Um golpe necessário!

 

 

 

Muito se comenta hoje em dia sobre a situação que se encontra o Brasil. Umas pessoas são mais radicais e pedem a volta dos militares ao poder, de imediato. E clamam para que as Forças Armadas e Forças Auxiliares coloquem “o país de volta aos trilhos”. A situação é bastante complexa e demandaria muito mais do que simples palavras e sim atitudes sérias e compromissadas daqueles que assumiram seus cargos para isto.

 

A maioria dos comentários que tenho lido reclama da falta de patriotismo, do que foi retirado de nossa educação em termos de amor à Pátria. Acho que precisamos mesmo de um golpe, mas não de um golpe militar. De um golpe civil, de civismo, de comprometimento e de educação ao votar.

 

Os maiores erros hoje em dia se alastram rapidamente de cima para baixo. Nossos congressistas, ditos nossos representantes, em meu entender não estão cumprindo o seu papel constitucional nem de perto. Ao contrário, a maioria dos parlamentares nos envergonha pela omissão, pelo desconhecimento das questões básicas e pela falta de ética política ao ficarem o tempo todo se preocupando apenas com suas benesses e esquecendo os anseios populares.

 

Uma das maiores questões – (problema número 1) agora é a falta de segurança em todos os Estados da federação. E o aumento da violência de forma desenfreada em todos os sentidos. A situação provoca o íntimo das pessoas de bom senso e grupos vão se formando, nas redes sociais, reivindicando mais segurança, mais atitude, e reforma na lei que diminuiria a maioridade penal para 16 anos. Os políticos, mais uma vez, fecharam os olhos para um projeto que tramitava no Senado neste sentido e o engavetaram. 

 

Assim cresce a impunidade e a vida perde o valor. A banalização da morte está a olhos vistos. Não bastasse a impunidade geral, há o Estatuto do Adolescente que protege o menor de forma que eles frutam, roubam, matam a torto e a direito na certeza de que passarão, quando muito, poucos anos (ou meses) nas “casas de recuperação”, que não recupera coisa nenhuma. E depois disso esses delinquentes juvenis voltam para a sociedade mais treinados para o crime, com 18 anos e com a ficha totalmente limpa. Isto é no meu entender um absurdo.

 

É necessário um golpe de vergonha na cara de nossos representantes, no sentido de que observem o que está acontecendo no país e decidam trabalhar para minimizar o problema, pelo menos. A redução da maioridade seria um bom começo. Por que não querem fazer isso? Sinceramente não entendo.

 

É necessário um golpe de ética para que nossos políticos aprendam a lidar com as verbas públicas e fiscalizar todas as ações, contratos e possíveis ilicitudes.

 

É necessário que os políticos votem leis no sentido de proibir mascarados em manifestações públicas. O que denota a intenção de se esconder para praticar vandalismos.

 

É necessário que nossa Presidenta adote medidas provisórias, se for o caso, para consertar isso e facilitar os órgãos de segurança em seu difícil trabalho. 

 

Sim, é necessário um golpe de Moralidade em todos no sentido de que nossa Bandeira possa estampar, sem medo, os dizeres “Ordem e Progresso” e continuasse a tremular de forma linda como na figura acima.  

 

João Ribeiro da Silva Neto

 

Músico, integrante do Conjunto Musical Big Brasa, Analista de Informações do governo federal, com serviços prestados na Área de Inteligência para o Ministério do Trabalho e para a Presidência da República, com experiência na área de segurança. Hoje, aposentado da Atividade de Inteligência, é Diretor do Instituto Portal Messejana e mantém o Blog do João Ribeiro, onde escreve suas impressões a respeito de variados temas, inclusive relacionados aos diversos campos de expressão do Poder Nacional.

 

Veja também nas redes sociais:

 

 



Exibir todos os artigos