A melhor hora de comprar um carro

 

 

 

Não perca tempo: o início do ano traz as melhores ofertas.

 

Com uma enxurrada de anúncios e ofertas aparentemente imperdíveis, fica difícil para qualquer um saber qual é o momento certo de comprar o tão sonhado carro. Seja ele zero-quilômetro ou um simpático usado, a maioria das pessoas hesita na hora de escolher a época do ano ideal para se motorizar.

 

Especialistas afirmam que o melhor momento para comprar o seu carro zero ou usado é no primeiro trimestre. Cada montadora adota uma estratégia diferente, mas a regra é a mesma: quando há carros demais nos pátios, é hora de fazer promoções. O economista Evaldo Alves, da Fundação Getulio Vargas (FGV), explica o motivo: “No final do ano, há muito dinheiro no mercado, com o décimo-terceiro e as férias, além de maior disponibilidade para comprar. Isso pressiona os preços para cima. Já no início do ano, essa demanda diminui e obriga quem vende a fazer promoções como simples reduções nos preços ou até mesmo o famoso juro zero”.

 

Outras oportunidades

 

Este ano, no entanto, pode guardar boas surpresas para quem está pensando em comprar carro. A redução do ritmo na economia por causa das eleições e da Copa do Mundo deve fazer com que as montadoras repitam ou até mesmo incrementem promoções realizadas no início do ano em outros meses. “Isso vai fazer com que a demanda por carros diminua, o que pode baixar os preços dos veículos ainda mais”, diz Alves.

 

Com que ano eu vou?

 

Uma das maiores dúvidas de quem quer comprar um veículo é em que momento as montadoras trocam o modelo de um ano para o outro. Afinal, por que algumas lançam veículos 2014 no início de 2013? A virada na tabela, segundo o economista Evaldo Lopes, é uma forma de atrair mais clientes, sobretudo em período de demanda em queda. A legislação brasileira permite que as montadoras lancem carros modelo 2015, por exemplo, a partir do primeiro trimestre de 2014 desde que eles sejam fabricados no Brasil. A regra não se aplica a carros produzidos no exterior, como os que vêm do México, “Em janeiro ou fevereiro, a alteração de ano/modelo é feita por estratégia de marketing. Mas as líderes de mercado costumam fazer essa troca até maio”, explica o consultor Rafael Abe.

 

Portanto, se você for adquirir um carro novo, é bom observar o nível de depreciação entre os modelos 2014 e 2015. “Se decidir comprar um carro zero modelo 2014, negocie descontos acima de 5% ou 6%, pois essa será a variação mínima que vai conseguir. Quanto maior o desconto, melhor, pois você evita um prejuízo maior na hora da revenda”, diz Abe.

 

Outro fator importante a ser levado em consideração neste ano são as duas medidas tomadas pelo governo em relação aos automóveis: o fim da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros e a obrigatoriedade da inclusão do freio ABS e do airbag em carros produzidos a partir de 2014. Segundo consultores, elas deverão encarecer o carro novo.

 

Fonte – M de Mulher

 



Exibir todas as Dicas do Portal Messejana