Fortaleza, belos cenários e pontos turísticos que merecem ser admirados!

 

 

 

Mais uma matéria sobre Fortaleza e agora com destaques para as distâncias entre a capital cearense para os principais pontos turísticos de Fortaleza e também para outros municípios, praias etc. É importante saber para um planejamento funcional de sua viagem e melhor aproveitamento do potencial turístico existente no Ceará.

 

 

 

Quem escolhe a capital cearense como destino certamente vai encontrar as mais belas praias paradisíacas, muito sol o ano inteiro e as noites mais animadas do nordeste. Além de encontrar ótimas opções de hospedagem de todos os gostos e bolsos sem abrir mão do conforto, estilo e charme que você merece, confira tudo isso e venha para Fortaleza.

 

Terra quente e de poucas chuvas, Fortaleza tem uma natureza exuberante no que se refere às suas praias de verdes mares, à grandiosidade de suas dunas, à força dos ventos e à sua luminosidade intensa. Com uma temperatura média de 27 graus, apresenta um verão permanente e seu povo hospitaleiro é conhecido por uma contagiante alegria de viver.

 

Fortaleza é a porta de entrada do Nordeste, pois está localizada estrategicamente logo abaixo da linha do Equador. Metrópole moderna, do mar verde-azulado, das belas praias, do vento suave e do povo alegre e hospitaleiro. Lugar para se ver, ouvir, sentir, guardar na lembrança e nunca mais esquecer!

 

É a rota mais curta do Brasil para Europa, Estados Unidos, África, a apenas 6 horas e meia de voo, além de estar na metade do caminho para se chegar a outros Estados do Brasil.

 

Por tudo isso e muito mais, Fortaleza se destaca como portão Internacional aéreo e marítimo da América do Sul para turismo, negócios e eventos.

 

 

 

Na Capital do Estado do Ceará, tudo é pensado e voltado para o turismo, onde a tranquilidade e agito convivem em total harmonia.

 

Com uma excelente infraestrutura de hotéis, praias e belezas naturais da costa do Sol Nascente e Sol Poente, Fortaleza é hoje uma das cidades que mais recebem turistas no Brasil.

 

DISTÂNCIAS E ACESSOS PARA OS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

 

  • Aeroporto Internacional Pinto Martins até o Centro da cidade 10 km, aproximadamente 20 minutos;
  • Centro de Convenções 16 km, aproximadamente 25 minutos.
  • Praia do Futuro 18 km, aproximadamente 35 minutos.
  • Praia de Iracema 12 km, aproximadamente 25 minutos.
  • Praia do Meireles 15 km, aproximadamente 30 minutos.
  • Praia do Mucuripe 16 km, aproximadamente 30 minutos.
  • Praia do Cumbuco 37 km, aproximadamente 1 hora.

 

SAINDO DE FORTALEZA PARA

 

  • Fortaleza até Aquiraz 26 km - Acesso pela CE-040
  • Aracati 149 km - Acesso pela BR-116, CE-040, BR-304.
  • Beberibe 74 km - Acesso pela BR-116 e CE-040
  • Canoa Quebrada 156 km - Acesso pela BR-116, BR-304 ou CE-040 pegar BR-304 em Aracati.
  • Caucaia 8 km - Acesso pela BR-222
  • Cumbuco 30 km - Acesso pela BR-222
  • Jericoacoara 281 km - Acesso pela BR-222 e CE-161
  • Lagoinha 97 km - Acesso pela BR-222
  • Morro Branco 80 km - Acesso pela CE-040
  • Paraipaba 175 km - Acesso pela CE-085, CE-483, BR-222 e CE-423.

 

HISTÓRIA DE FORTALEZA

 

A história de Fortaleza começou há muitos anos, quando a cidade surgiu ao redor do Forte de Nossa Senhora da Assunção, construído pelos portugueses. Ao redor do forte, surgiu um povoado, que deu origem à quinta maior cidade brasileira. O visitante que chega a Fortaleza, hoje uma metrópole admirada por turistas do mundo inteiro, dificilmente imagina que ela parecia ter poucas chances de evoluir.

 

 

 

Enquanto Capitania, O Ceará não recebia atenção alguma. A conquista da Capitania começou em 1603, com a bandeira de Pero Coelho de Souza que fundou o Forte de São Tiago na Barra do Ceará. Sua ocupação oficial foi iniciada por Martim Soares Moreno, o capitão português que serviu de inspiração para um dos personagens centrais do romance "Iracema" de José de Alencar, recuperando e ampliando o Fortim de São Tiago, e rebatizando o novo forte de Forte de São Sebastião.

 

O Forte foi ocupado por uma expedição holandesa, que dominou o Ceará de 1640 a 1644. Derrotada pelos índios, voltou seis anos depois à Região, comandada por Matias Beck, que ergue o Forte Shoonemborch às margens do Riacho Pajeú. A expulsão definitiva dos holandeses ocorreu em 1954 pelo comandante português Álvaro de Azevedo Barreto, que muda o nome do Forte para Nossa Senhora da Assunção.

 

A criação do município de Fortaleza se deu a 13 de abril de 1726, quando a povoação do Forte foi levada à condição de vila.

 

Somente em 1823 o Imperador Dom Pedro I elevou a vila à categoria de cidade.

No século XX Fortaleza passa por grandes mudanças urbanas, entre melhorias e o êxodo rural, e cresce muito chegando ao final da década de 1910 sendo a sétima cidade em população do Brasil. Entre as décadas de 1950 e 1960 a cidade passa por um crescimento econômico que supera 100% e começa a ocupação de bairros mais distantes do centro. Ao final dos anos 70 começa a despontar como um futuro polo industrial do Nordeste com a implantação do Distrito Industrial de Fortaleza. Durante a abertura política após o Regime Militar o povo elegeu a primeira mulher prefeita do Ceará, Maria Luiza e a primeira prefeitura comandada por um partido de esquerda. No final do século a administração da prefeitura e a cidade passam por diversas mudanças estruturais com a abertura de várias avenidas, hospitais, espaços culturais e despontando como um dos principais destinos turísticos do Nordeste e do Brasil.

 

 

Fotos de Fortaleza - Ceará  - Clique aqui!

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 

 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo