no mesmo nicho) simplesmente para aplicar estratégias diferentes, mas com o tempo notará que isto ajuda e muito!

 

 

Fonte – Criar Sites

 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:
 

 



Exibir todas as Dicas do Portal Messejana