Mosteiro de São Bento, em Messejana, Fortaleza, Ceará

  

 

 

 

HISTÓRICO DO MOSTEIRO SÃO BENTO

 

Chegou a Fortaleza no bairro de Messejana em 1993, provenientes do Mosteiro de São Bento de Olinda. Chegando aqui fomos acolhidos na Casa Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e no ano seguinte foi transferido para o local atual, no bairro São Bento, em Messejana - Fortaleza, Ceará. Veja no final da matéria a galeria de fotos obtida em reportagem do Portal Messejana no Mosteiro de São Bento.

 

A tradição monástica beneditina é mantida sob o influxo dos primeiros movimentos monásticos da Igreja. São Bento é o fundador da ordem dos beneditinos. Escreveu uma Regra para seus monges no Monte Cassino e em seguida essa Regra serviu de base para outros mosteiros. Hoje pode se encontrar vários estilos de vida beneditina, no entanto, todas se esforçam por obedecer a sua Regra.

 

São Bento nasceu em 480 na cidade Nórcia, Itália. Como sinal de reconhecimento da sua ordem e trabalho dos seus monges o Santo Padre Papa Paulo VI por ocasião dos 1500 anos da Ordem Beneditina o declarou padroeiro da Europa. Todo dia 11 de Julho celebramos a solenidade de nosso pai São Bento.

 

O Mosteiro de São Bento de Fortaleza fica no Bairro de São Bento desmembrado da Paupina, na grande Messejana.

 

Os monges beneditinos rezam a missa, aos domingos, com cânticos gregorianos e orações em latim na capela do Mosteiro, em Fortaleza. É a única missa nesse estilo na Capital. O canto de entrada é em português, mas logo começam os cânticos gregorianos e as orações em latim como o Credo e o Pai Nosso.

 

O Mosteiro de São Bento fica na Rua Luís Fidélis, 939, na no bairro São Bento, na comunidade da Paupina, em Messejana e o telefone é (85) 3276 2018 Foi fundado há 18 anos e atualmente lá vivem oito monges que têm como prior (superior) Dom Lucas. Os monges celebram todos os dias as missas em português às 18h20 horas, na capela de Nossa Senhora de Guadalupe, dentro do Mosteiro e, aos domingos, às 10h e ás 18h, a missa conventual gregoriana com orações em latim. 

 

CANTO GREGORIANO: UM EXPEDIENTE INTERIOR

 

Não é de estranhar que não saibamos falar sobre diversos aspectos do canto gregoriano. Isso é simples se usamos os expedientes corretos, mas se usamos, então não falaremos e continuaremos sob os auspícios da impossibilidade coerente.  Se sabemos o porquê do nome, por outro lado não sabemos a origem. A raiz genuína reservou-se. Essa reserva, qual se diz, tem título de espiritualidade, e leva o fito de contemplação, e também a ornaram de meditação. Poderiam objetar-me e falar de exemplos que materializam uma compreensão distinta pela via musical cotidiana. Entretanto, não disputo, nem sequer debato o que para si mesmo é parte indelével de nosso ouvido espiritual.

 

A grandiloquência é especiosa, quase inócua, mas a pequenez da música classificada indignamente de canto chão é um contrassenso à majestade. A letra sem o espírito é morta, mas o espírito não se pode mostrar sem a letra. Em certa medida, conjuga-se o gregoriano à meditação, que é sublime na harmonia de dois tempos: sopro e letra, ambos penetram a alma. O canto gregoriano não busca, oferece o silêncio e a melodia, talvez por isso configure com tanta dignidade um símbolo, por excelência da espiritualidade cristã. Se soubéssemos, de fato, como era a música judaica em todas as suas nuances, ainda assim seria pouco para precisar categoricamente as medidas gregorianas que não se conjugam com a régua da música de nosso tempo. O que é o caso e expressa compreensão é que o espírito nos canta e nos conduz a cantar com a mesma voz, ou seja, a voz interior. Eis, portanto, o grande mérito da música sacra: preparar nossa autoconsciência moderna à superação das vicissitudes ludibriosas da esfera do mundo. Por fim, simples e poderosa, as passagens bíblicas coroadas com a melodia de um compositor anônimo não se definem, devem tão somente ser vividas e, assim, quiçá superar a vagueza de nossa razão na singularidade de nossas práticas espirituais que encantam a religião cristã.

 

 

MOSTEIRO SÃO BENTO

 

Mosteiro de São Bento, em Messejana, Fortaleza, Ceará

Rua Coronel Luís Fidélis, 939 – Bairro São Bento – Messejana


Mosteiro de São Bento, em Messejana, Fortaleza, Ceará - Clique aqui!



Exibir todas as matérias de Messejana