Brincadeiras de rua para ensinar aos filhos

 

 

 

Há algumas décadas, a felicidade das crianças vinha junto a pés descalços, joelhos ralados e roupas bem sujas. iPads, videogames, e outros derivados da tecnologia fizeram as crianças esquecerem as brincadeiras de rua divertidas que se pode fazer ao ar livre (se é que elas conhecem).

 

 

 

Além disso, as brincadeiras de antigamente incentivavam as crianças a brincarem juntas, enquanto as de hoje, incentivam a individualidade.

 

Pais que sentem saudades da própria infância podem ajudar os pequenos a experimentarem essas brincadeiras e, melhor, brincar com eles. Relembre 5 delas.

 

Elástico

 

Uma das brincadeiras preferidas das meninas no recreio, o elástico geralmente precisa de 3 pessoas. Duas ficam na ponta, de frente uma para outra. O elástico, a princípio, deve ser colocado no tornozelo, bem esticado. A terceira pessoa tem a missão de pular para dentro e para fora. Aos poucos, o elástico vai subindo e ficando mais difícil.

 

Pega pega

 

Essa brincadeira é uma das preferidas na faixa etária do 3-4 anos. Um grupo de crianças elege um pegador e um pique, que é um espaço neutro. Quem o toca no pique, não pode ser pego. O bom do pega pega é que gasta calorias e incentiva a boa forma.

 

Esconde Esconde

 

Se esconder é uma brincadeira lúdica para as crianças, além de incentivar a criatividade. Sim, é preciso muita criatividade para achar lugares diferentes para se esconder. Enquanto um contatava, com o rosto tapado, os outros se escondiam. Se fossem achados, tinham que tentar se livrar, chegando ao pique antes do pegador.

 

Amarelinha

 

Essa brincadeira só precisa de um pedaço de giz e uma pedrinha. Quem brincasse disso, tinha que atravessar a amarelinha, saindo do inferno e indo para o céu, pulando nos números em que a pedrinha não caísse. Ela resgatava a pedrinha e voltava pelo mesmo caminho.

 

Cobra-cega

 

Essa brincadeira é bem parecida com o pega pega, mas nela, o pegador fica vendado e não há pique. As crianças se divertem em ver o pegador vendado, tentando achar os colegas.

 

 

Fonte – Vila Mulher

 

 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 

 



Exibir todas as matérias.