Fortaleza, a capital do Sol, com muitos detalhes para sua pesquisa!

 

 

 

Fortaleza é a capital do estado do Ceará. Pertence a mesorregião Metropolitana de Fortaleza e microrregião de Fortaleza. A cidade desenvolveu-se as margens do riacho Pajé, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília. Os dados abaixo são importantes para aqueles que desejam maiores conhecimentos a respeito da cidade de Fortaleza e de seus variados aspectos.

 

Geografia de Fortaleza

 

 

 

Sede do Programa Parque Vivo no Parque Adahil Barreto. O meio ambiente de Fortaleza tem características semelhantes aos que ocorrem em todo o litoral do Brasil. O clima é ameno com temperatura anual média de 26°C. A vegetação predominante é de mangue e restinga tendo o Parque Ecológico do Cocó como a maior área verde da cidade. Seu relevo tem altitude média de quinze metros e o maior rio é o Cocó. A instituição que tem a competência de promover e executar a política municipal de meio ambiente é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAM.

 

Clima

 

Apesar de estar inserida no clima semiárido, sua localização modifica esta realidade por estar entre serras próximas fazendo com que as chuvas de verão ocorram com mais frequência na cidade e entorno do que no resto do Estado. A temperatura média anual é de 26°C. A média pluviométrica é de 1600 mm aproximadamente. Sem ter as estações do ano bem definidas, tem-se apenas a época chuvosa, de janeiro a julho e a seca de agosto a dezembro. Com a maior parte do solo arenoso a agricultura torna-se de pouco expressão econômica, e já na década de 1990 toda a extensão do município foi considerada área urbana.

 

Vegetação

 

Fortaleza e arredores

 

Os contrastes mostram as construções em roxo ou róseo claro, as vias em tons de azul escuro, quase preto, e as áreas verdes. Os tons de róseo/vermelho são áreas de clima seco (caatinga) - Articulação compatível com a escala 1:50.000 (IBGE). A vegetação de Fortaleza é tipicamente litorânea com áreas de mangue e restinga. As áreas de restinga encontram-se nas proximidades das dunas ao sul da cidade e perto da foz dos rios Ceará, Cocó e Pacoti. Nos leitos destes rios a mata predominante é a de mangue. Estas matas estão protegidas por lei e constituem-se na maior área verde da cidade. Infelizmente essas leis não são cumpridas como deveriam e constantemente é possível ver novas construções perto do Rio Cocó.

 

 

 

O Rio Cocó e seu leito formam a maior área de mangue de Fortaleza formando o "Parque do Cocó". São 1.155,2 hectares de área verde. Na imagem de satélite ao lado é a mancha verde na área ao centro-leste de Fortaleza. Ao norte é possível ver a Foz do rio Cocó e ao sul a área de Mangue do rio Pacoti. Nas demais áreas verdes da cidade já não existem mais a vegetação típica desta região, constituindo-se de matas verdes de vegetação variada com árvores frutíferas em grande parte. No sul da cidade existe ainda uma grande área verde acompanhando o traçado do rio Cocó que não foi urbanizada.

 

Existe ainda uma reserva de mata atlântica na parte sudeste da cidade no bairro Lagoa Redonda. A área tem mais de 50 hectares e foi protegida por lei em 2006 sendo aberta para visitação em 2008 após intervenção financiada pela Ypióca.

 

Hidrografia

 

Rio Cocó

 

O Rio Cocó deságua em um manguezal que cria uma das paisagens ecológicas mais belas de Fortaleza.

 

Rios

 

Ceará - desemboca na praia da Barra do Ceará. O rio marca a divisa com o município de Caucaia. Ainda na divisa com Caucaia existe uma APA - Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará com 2.744,89 hectares que foi criada em 1999. Sua característica principal é a vegetação de Mangue.

 

Maranguapinho - é o maior afluente do Rio Ceará. Nasce na Serra de Maranguape, com extensão de 34 km.

 

Pajeú - é historicamente o rio em que se assentou a cidade. Restam somente duas áreas verdes de margem do rio: a primeira por trás da antiga sede da Prefeitura, no centro, e a segunda próxima à administração da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Fortaleza.

Maceió

 

Cocó - é o mais importante rio de Fortaleza. perto de sua foz foi criada em 1989 e ampliada em 1993 o Parque Ecológico do Cocó. Esta área é a mais importante da cidade.

 

Coaçu - é um afluente do rio Cocó e junto de sua foz forma também área de interesse ambiental. Faz a divisa de Fortaleza com o Eusébio numa área em que o leito do rio forma a maior lagoa de Fortaleza, a lagoa de Precabura.

Pacoti - Fazendo a divisa de Fortaleza com Aquiraz, as margens com seus manguezais formam hoje a APA do rio Pacoti com 2.914,93 hectares.

 

Lagos e lagoas

 

Bacias hidrográficas de Fortaleza

 

Vertente marítima

Rio Maranguapinho

Rio Cocó

 

Fortaleza tem muitas lagoas que na legislação do Plano Diretor de 1992 foram algo de estudo e proposta de políticas ainda não implementadas em sua totalidade. Atualmente a SEMAM vem organizando proposta e ações de urbanização das lagoas da cidade. Abaixo segue uma lista das lagoas que vem sendo avaliadas em sua balneabilidade pela prefeitura:

 

  • Itaperaoba
  • Jacareí
  • Maraponga
  • Maria Vieira
  • Messejana
  • Mondubim
  • Opaia
  • Parangaba
  • Porangabussu
  • Sapiranga
  • Litoral

 

O litoral de Fortaleza tem uma extensão total de 34 km com um total de 15 praias. Tem como limites a foz dos rios Ceará ao norte e Pacoti ao sul. Outros rios riachos que deságuam no litoral são: Riacho Pajeú, Riacho Maceió e o Rio Cocó.

 

Praia da Barra do Ceará - é a praia que faz o limite de Fortaleza com a cidade de Caucaia. Localizada ao norte, tem areia fofa e clara e alguns arrecifes. Tem esse nome por ser a foz do rio Ceará. O local tem muita importância para a história da cidade porque foi o primeiro lugar onde o açoriano Pero Coelho de Sousa fez uma primeira incursão em 1603 construindo o Fortim São Tiago.

 

Praia de Goiabeiras

Praia do Arpoador

Praia do Pirambu

Praia de Jacareacanga

 

Praia de Iracema - com sua noite agitada onde há muitos bares e alguns importantes prédios históricos como a Igreja de São Pedro, o Estoril e a Ponte Metálica além de galerias de arte e o Centro Cultural Dragão do Mar. Também é local da prática de surf e pesca.

 

Praia do Meireles - é onde se encontra a avenida "Beira Mar" que vai até o Mucuripe. É a principal concentração de hotéis da cidade. O Clube Náutico é um importante marco desta praia. Acontece em frente deste clube, todos os dias, a feira de artesanato mais conhecida da cidade.

 

Praia da Volta da Jurema - é o local mais nobre do litoral de Fortaleza. No calçadão existe um polo de lazer e prática de esportes.

 

Praia do Mucuripe - famosa pela composição de Raimundo Fagner que retrata a Jangada e o jangadeiro e por sua comunidade de pescadores. Todos os dias, à tarde e de manha cedo, é possível ver a partida e a chegada dos pescadores. Tem um movimentado mercado de peixes e mariscos. Nela também existe a mais antiga estátua de Iracema da cidade com Martim, inaugurada em 1965.

 

Praia do Titãzinho - é famosa pela prática do surf que revelou talentos como "Tita" e "Fabinho" e boa também para a prática da pesca esportiva.

 

Praia do Futuro - tem uma longa extensão ocupada por muitas "barracas" que são restaurantes especializados em frutos do mar. Um evento típico de Fortaleza é a Caranguejada todas às quintas-feiras.

 

Praia do Caça e pesca

Praia de Sabiaguaba

Praia do Abreulândia

Parques e áreas protegidas

 

A cidade tem atualmente várias áreas protegidas. A prefeitura controla a maioria das unidades ambientais, mas existem áreas protegidas pelo governo do estado do Ceará e por particulares.

 

Relação dos parques públicos de propriedade da Prefeitura

 

Nome Bairro Área Lei

Polo de Lazer Sargento Hermínio Alagadiço e São Gerardo 39.259,53 m² Decreto
nº 4630/76

Parque Pajeú Centro 15.335 m² Decreto nº 5565/80

Parque da Liberdade Centro 27.671,10 m² Decreto nº 84

Parque Adahil Barreto/Cocó São João do Tauape 137.103,19 m² Decreto nº 4852 e 5754/83

Parque Rio Branco São João do Tauape 75.825 m² Decreto nº 8960

Parque Parreão Fátima 31.582 m² Decreto nº 8890

Lagoa do Opaia Aeroporto 159.379 m² Decreto nº 3172

Horto Municipal Falconete Fialho Passaré 174.893 m² Decreto nº 3652

Parque Municipal das Dunas de Sabiaguaba - Sabiaguaba 467,60 hectares Decreto
nº 11.987

Parque Ecológico da Lagoa da Maraponga - 31 hectares Decreto nº 21.349

 

Relação dos parques públicos de propriedade do Governo do Ceará

 

Nome Bairro Área Lei

APA do Estuário do Rio Ceará Barra do Ceará e Vila Velha 2.744,89 ha Decreto nº 25.413

Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio litoral de Fortaleza 33,20 km² Decreto nº 12.717

Parque Ecológico do Rio Cocó 1.155,2 ha Decreto nº 22.587

APA do Rio Pacoti 2.914,93 ha Decreto nº 11.987

Floresta do Curió 57,35 ha Decreto nº 28.333

Relação das reservas particulares aberta ao público

Nome Bairro Área mantenedor

Reserva Ecológica Particular Lagoa da Sapiranga 58,76 ha Fundação Maria Nilva Alves Soares

 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 

 



Exibir todas as matérias sobre Turismo